Get Up, Stand Up! Bob Marley o Musical!

5 min. leitura

Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley nasceu em Nine Mile, na Jamaica em 6 de fevereiro de 1945. Ele foi um cantor e compositor, que popularizou o reggae no mundo. Se tornando a maior referência do gênero. Ele soube fazer a mistura certa entre poesia e ativismo. Através do reggae cantou a dor do oprimido, e com sua espiritualidade ainda narrou a esperança. Ele cantou a miséria, a colonização, sua fé Rastafári guiou sua trajetória, que também denuncia o racismo e a guerra. Em 1978 ele foi condecorado pela ONU com a “Medalha da Paz do Terceiro Mundo”.

Bob Marley

A África e todos os seus problemas foi um tema muito abordado em sua obra, com a banda The Wailers, em 1999 O Álbum Exodus foi considerado o Álbum do Século pela revista Time, em 2001 foi premiado pelo Grammy pelo “Conjunto da Obra”, a revista Rolling Stone classificou-o em 11 em sua lista dos “100 Maiores Artistas de Todos os Tempos” e a BBC classificou “One Love” como a canção do milênio. O hino de um só coração, sonha com uma humanidade justa, em paz e unida.

Quando se pensa em Bob Marley, naturalmente as primeiras sensações são de paz e amor, seguidas de luta e liberdade. A doçura recheada de denúncias, foi capaz de inspirar o mundo. “Uma coisa boa sobre a música, quando bate você não sente dor” Bob Marley

Ele já vendeu mais de 75 milhões de discos e a coletânea Legend, lançada três anos após sua morte é o álbum de reggae mais vendido da história. Inspirados nessa lenda a equipe multipremiada do escritor Lee Hall e do diretor Clint Dyer produziu um musical que narra com respeito a trajetória de canção e luta desse homem considerado uma das figuras culturais mais significativas da música. Diretamente dos guetos de Kingston para o estrelato mundial.

Teatro The Lyric

“Uma companhia sensacional de artistas se combina com os melhores músicos de reggae para trazer este conto inspirador de paixão, transformação política e esperança duradoura de Trenchtown ao West End”, pode-se ler no site do teatro The Lyric, em Londres onde o espetáculo está em cartaz. Estrelado pelo ator e dramaturgo britânico Arinzé Keneas, que ao interpretar Bob disse que “Suas inclinações políticas vieram de sua situação. E então estamos tentando dar o contexto pelo qual uma superestrela global do terceiro mundo nasceu. ”

Sim, “Das colinas da Jamaica rural, misturando talento musical visionário e zelo revolucionário” nasceu essa lenda que hoje é celebrada no musical Get UP, Stand UP que conta com grande elenco de atores e músicos nessa superprodução de West End que promete correr o mundo.

O espetáculo estreou em outubro do ano passado e já recebeu indicações de vários prêmios e uma excelente crítica, “Não é apenas uma noite alegre, é um grande e importante evento cultural” disse o The Evening Standard. O jornal The Guardian comentou que esse é um “tributo tão contagiante que desafia o público a não cantar e balançar”. The Daily Telegraph disse que “ é um show brilhante, celebrando a genialidade de Marley”.

Get Up, Stand Up! Bob Marley o musical!

O Musical conta com as canções ‘Exodus’, ‘No Woman No Cry’, ‘Waiting in Vain’, ‘Three Little Birds’, ‘I Shot the Sheriff’, ‘Could You Be Loved’, ‘Redemption Song’ e outros clássicos que narram a jornada inspiradora de paz, amor e esperança de Bob Marley e sua banda The Wailers. O Brasil tem grandes talentos para desenvolver esse Musical, que chegue logo.

Que suas canções possam nos inspirar a seguir em um tempo onde o egoísmo e a injustiça ainda reinam, que sua mensagem de fé e esperança possa nos fortalecer a levantar e resistir. Que a utopia de “One Love” possa se tornar realidade. E que a gente nunca deixe de celebrar a vida e dançar um reggae.

“Nem tudo que brilha é ouro
Só metade da história foi contada
E então agora que você enxergou a luz,
Lute pelos seus direitos, vamos lá!
Levante, resista!”

Bob Marley (Get Up, Stand UP)
Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso