O LEMBRAR — Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação –, vinculado ao Mestrado Profissional em Economia Criativa da ESPM Rio, realiza nos próximos dias 1º, 2 e 5 de setembro o seminário “22 e a Modernidade no Rio de Janeiro”.
O evento analisa a vanguarda intelectual e artística da cidade no início do século 20, quando as comemorações do primeiro centenário da independência do Brasil foram acompanhadas por uma intensa renovação da produção intelectual no país. O seminário será composto por seis mesas redondas, integradas por acadêmicos e artistas cariocas, como Ruth Levy, museóloga da Casa Museu Eva Klabin, o poeta e ensaísta Alexei Bueno e Marcelo Olinto, figurinista da Cia. dos Atores. Eles abordarão o impacto da modernidade nas artes, na imprensa e no cotidiano da época.
“A historiografia elegeu a Semana de 22, em São Paulo, como o marco inicial do modernismo brasileiro e ignorou a importância da exposição do Centenário da Independência, inaugurada no Rio em 7 de setembro de 1922”, diz Isabella Perrota, coordenadora do Mestrado Profissional em Economia Criativa da ESPM-Rio. “Pouca gente hoje sabe que a exposição realizada na cidade contou com 10 000 expositores, milhares de visitantes por dia, se estendeu até abril do ano seguinte e foi importante para a chegada, no Rio de Janeiro, de novidades como o rádio. Essa é uma história que precisa ser resgatada.”
Acesse a agenda do seminário aqui.
Serviço
22 e a Modernidade No Rio De Janeiro
Data: 1º, 2 e 5 de setembro
Horário: 10h e 14h
Local: ESPM Glória Villa-Aymoré – Ladeira da Glória, 26
Inscrição e mais informações: Clique aqui
Evento Gratuito
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.