Impulsionada pelas redes sociais, a data vem se destacando no calendário nacional
Zumbis, vampiros, caveiras e bruxas estão à solta. Seguindo a tendência da Black Friday, que chegou de mansinho ao Brasil, o Halloween está se consolidando como uma data importante no mercado nacional.
A tradicional celebração dos países anglófonos está cada vez mais comum por aqui. Nas últimas décadas, vem ganhando espaço por conta da comercialização de séries, filmes e por influência das redes sociais.
Segundo o site Statista, mais de 69% dos norte-americanos devem participar das festividades relativas à data, com um gasto anual que deve superar 10,6 bilhões de dólares, maior cifra já registrada. De acordo com a pesquisa, roupas, decorações e doces estão entre os itens que receberão maior investimento dos consumidores.
Se nos Estados Unidos a data já se consolidou como parte da cultura, por aqui, vem ganhando expressividade. Principalmente para quem trabalha com festas, decorações e maquiagens artísticas, a comemoração está se tornando um impulso para a economia.
Há 8 anos trabalhando com internet, Gustavo Silva dos Santos, conhecido nas redes como “Gustax” é uma dessas pessoas que literalmente está vivendo o Halloween. Com mais de 4 milhões de seguidores nas plataformas digitais, o influenciador fez uma série de “challenges”, os famosos desafios, focados na data. “Já tenho vídeos de Halloween com meio milhão de visualizações em menos de uma semana”, conta Gustax, que pela primeira vez investe pesado na festividade.
Observando o comportamento do público, e principalmente o engajamento neste tipo de vídeo, o criador de conteúdo decidiu dedicar uma semana inteira para a data. “Quero crescer no meu nicho e vejo que essas trends focadas no Halloween atraem o público, dão um gás no conteúdo”, afirma o influenciador, que reúne seguidores de outros países, como Moçambique, Portugal e Canadá.
O jovem, que é fã da data, também comemora a popularidade dessa celebração no País. “Sempre gostei muito do Halloween e fico feliz em entreter meus seguidores com conteúdos relacionados a esse tema”, comemora Gustax.
Grandes empresas se movimentam em torno da celebração, que aproveitam as oportunidades não só de vendas, mas como forma de fortalecer a marca para o público. O Burger King já presenteou com Whoppers os consumidores que chegassem montados em vassouras em seus restaurantes. A famosa rede Escape60 se juntou à marca de doces Haribo, para uma ação imersiva em suas unidades, levando personagens contratados para assustar os participantes e degustação de balas e um ambiente totalmente decorado em alusão ao Halloween.