Com a chegada do mês de dezembro, tradicionalmente, não apenas no mercado de vendas, mas no geral, ele começa a aquecer. O setor odonto empresarial não é diferente, por conta disso, essa pode ser a oportunidade perfeita para atrair mais clientes ou fidelizar os que já têm. Pensando nisso, entenda mais sobre o marketing odontológico.
Contudo, antes de saber quais técnicas você pode estar aplicando, é importante que saiba de três pontos muito essenciais para a estratégia funcionar.
Em primeiro lugar, coloque na sua cabeça que o investimento em marketing é sempre constante, por conta disto sempre deixe reservas para poder investir na divulgação, seja em um plano odontológico individual ou não.
Diretamente ligado a este primeiro ponto, temos o fato de que é necessário entender que o investimento não é um gasto, e que o resultado não é imediato.
Por conta disso, precisa-se manter uma constância na aplicação de recursos na propagação do seu produto ou serviço.
Por último e não menos importante, é necessário compreender que existem dois tipos de investimentos, os que servem para venda de serviços ou produtos, e os que têm o objetivo de fortalecer o nome da marca.
Desse modo, saber qual a melhor forma de aplicação que irá utilizar, dentro do seu plano de saúde odontológico ou não, ainda sim, é essencial para determinar se o objetivo foi alcançado ou não.
Quais são as principais estratégias para o fim de ano?
Tendo compreendido os passos acima, poderá partir para a definição da estratégia que mais se adequa ao seu consultório, sendo que estes são alguns dos métodos eficazes:
- Marketing de Mídia Social;
- Marketing por E-mail;
- Criação de Conteúdo;
- Otimização da Página de destino;
A primeira estratégia seria focar totalmente nas plataformas de redes sociais. Desta maneira, é possível fazer o alcance da sua mensagem e dos objetivos serem mais amplos.
Todavia, é importante lembrar, que cada uma das redes têm uma linguagem e maneira de funcionar que seja própria. Portanto, adeque cada conteúdo, pensando em qual rede irá recebê-lo.
O uso de marketing por e-mail seria uma maneira mais direta de atingir o futuro paciente, já a criação de conteúdo, consiste na produção de materiais informativos para alguma mídia. Geralmente, esse tipo de produto já é aplicado no meio digital.
A otimização de sua página seria uma alternativa para quem já tem um site ou uma rede social estável. Sendo assim, poderá focar em otimizar a experiência dos usuários, ao invés de construir uma nova base de clientes digitais.
Promoções de fim de ano
Um outro método de trazer novos clientes é a boa e velha promoção. E o último mês do ano proporciona duas datas comemorativas que são consideradas perfeitas.
A chegada do Natal e do Ano Novo trazem consigo o desejo de compra aguçado no público. Sendo assim, surge a seguinte questão, como investir em ações promocionais e fazer delas um ótimo trunfo?
Por exemplo, poderá estar aplicando descontos temporários em caso de adesão de novos plano odontológico familiar, sejam eles individuais ou familiares.
Além disso, também poderá disponibilizar durante o mês alguns planos que estejam mais acessíveis que normalmente estão. Além disso, também existe a opção de promoções em serviços específicos.
Por exemplo: Ganhe um clareamento dentário gratuito a cada tratamento feito; ou até mesmo poderá aplicar promoções que tenham um encerramento mais longo ou que nem mesmo tenham um encerramento.
Um exemplo disso é o caso do cartão fidelidade, que garante para o paciente um tratamento mais simples, caso ele faça um número determinado de visitas ao seu consultório.
Além de promoções para o público de pessoa física, outra possibilidade é aplicar as promoções aos planos odonto empresarial. Ou seja, convênios adquiridos por empresas para seus funcionários.
Para a divulgação desse tipo de ação, a melhor maneira é linkar as informações nos seus canais digitais, sempre redirecionando o consumidor da página do post para a página onde se encontra a promoção.
Materiais para Clínica
E não são apenas seus pacientes que podem estar se beneficiando deste período de promoções de fim de ano.
Você pode usar a época para estar dando upgrades nos seus materiais pessoais, ou mesmo aumentando seu estoque de utensílios descartáveis, como: gazes, seringas, algodões e outros.
Normalmente, as lojas entram no período de Black Friday, sendo assim você pode estar adquirindo produtos que sejam de maior tecnologia por um preço menor.
Ao mesmo tempo, você também traz mais qualidade e credibilidade, afinal, os seus instrumentos de trabalho são de última geração.
Desse modo, uma boa opção para isso é também oferecer um plano odontológico acessível para atrair mais usuários dentro desse período.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.