Estratégias para impulsionar seu negócio na comunidade

Aldair dos Santos
Aldair dos Santos - Social
5 min. leitura

Conheça algumas estratégias para ajudar seu negócio local a vender mais

Se você tem ou pensa em abrir um negócio na sua cidade, é importante traçar estratégias para dar visibilidade a ele. Isso ajuda a empresa a crescer, aumentar as vendas e dar lucro.

Usar outras estratégias combinadas com seu projeto de SEO local, por exemplo, pode ser muito eficaz para quem está começando. Além disso, essas estratégias vão ajudar a fortalecer o seu marketing.

E, para isso, você precisa de criatividade e proatividade. Entre essas ações, podemos citar: divulgar o seu negócio na comunidade e no bairro, participar de eventos e criar network. Veja a seguir, de forma detalhada, como fazer a diferença no seu negócio.

Participe de eventos locais

Fique de olho nos eventos que acontecem na sua cidade, pois eles são uma das melhores formas de levar o seu trabalho para mais pessoas. Então, atente-se às páginas de notícias locais em blogs, sites de notícias, redes sociais e grupos de WhatsApp.

Nesses eventos, você poderá distribuir o seu cartão — seja ele físico, seja virtual, fazer networking e divulgar o seu negócio. É uma ótima oportunidade para avaliar os concorrentes e ver o que está sendo feito, o que pode te dar ideias para inovar seu negócio.

Outro ponto importante é que os eventos também permitem avaliar como está o mercado. Procure pelos cursos do Sebrae, grupos de associações, reuniões, feiras, workshop, congressos, hubs de negócios na sua área. As oportunidades são várias!

Patrocine uma causa

Apoiar uma comunidade é uma excelente forma de fazer uso do gatilho da reciprocidade e ligar a imagem do seu negócio a um tema importante e que faça sentido para o seu propósito de marca.

Com isso, você poderá ligar a imagem da marca a uma pauta social, ambiental, de saúde, segurança e outras. Entre as ações, você poderá arrecadar alimentos, roupas, cobertores e outros itens para uma comunidade, no qual as pessoas terão que ir até a sua loja deixar os itens. Essa é uma ótima maneira de ligar a comunidade ao seu negócio.

Faça parcerias com empresas

Parcerias entre empresas, também conhecidas como collabs, chamam a atenção dos clientes e são uma ótima estratégia para fortalecer a marca e aumentar a visibilidade na comunidade.

Com uma parceria dessa é possível alcançar novos públicos, pois você também terá a base de clientes do seu parceiro. Dessa forma, a exposição aumenta e sua marca é apresentada aos fãs do negócio parceiro.

A percepção de valor do seu negócio também aumenta, afinal os consumidores acabam associando qualidade e a reputação das duas marcas ao produto final. Além disso, mostra que as duas marcas estão abertas à cooperação e estão envolvidas em entregar valor aos clientes.

Outro ponto importante é que a colaboração é uma ótima forma de gerar mais receita, pois a audiência é ampliada e é possível vender para mais pessoas. E os clientes estão dispostos a pagar mais por produtos exclusivos de marcas associadas — uma ótima maneira de trabalhar com gatilhos de urgência e escassez.

Crie um programa de fidelidade

O programa de fidelidade é uma estratégia do marketing de relacionamento e muito eficiente para manter e atrair clientes. Com ele, você poderá criar experiências de consumo, oferecer recompensas — cashback, descontos, produtos, serviços.

Para criar o seu, use a criatividade para escolher nomes diferentes, fazer um layout caprichado e simples. Se a fidelidade se basear em pontos, é bom criar um cartão, mas com uma lógica simples para não confundir o cliente. 

Outra estratégia é criar um sistema de níveis para incentivar o cliente a comprar mais, essas pequenas recompensas vão incentivar o consumidor a comprar cada vez mais.

Invista em marketing digital

O marketing digital é essencial para fazer o seu negócio crescer. Por isso, tenha suas estratégias bem consolidadas nas redes sociais, como Instagram, Tik Tok e Facebook. Além disso, invista em SEO local, para melhorar a visibilidade do seu negócio na cidade, pois as pessoas procuram pelo serviço/produto no Google antes de comprar.

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