O jornalista e escritor Ricardo Lessa, ex-âncora do Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo (no período de abril de 2018 a julho de 2019), lança nesta segunda-feira (29/08), o livro “Como girei a roda – Bastidores e intrigas do Roda Viva revelados por um de seus apresentadores”. O lançamento acontece na Livraria da Vila, em São Paulo, a partir das 19h e no dia 15 de setembro, na Livraria da Travessa Ipanema, no Rio de Janeiro. A publicação é da editora Máquina de Livros e tem o relato da experiência do jornalista como apresentador e das disputas e pressões por trás das câmeras.
No livro é feito uma rara abordagem sobre o funcionamento de uma TV pública no país, que expõe os conflitos entre a prática do bom jornalismo, que preza pela liberdade, independência e pluralismo, e os interesses de grupos políticos internos. São histórias reais, mas povoadas de fantasmas materializados sempre que esbarravam em interesses do governo de São Paulo, controlador da TV.
“Fica claro para qualquer principiante de jornalismo que, em nosso país, o exercício da liberdade de informação é uma luta constante. No Roda Viva não é diferente”, diz Lessa, que em 2018 conseguiu reunir os principais candidatos à presidência e levou o programa a patamares de audiência e de repercussão nas redes sociais raros na história da TV Cultura.
Agenda:
LANÇAMENTO RJ:
Data: Quinta-feira 15 de setembro
Horário a partir das 19h
Local: Livraria da Travessa Ipanema (Rua Visconde de Pirajá 572)
FICHA TÉCNICA
Título: Como girei a roda – Bastidores e intrigas do Roda Viva revelados por um de seus apresentadores
Autor: Ricardo Lessa
Editora: Máquina de Livros
Preços: R$ 52 (impresso) e R$ 38 (e-book)
Páginas: 152
Gênero: Jornalismo