Entre os dias 11 e 14 de agosto de 2025, o auditório Tito Sena da FAED/UDESC, em Florianópolis, será palco do 1º Seminário Internacional UDESC de Altas Habilidades e Superdotação. O encontro é gratuito e reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater o tema sob uma perspectiva plural, abordando desde a infância até a vida adulta e idades mais avançadas.
A programação inclui palestras, rodas de conversa e oficinas com nomes de destaque como Deborah Ruf, referência mundial em avaliação de inteligência. E Damião Silva, Psicólogo, Neuropsicólogo, especialista em Superdotação, TDAH e Autismo. Haverá ainda a participação de organizações da sociedade civil e instituições públicas, com o objetivo de discutir políticas e práticas voltadas ao atendimento de pessoas com altas habilidades ou superdotação.
Um dos diferenciais do evento será a elaboração coletiva de um documento-síntese que reunirá propostas para garantir direitos e ampliar o bem-estar dessa população. O texto abordará as leis já existentes e apontará lacunas que ainda precisam ser enfrentadas para assegurar inclusão plena.
Para o psicólogo Damião Silva, encontros como este cumprem um papel fundamental. “Precisamos transformar conhecimento científico em ação concreta. A superdotação não pode ser tratada apenas como um diagnóstico, mas como um convite à ampliação de perspectivas, apoio integral e mudanças efetivas nas políticas públicas”, afirma.
Serviço
1º Seminário Internacional UDESC de Altas Habilidades e Superdotação
Data: 11 a 14 de agosto de 2025
Horário: 8h às 18h30
Local: Auditório Tito Sena, FAED/UDESC – Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, Florianópolis (SC)
Inscrições: gratuitas, disponíveis na plataforma Even3