A área de salões de cabeleireiro é uma das mais promissoras dentro do mercado de beleza no Brasil. Mesmo com as mudanças no comportamento dos brasileiros, o país está entre os maiores consumidores de produtos e serviços voltados para cuidados pessoais, com destaque para o segmento de cabelos.
Segundo o empresário Fábio Loes, irmão e sócio do cabeleireiro Juninho Loes, especialista em crespos e cacheados, esse crescimento reflete na busca de novos produtos e serviços personalizados. Com isso, surgem excelentes oportunidades de negócio no ramo de salões e infelizmente, inúmeras dificuldades na gestão, tornando um desafio para muitos empreendedores.
Para alcançar uma boa capacidade de gerenciamento e melhorar os resultados, Fábio dá dicas valiosas e descomplicadas. A primeira é iniciar o planejamento com um controle financeiro detalhado, incluindo fluxo de caixa e capital de giro. Imprescindível separar CPF do CNPJ, muitas vezes se misturam com a rotina e as contas pessoais não se diferenciam mais das empresariais, isso ocorre nos casos em que o empreendedor é também o responsável pela administração.
“O treinamento da equipe também é indispensável para o crescimento do salão, prepara o profissional para oferecer melhor os serviços, atender com mais segurança, utilizar as técnicas com precisão e atuar em conjunto com os valores da empresa. Além da equipe, a tecnologia ajuda muito, um software de gestão especializado traz ótimos resultados, como para agendamentos online, controle de estoque e controle de contas”, diz o empresário.
Fábio salienta que a venda de produtos para cabelos é uma aliada para aumentar o faturamento, pois os clientes têm a oportunidade de utilizá-los no salão. Para tornar a marca mais conhecida de uma forma macro, as redes sociais são ótimas ferramentas, pode-se divulgar serviços, apresentar dicas de beleza e de produtos, porém essas plataformas devem ser utilizadas de forma consciente e com pequenos investimentos.
A última dica é uma das mais importantes: a experiência do cliente. Fidelizá-lo não se limita somente aos serviços prestados, mas também a vivência durante sua permanência no espaço. Exemplo disso é o Loes Saúde e Beleza, onde Fábio e Juninho criam uma atmosfera de confiança e acolhimento. O salão é considerado um refúgio de tranquilidade para pessoas que desejam reconquistar seus valores ancestrais por meio do cuidado com o cabelo.
Para saber mais sobre como empreender no segmento da beleza, acesse o Instagram: @fabio.loes