O paulistano de 21 anos recentemente compartilhou seu processo de transição de gênero, por meio de uma publicação no seu perfil oficial do Instagram: “Eu sou transexual”, afirmou. “Aos 21 renasci BENJAMÍN. Me perdoa por não ter te aceitado antes, Be. Eu ainda não conseguia”.
Com um ritmo que mescla o pop com o indie e o alternativo, “gela” narra uma história real de encontros e desencontros e apresenta, com seu ritmo dançante, a ressignificação do sofrimento. “Foi uma música bem paradoxal pra mim. E quis trazer esse conceito tanto pra produção do single quanto para o clipe. Eu escrevi quando uma ex-namorada terminou comigo. É uma música muito sincera, de alma. Quando finalizei a composição me senti aliviado. Acho que precisava colocar em palavras o que eu estava sentindo”, aponta BENJAMÍN.
O resultado é um pop romântico produzido pelo trio Los Brasileros (Head Media) que já trabalham com Vitão, Jão entre outros, “um pop diferente do comum. Você tem a fotografia, tem a estética pop mas ao mesmo tempo você tem esse universo meio subliminar, com conceito”, descreve Mess Santos, diretor do clipe. Dentro dessa atmosfera há blazer, corte alfaiataria e múltiplas correntes marcam os figurinos que tem referências do estilo e-boy e k-pop, feitos sob medida para BENJAMÍN. “Ficamos no universo do azul e do vermelho, baseado na história”, aponta Rodrigo Barros, stylist responsável pelas composições que complementam a estética do vídeo.
O clipe traz a questão de que se pode fazer música pop de maneiras diferentes, que não seja algo que represente só alegria, que pode existir um pop que aborde várias situações. “A música é mais introspectiva. Te leva a um lugar para ficar ali, no cantinho, refletindo sobre aquilo que ele está contando, sobre a história dele. Acho que a ideia é essa, levar as pessoas para um universo que elas vejam um clipe pop mas de uma maneira um pouco diferente. Dar uma desconstruída dentro de um pop tradicional, que a gente já consome muito no Brasil”, resume o diretor Mess Santos.
O clipe é fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos cinco episódio de Filtr Next, programa de música do Filtr Brasil, que teve Benjamín como protagonista da primeira temporada.