Ter um negócio nos dias de hoje exige muito mais do que apenas a criação de uma marca e a produção de produtos ou serviços que possam ajudar os seus potenciais clientes a solucionarem um problema.
Para ter um negócio de sucesso é preciso pensar em estratégias que atraiam o público-alvo do seu negócio, afinal de contas, vivemos em uma geração onde diversas marcas estão disponíveis no mercado, e isso pode ser um perigoso para você.
Toda marca deseja vender mais dos seus produtos ou serviços, e em um mercado repleto de pessoas e empresas, é preciso se diferenciar dos concorrentes para que as pessoas se sintam tentadas a consumir apenas de você.
Para isso, é preciso saber como cativar as pessoas com o perfil ideal de cliente da sua marca e conseguir tal efeito exige muito cuidado e atenção na produção de conteúdos, campanhas e materiais que tenham esse objetivo.
Um consumidor que precisa de um serviço de guincho, por exemplo, busca pelo melhor do mercado justamente por saber que ele lhe atenderá rapidamente, que é justamente o que ele precisa.
Acontece que, para essa pessoa consumir justamente esse serviço de guincho ao invés dos diversos outros que existem no mercado, foi preciso que a marca usasse estratégias certeiras para tal.
E uma das mais eficientes para isso são os gatilhos mentais, que se você já é um amante do marketing digital provavelmente já deve ter ouvido falar sobre esse termo em algum momento ou em algum conteúdo na internet.
Os gatilhos mentais funcionam como uma espécie de estímulo cerebral provocado por alguma situação externa, que provoca uma determinada sensação na pessoa ou pensamento que a influencia a tomar alguma decisão.
Por exemplo, uma pessoa que contrata o melhor fretamento de aeronaves do mercado após ver uma oferta que iria se esgotar naquele mesmo dia é uma pessoa que consumiu através da aplicação de um gatilho mental.
Existe uma grande discussão em torno dos gatilhos mentais, pois existem aqueles que acreditam que eles são ótimos para o aumento dos resultados, e aqueles que acreditam que eles são uma forma de manipular o público.
Mas vale lembrar que os gatilhos mentais são recursos completamente lícitos e naturais, afinal de contas, ele funciona apenas como um estímulo, todo o restante do processo é construído pelo cérebro de cada indivíduo.
Por isso, eles se tornaram essenciais dentro das estratégias de marketing e das narrativas de vendas dos últimos tempos. Sendo assim, hoje iremos conhecer a fundo esse conceito e conferir alguns dos gatilhos mais usados em estratégias de marcas.
Entenda a importância do uso de gatilhos mentais
Antes de qualquer coisa, é válido entendermos a importância do uso de gatilhos mentais em estratégias de vendas nos dias de hoje.
Podemos começar falando que esse é um conceito que pode ser usado nos mais diversos tipos de negócios, seja na venda de uma consultoria em TI ou até mesmo de produtos para pets.
O fato dos gatilhos mentais serem versáteis e se encaixarem em todo tipo de negócio é um dos principais motivos pelos quais ele se tornou tão poderoso dentro do mercado empresarial e traz ótimos resultados para quem os aplica.
Como mencionamos, os gatilhos funcionam como um estímulo cerebral que provoca determinada sensação no potencial consumidor, e os gatilhos costumam ser usados em produções que têm o objetivo de vender algo da marca, como:
- Campanhas;
- Divulgações;
- Ofertas;
- Descontos;
- Atendimento;
- Vendas;
- Conteúdos.
O uso dos gatilhos mentais se tornou muito importante dentro do universo empresarial justamente por ser uma forma mais natural de se vender, sem que fosse preciso insistir para que aquele potencial cliente comprasse de você.
Uma marca que oferece um serviços de portaria e controle de acesso, por exemplo, viu que se tornou ainda mais simples aumentar o seu número de vendas e contratações após usar os gatilhos mentais em suas narrativas de vendas, seja qual for o formato delas.
Isso só prova como os gatilhos mentais vão além de apenas uma estratégia de marca, mas é uma forma inovadora de fazer com que os empreendedores consigam não só atrair novos clientes, mas também encantá-los.
Sendo assim, entendemos que os gatilhos mentais podem ser usados para diversas funções, mas antes disso é importante conhecer alguns dos principais e saber como aplicá-los.
5 tipos de gatilhos mentais para usar no seu negócio
Pensando nisso e em como os gatilhos mentais são extremamente poderosos nos dias de hoje, selecionamos alguns dos mais usados e eficientes na atualidade para te ajudar a colocá-los em prática no seu negócio. Confira:
- Reciprocidade
A reciprocidade é um gatilho que se assemelha muito ao sentido literal da palavra, é o que incentiva um potencial cliente a devolver algo de bom que recebeu de uma fábrica de uniformes em brim, por exemplo.
Imagine que uma marca de doces oferece amostras grátis do produto em um ponto de venda específico. O fato do produto ser oferecido gratuitamente para uma pessoa faz com que ela se sinta em dívida com quem lhe ofereceu aquilo sem cobrar nada.
Por isso a pessoa começa a pensar em maneiras diferentes de retribuir essa ação, e na maioria das vezes isso é retribuído através da compra do que a marca vende, fazendo a reciprocidade ser um gatilho para a decisão de compra desse consumidor.
- Prova social
Já a prova social é um dos gatilhos mais eficientes e comuns que vemos no dia a dia, que se baseia na divulgação de feedbacks de pessoas que gostaram e que recomendam o produto ou serviço da marca.
Por exemplo, um cliente que amou a consultoria ambiental que contratou pode muito bem enviar um feedback para a marca, que irá usá-lo para reforçar aos outros potenciais clientes o quão bom é o que ela oferece.
As pessoas tendem a confiar no que outros consumidores dizem, é o que fazemos quando queremos comprar algo e verificamos os comentários de quem já comprou, esse é um gatilho que traz mais confiança para quem está indeciso na compra.
- Escassez
A escassez é o gatilho que trabalha com a geração de um sentimento que pode não ser tão confortável, mas que fará com que o potencial cliente compre o que você oferece em questão de segundos.
Para isso, muitas marcas usam frases padrões que mostram ao público que se eles não comprarem o que você oferece dentro daquele período de tempo, eles poderão perder uma oportunidade única no mercado.
Por exemplo, uma empresa de mapeamento que oferece seus serviços com 20% de desconto pode usar esse gatilho para que os potenciais clientes não esperem mais para comprar e acabem perdendo esse desconto.
- Autoridade
Já a autoridade também é um gatilho muito usado e eficiente dentro do mercado, pois trabalha justamente com a demonstração de todo o poder e propriedade que aquela marca possui no segmento.
Esse gatilho pode ser usado como uma forma de mostrar ao público que você e a sua marca são os melhores daquele segmento, que não existem outros que poderão ajudá-los com tamanha eficiência como você.
Sendo assim, é válido usar o gatilho mental da autoridade para reforçar a qualidade do que oferece e convencer o público de que o seu produto ou serviço é o melhor, com a certeza de que ele terá ótimos resultados com você.
- Unidade
Para finalizar, mas longe de ser menos importante, não poderíamos deixar de falar sobre a unidade, um gatilho mental novo no mercado, mas que já está fazendo toda a diferença junto a um distribuidor fonte chaveada e outros segmentos de negócio.
Dentro deste tipo de gatilho, a marca trabalha com grupos sociais que defendem uma determinada causa que pode se alinhar com a cultura, com os produtos ou serviços da marca, gerando uma unidade de objetivos e propósitos.
Por exemplo, uma marca de roupas que produz uma coleção voltada para gestantes ou até mesmo para pessoas acima do peso tendem a ser marcas que atraiam cada vez mais clientes que compartilham das mesmas visões da empresa.
Considerações finais
Esses são apenas alguns de diversos gatilhos que existem no mercado e que podem fazer toda a diferença na rotina do seu negócio, atraindo cada vez mais clientes e gerando ótimos resultados para a sua marca.
Dessa forma, você contará com ótimos aliados para te ajudar a construir campanhas de divulgação cada vez melhores, se preocupando em como seus potenciais clientes se sentirão e em como sua marca será vista no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.