Possuir uma boa reputação é essencial para o sucesso de qualquer negócio, onde desde uma empresa de kit cirúrgico a uma loja de roupas precisam de uma boa imagem no mercado para conquistarem espaço.
A reputação que uma empresa possui pode proporcionar um grande impacto em seu desempenho, uma vez que as suas vendas e relacionamento com o cliente estão diretamente relacionados a esse fator.
Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre qual é a importância de uma boa reputação no mercado e as diferentes estratégias que a sua empresa pode aplicar para conseguir uma boa imagem.
Qual é a importância de uma boa reputação?
A boa reputação de uma empresa é extremamente importante no mercado, uma vez que ela é responsável por atrair não apenas clientes, como também melhores funcionários e uma maior produtividade em toda a instituição, impactando diretamente nos lucros do seu negócio.
Isso acontece porque existem muitos fatores que estão ligados à reputação de uma empresa e ao seu sucesso, onde desde uma fábrica de juntas de borracha a uma padaria precisam se dedicar para passar a melhor imagem possível à sociedade.
Com isso, dentre os principais fatores que a imagem e reputação do seu negócio podem impactar estão:
- Meio ambiente e causas sociais;
- Cultura do cancelamento;
- Stakeholders.
Esses são alguns dos principais fatores relacionados à reputação que devem ser levados em consideração para um ambiente mais saudável e que proporcionem ótimos resultados ao seu negócio.
Meio ambiente e causas sociais
O meio ambiente é um tema que está constantemente em alta hoje em dia, onde ações que preservam a natureza causam uma boa impressão e podem ser um fator decisivo para atrair os clientes e entre outros stakeholders, ou seja, pessoas ligadas à sua empresa.
Dessa forma, desde a efetivação de uma análise de solo até a separação do seu lixo podem auxiliar no debate desta questão.
Isso acontece porque o desmatamento, poluição e entre muitos outros elementos são debates diários na sociedade e podem levar um cliente a comprar de você, uma vez que questões relacionadas a um bem maior estão cada vez mais em alta.
Por esse motivo, as marcas se veem engajadas em causas sociais e ações que promovem o meio ambiente, como canudos de papel, folhas recicláveis e muitos outros fatores.
Dessa forma, não apenas o seu crescimento pessoal deve ser levado em consideração, como também os impactos da sua empresa para o meio ambiente e para toda a sociedade.
Cultura do cancelamento
As palavras “cultura do cancelamento” foi eleito como termo em 2019, pelo Dicionário Macquarie, onde a palavra representa um fenômeno moderno.
Esse fenômeno acontece quando uma pessoa, grupo ou até mesmo uma empresa é expulsa de uma posição de influência ou fama devido a atitudes consideradas questionáveis.
Dessa forma, a ética moral entra em questão, uma vez que é esperado que as empresas respeitem os seus funcionários, seus clientes e todas as pessoas.
Com isso, questões relacionadas a racismo, machismo, preconceito ou qualquer outra ação que machuque outras pessoas não são toleradas.
Por esse motivo, uma fábrica de tubo formador, por exemplo, deve ter campanhas de diversidade e inclusão social, entre outras muitas ações.
Caso esses padrões não sejam seguidos e a sua empresa esteja ligada em casos que machuquem o próximo de alguma forma, a sua imagem pode ser denegrida e, por tanto, isso pode trazer muitos impactos negativos ao seu negócio, repelindo possíveis clientes.
Stakeholders
Os stakeholders são todos que estão ligados à sua empresa, sendo esses clientes, fornecedores, investidores e até os colaboradores de uma instituição.
Por exemplo, se você contrata uma empresa para instalar uma janela de alumínio e vidro, você passa a ser uma stakeholder desse negócio, assim como os funcionários que efetuam o trabalham também são.
A reputação da sua empresa pode impactar significativamente os seus stakeholders, uma vez que uma boa reputação possui a capacidade de contratar profissionais mais qualificados, uma vez que o negócio é bem visto no mercado, proporcionando melhores desempenhos.
Além disso, ao possuir uma boa reputação, você consegue atrair mais investidores, pode escolher entre os fornecedores do mercado e atrair um maior número de clientes, entre muitos outros fatores.
Esses são os principais elementos que impactam e devem ser levados em consideração para manter uma boa reputação, uma vez que o objetivo principal de qualquer empresa é atrair clientes e obter um ótimo lucro para os negócios.
Estratégias para construir uma boa reputação
Como você pode perceber, a boa reputação é a chave de um negócio, atraindo não apenas mais consumidores, como também melhores funcionários e entre muitos outros elementos que fazem toda a diferença para a sua empresa.
Com isso, você pode utilizar várias estratégias que o ajudem a atingir os seus objetivos e construir uma ótima reputação no mercado, onde dentre as principais, podemos citar:
- Pesquise o perfil do cliente;
- Conheça o seu diferencial;
- Crie uma personalidade de marca;
- Escolha seu mix de marketing;
- Adote vários canais de comunicação;
- Estabeleça uma cultura saudável na empresa;
- Recicle, reduza, reutilize;
- Expresse os valores da sua empresa;
- Crie confiança e autenticidade;
- Ofereça produtos e serviços de qualidade;
- Coloque o sucesso do cliente no centro;
- Invista em tecnologia.
Essas são as principais estratégias que podem ser utilizadas pela sua empresa com o objetivo de atingir melhores resultados no mercado, conquistando o seu público.
Pesquise o perfil do cliente
O primeiro passo para construir uma boa reputação no mercado é encontrar a voz da sua marca, onde é necessário compreender qual problema a sua empresa resolve.
Por exemplo, uma empresa que vende catraca biométrica não está vendendo esse produto, mas sim proporcionando mais segurança e organização de dados a uma organização.
A segurança, organização de dados das pessoas que entram e saem e o registro automatizado são apenas alguns dos fatores que são resolvidos com a aquisição dessa catraca.
Para que isso aconteça, você deve identificar o seu público-alvo, para quem o seu produto ou serviço se destina e quais problemas ele resolve.
Por exemplo, o concreto bombeado é destinado para empresas de construção civil, enquanto que uma piscina é para famílias com um grande terreno que querem mais diversão, entre outros fatores.
Conheça o seu diferencial
Toda a empresa precisa de um diferencial para se destacar no mercado, onde ele pode ser desde possuir os preços mais baixos, a uma linha de luxo destinada a pessoas com mais dinheiro.
O diferencial da sua empresa é um fator muito importante para se posicionar no mercado, onde a qualidade de um produto ou serviço, itens criativos e personalizados e entre muitos outros elementos pode o fazer se destacar da concorrência.
Crie uma personalidade de marca
É muito importante que a personalidade da sua marca permaneça consistente em diferentes canais de comunicação e pontos de atendimento, permitindo assim uma melhor conexão com o cliente.
Escolha seu mix de marketing
É necessário escolher uma mídia para a sua marca que se adapte a você e ao seu público-alvo, alcançando o seu segmento.
Adote vários canais de comunicação
Existem vários canais de interações diferentes, onde é possível se comunicar através das redes sociais, e-mail, apresentações, eventos e entre muitas outras possibilidades.
Quando uma marca está presente em vários canais de comunicação, é possível gerar um melhor relacionamento com o cliente e construir um melhor contato.
Estabeleça uma cultura saudável na empresa
Todos os integrantes de uma empresa são os responsáveis pelo seu sucesso, por esse motivo, é necessário aplicar uma cultura colaborativa, onde todos se ajudam e compartilham o mesmo objetivo.
Recicle, reduza, reutilize
Como já mencionado, o cuidado com o meio ambiente é fundamental para o sucesso de uma empresa, uma vez que esse assunto está constantemente em discussão nas mídias.
Dessa forma, você pode aplicar tarefas simples, como separar o lixo para posteriormente reciclá-lo a encontrar formas mais rebuscadas, como trabalhar apenas com energia renovável.
Expresse os valores da sua empresa
Toda empresa possui uma missão e valor e, como forma de apoiar a sociedade e as causas sociais, onde, como já mencionado, entram em questão grupos LGBTQIA + e entre muitos outros que podem ganhar uma voz através de ações da sua empresa.
Crie confiança e autenticidade
É necessário que você seja honesto, confiável e consistente em suas interações, produtos ou serviços. Dessa forma, você consegue passar uma maior confiança e credibilidade ao cliente.
Ofereça produtos e serviços de qualidade
Um fator muito importante é fornecer um produto ou serviço de qualidade, onde através disso é possível obter uma ótima reputação no mercado.
Coloque o sucesso do cliente no centro
Quando você possui a capacidade de solucionar os problemas dos seus clientes, você ganha uma boa reputação, uma vez que esse é o desejo de todo consumidor ao entrar em uma interação com uma marca.
Por exemplo, um cliente que deseja realizar uma recuperação de parabrisa quer arrumar esse componente do seu carro, enquanto que a contratação de um curso de francês é para adquirir um novo conhecimento para viajar e assim por diante.
Invista em tecnologia
Por fim, o mundo está em constante mudança e evolução e, para conseguir estar atualizado no mercado e obter uma boa reputação, é necessário investir em tecnologia para a empresa.
O posicionamento de uma marca e a forma como o público o vê é extremamente importante para alcançar o sucesso e, assim, obter ótimos resultados no seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.