As fintechs, estão mudando o setor bancário e de pagamentos, segundo o Consumidor Moderno, um estudo recente feito pela Forrester Consulting, a datatech que trabalha com soluções inteligentes para análise de risco com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, 55% dos tomadores de decisão do segmento de bancos relataram já usar processos de prevenção impulsionados por IA generativa no ciclo de crédito.
A fraude financeira é um problema crescente. Segundo o Valor Econômico, dados de uma pesquisa da Serasa, em 2023 foram 6,385 milhões de tentativas de fraudes. Só em fevereiro deste ano, segundo dados mais recentes, foram 456,7 mil casos. Já um estudo da startup CAF aponta que, em 2023, houve tentativa de fraude em 1,51% das transações no segmento de serviços financeiros, bem acima de outros segmentos pesquisados (1,28% em mobilidade e 0,69% em comércio eletrônico).
Samuel Corrêa, especialista em tecnologia e fundador da PHPG, explica que a IA é uma ferramenta poderosa para detectar e prevenir fraudes financeiras: “Ela pode processar grandes volumes de dados, identificar padrões suspeitos e agir em tempo real, muito além do que os sistemas tradicionais conseguem fazer.”
De acordo com o especialista, a IA utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para analisar transações, comportamentos de usuários e outras informações relevantes: “Dessa forma, ela consegue identificar atividades fraudulentas com muito mais precisão e rapidez do que métodos manuais ou baseados em regras”.
Mas a aplicação da IA vai além da detecção de fraudes, ela também pode ser usada para prevenir riscos financeiros, como inadimplência e perdas em investimentos, através da análise de dados comportamentais e de mercado.
“A IA pode ajudar as fintechs a tomar decisões mais assertivas, protegendo tanto seus clientes quanto seus próprios negócios”. finaliza Samuel.