Captar recursos tem se tornado uma etapa cada vez mais crucial para o crescimento de pequenos negócios. Segundo dados do Serasa Experian, em abril de 2024, o crédito emprestado para as micro e pequenas empresas alcançou um volume de R$ 1,03 trilhão, um aumento de 5,5% em relação a abril de 2023.No entanto, ao mesmo tempo em que essa pode ser a solução para diversos problemas, também pode parecer uma montanha intransponível para muitos empreendedores. Por isso, a Contabilidade do Empreendedor, comprometida em desmistificar o processo de financiamento, decidiu explicar as várias possibilidades disponíveis e oferecer dicas práticas para preparar uma proposta atraente. “Seja através de empréstimos bancários, financiamento coletivo, investimento anjo ou programas governamentais, entender as nuances de cada opção pode ser o diferencial para o sucesso do empreendimento”, esclarece Luiz Carlos Bussolo, CEO da empresa.
O tradicional empréstimo bancário
Os empréstimos bancários são a forma mais conhecida de financiamento, mas também podem ser os mais intimidadores devido às suas exigências de documentação e garantias. “Para aumentar as chances de aprovação, é importante organizar toda a documentação financeira, incluindo balanços, demonstrativos de resultado e projeções de fluxo de caixa. Esses documentos precisam contar a história do negócio, mostrando não só a saúde financeira atual, mas também o potencial de crescimento”, salienta Luiz.
Fora isso, é necessário entender as condições do empréstimo, como taxas de juros, prazos de pagamento e possíveis garantias exigidas. “Antes de se comprometer, compare as ofertas de diferentes instituições financeiras e não hesite em negociar melhores condições. Uma dica de ouro é estabelecer um relacionamento sólido com seu banco, pois pode facilitar negociações e abrir portas para futuras oportunidades”, enfatiza.
Financiamento coletivo
Conhecido como crowdfunding, o financiamento coletivo é uma forma inovadora de captar recursos, apelando diretamente ao público-alvo através de plataformas online. Além de levantar o capital, essa opção também promove o negócio e cria uma base de clientes leais. “Nessa modalidade, para ter êxito, não basta pedir, é fundamental contar a história da empresa, destacando seu propósito e valores, além de oferecer recompensas atraentes para diferentes faixas de contribuição”, destaca o expert.E completa: “A chave para o sucesso no crowdfunding é a promoção intensiva da campanha, utilizando todas as ferramentas de marketing digital que estiverem ao alcance, como redes sociais, e-mail marketing e parcerias com influenciadores. Uma campanha bem executada pode gerar, além do financiamento, um valioso buzz em torno do negócio”.
Investimento Anjo
Investidores anjo oferecem capital para startups e pequenas empresas em troca de participação acionária ou retornos futuros. Esses investidores, geralmente, trazem mais do que dinheiro, oferecendo experiência, mentoria e acesso a uma rede de contatos valiosa. “Para atrair um investidor anjo, é fundamental ter um plano de negócios sólido, demonstrando claramente como o capital será utilizado para gerar crescimento e retorno sobre o investimento”, explica Bussolo.
Nesses casos, fazer networking, participar de eventos de empreendedorismo, feiras de negócios, conferências na área e utilizar plataformas online especializadas em conectar empreendedores a investidores anjo são caminhos ideais para aumentar as chances de fazer conexões valiosas. Programas de incentivo do governo
O Governo Brasileiro oferece programas de incentivo que incluem subsídios, linhas de crédito com condições especiais e benefícios fiscais. Essas iniciativas visam impulsionar a inovação, a geração de empregos e o desenvolvimento econômico. Um exemplo é o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que já beneficiou mais de 500 mil empresas com um montante de R$ 47,5 bilhões em crédito, segundo dados do Ministério da Economia. Além disso, recentemente, o Governo lançou o Programa Acredita, que visa ampliar o acesso ao crédito para micro e pequenos empreendedores, especialmente mulheres e jovens. O programa oferece linhas de crédito com taxas de juros reduzidas e prazos de pagamento mais longos, além de facilitar a renegociação de dívidas.
“Para aproveitar essas oportunidades, atente-se aos editais e requisitos específicos de cada programa, que podem variar de acordo com o porte da empresa, setor de atuação e região do país”, elucida Luiz.
Preparando uma proposta atraente
Por último, o especialista chama a atenção para o fato de que, independentemente da fonte de financiamento escolhida, uma proposta bem preparada é essencial. Para isso, ela deve incluir uma descrição clara do negócio, análise de mercado, estratégia de crescimento, detalhes financeiros e, o mais importante, como o financiamento será utilizado para alcançar seus objetivos.
“Captar recursos é uma arte que combina preparação meticulosa, estratégia e uma boa dose de criatividade. Também é importante não ter medo de buscar aconselhamento profissional quando necessário. Com determinação e os passos certos, temos certeza de que o financiamento que você precisa está ao seu alcance”, encerra o CEO. Para entender melhor como escolher o financiamento ideal para o seu negócio, converse com um especialista da Contabilidade do Empreendedor clicando aqui.