Gerando mais de 1.200 empregos diretos com o Cabofolia 2024, empresário fala sobre impacto positivo do maior carnaval fora de época do Rio de Janeiro

Sérgio Ribeiro, proprietário da Excess Produções, é diretor executivo de um dos eventos que mais movimenta a economia de Cabo Frio e região

6 min. leitura

A folia mais aguardada do país está chegando e para aquecer o coração dos foliões, o Cabofolia 2024, maior carnaval fora de época do estado do Rio de Janeiro já tem data, programação e ingressos à venda. Realizado há 26 anos em Cabo Frio, a próxima edição será entre os dias 18 e 20 de janeiro, com os maiores nomes da música como Ivete Sangalo, Ludmilla, Léo Santana, Bell Marques e muito mais.

Em 2024, o festival trará um formato inédito, sem palcos e apenas com Trios-Elétricos. Além dos 15 mil foliões que passam em média por dia de evento, o Cabofolia tem um impacto ainda mais interessante. O evento gera diretamente mais de 1.200 empregos, movimentando toda a economia da cidade.

Sérgio Ribeiro

Confira a seguir entrevista exclusiva com o empresário Sérgio Ribeira, diretor executivo do evento:

1- O Cabofolia vem se consagrando como um dos maiores festivais de música do estado. Como você vê o impacto econômico do festival na cidade de Cabo Frio?

Um evento do porte do Cabofolia, impacta diretamente na economia da cidade de Cabo Frio, bem como nas cidades vizinhas, pois movimentamos diretamente a cadeia produtiva do turismo, que se prepara para receber o folião, sejam os hotéis, os restaurantes, as lojas, os ambulantes. Ou seja, indiretamente somos responsáveis pela geração de novos empregos, de grandes oportunidades e automaticamente uma maior arrecadação econômica para o comércio o que impacta na arrecadação de ISS para o município, onde nesse ciclo todos ganham.

2- Pode nos contar um pouco mais sobre a decisão de substituir os palcos por trios elétricos?

Fizemos duas edições mesclando palco e trio, porém o Trio Elétrico é o elemento mais característico dos carnavais fora de época, podemos dizer que ele é um artista a parte, a magia e a energia que ele traz para o evento não tem igual, sem falar que o grande barato do Trio Elétrico é que ele vai até o público. Então depois dessas duas edições estudando o melhor formato optamos por termos dois trios na avenida. Então a dica para o folião é que prepare o fôlego e a resistência para ir atrás dos trios.

3- Ao longo dos anos em que você assumiu o festival, quais as principais diferenças que você nota no público? Os gostos e demandas mudaram de alguma forma?

A cada ano as tendências mudam, com o advento da Internet tudo muda mais rápido. E isso também acontece com o público que passou a ser mais exigente com a experiência que ele vai ter e como ele vai viver isso tudo. Somos muito antenados ao que o público quer, ou ao que eles almejam dentro de um evento deste porte. Entender essa necessidade do público é o nosso maior desafio.

4- Como é a logística por trás da organização de um evento desse porte? Quanto tempo de planejamento é necessário para evitar imprevistos de última hora?

Quando acaba uma edição, já começamos a pensar e desenhar a próxima. Foram duas edições em menos de um ano, uma maratona e uma adrenalina. Ou seja, respiramos o evento o ano inteiro, porém a parte de planejamento é um processo muito solitário da diretoria do evento de analisar e também os riscos das decisões. Para 2024, tivemos um tempo maior de planejamento, e colocamos na rua com 05 meses de antecedência para conseguirmos ter uma visão mais macro das mudanças pensadas para o evento e ajustarmos os detalhes como o line up de peso, a mídia, as negociações com grandes marcas. Mas em um evento desse porte sempre tem os imprevistos no meio do caminho que vamos ajustando e organizando para que na abertura dos portões o corredor da folia esteja pronto para receber os foliões.

5- O que mais você acha que torna o Cabofolia único em comparação com outros festivais de música?

Antes de qualquer coisa o que queremos é que o nosso público seja feliz. E o Cabofolia é desprovido de preconceitos, sem rótulos. É bem o nosso tema deste ano, onde as CORES refletem a energia, a alegria, a diversidade. E os diversos TONS musicais que fazem essa mistura genuína de uma micareta como o nosso Cabofolia.

6- Por fim, como você descreveria a atmosfera e a energia do Cabofolia para alguém que nunca participou do festival?

Como diz a música do gigante Léo Santana, que vai abrir o evento no dia 19, a atmosfera “É SENSACIONAL” e a energia é “FORA DO NORMAL”, a magia do Cabofolia não tem como descrever então convido a quem nunca participou a vir viver esse momento mágico conosco.

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