Feira Preta e NIVEA lançam programa para fortalecer empreendedores negros e indígenas da música em Salvador

Redação
3 min. leitura

As inscrições vão até o dia 18 de agosto e podem ser feitas pela internet

O Instituto Feira Preta, em parceria com a NIVEA, por meio do programa NIVEA Conecta, e com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, está com as inscrições abertas para o Feira Preta Cria Música. A iniciativa de formação técnica e criativa para empreendedores visa impulsionar o empreendedorismo negro e indígena no setor musical de Salvador e região metropolitana, promovendo a participação desses profissionais em um sistema econômico mais diverso, equitativo e sustentável. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 18 de agosto.

O programa vai selecionar 25 empreendedores criativos da área de música para uma jornada intensiva de formação, com seis dias de atividades presenciais e complementação online, entre 23 e 29 de agosto. Durante o processo, os participantes receberão acompanhamento de facilitadores e especialistas para aprimorar habilidades de criação, produção, distribuição e consumo de produtos e serviços musicais. A formação também contempla temas como conexão ancestral, autoconhecimento, gestão de carreira e financeira, comunicação, marketing e prototipagem de novos produtos.

Além de fortalecer negócios e carreiras, o projeto prepara artistas para o Feira Preta Festival Salvador, que acontece em novembro. Os participantes dessa turma podem ser selecionados para se apresentar no evento. “A programação é pensada para desenvolver o potencial criativo e empreendedor, incentivando o protagonismo de pessoas negras e indígenas na cadeia produtiva da música e no mercado da Economia Criativa”, explica Adriana Barbosa, fundadora do Instituto Feira Preta.

As inscrições do Feira Preta Cria Música vão até o dia 18 de agosto, o processo é gratuito e individual. Podem participar pessoas negras (pardas ou pretas) ou indígenas, maiores de 18 anos, que residam em Salvador ou na região metropolitana, possuam negócios ativos há mais de dois anos e tenham disponibilidade para acompanhar todas as atividades do programa. É necessário também ter acesso à internet e a um dispositivo digital.

As atividades presenciais ocorrerão no Arquivo Público da Bahia, no bairro do Comércio, em Salvador. O resultado dos selecionados será divulgado em 19 de agosto, e a participação com mais de 70% de presença garante integração à rede de empreendedores da Feira Preta, com acesso a conteúdos exclusivos, oportunidades comerciais e mentoria.

Cronograma Salvador/BA
Inscrições até 18 de agosto de 2025
Divulgação dos selecionados: 19 de agosto de 2025
Local das aulas presenciais: Arquivo Público do Estado da Bahia (Baixa de Quintas, Salvador – BA)
As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de agosto por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScQK_xXf1_DZ3q5VnvAc3K8LnkBPSXtfKK93D4dZhunQn-bAA/viewform

(Foto: Divulgação)

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso