O próximo ano será de investimentos e novas parcerias, à medida que os varejistas posicionam seu modelo de negócios, estratégia, marketing, lojas e operações para florescer em um mundo pós-pandêmico. Maria Luiza Caldeira, especialista em Gestão Financeira e Pós-Graduação em Gestão de Varejo pela FMU explica quais tendências para o varejo de 2022.
Lojas estão fechando
A tendência de fechamento de lojas não é nova – isso já acontece há alguns anos. Depois que as compras online começaram a acontecer , o fechamento de lojas se tornou inevitável, mas a pandemia definitivamente acelerou o movimento, especialmente com bloqueios e lojas sendo forçadas a fechar. Mesmo quando voltarmos definitivamente ao normal em 2022 ou em algum lugar no futuro, essa tendência não será revertida. A taxa de fechamento pode diminuir, mas ainda há muitos outros por vir.
Como muitos clientes adoram a experiência da loja e preferem interagir com os produtos antes de decidirem investir seu dinheiro, é claro que nem todas as lojas fecharão. As lojas que conseguirem passar terão que passar por muitas mudanças em 2022 para manter os clientes distantes e seguros.
As compras online estão florescendo
Como as lojas físicas estão fechando globalmente, o resultado óbvio é o aumento nas vendas feitas por seus rivais – as lojas online. De acordo com estudos, 60% dos adultos afirmam que só compravam em lojas físicas antes do COVID. No momento, o número de pessoas que só fazem compras pessoalmente é de apenas 37%. Além disso, mais de 40% dos participantes da pesquisa esperam continuar comprando nas lojas online após o fim da pandemia.
Entrega rápida
No momento, há um grande conflito entre o que os consumidores esperam das empresas e o que o COVID permite. Como os compradores fazem muito mais compras online, os sistemas de entrega ficaram obstruídos, mas os consumidores ainda esperam que seus pacotes cheguem o mais rápido possível. Na verdade, eles esperam entregas muito mais rápidas do que antes, e grandes jogadores online como a Amazon, investiram muitos fundos para expandir suas frotas de entrega. Em 2022, os especialistas esperam que o frete grátis se torne um fator decisivo para os compradores. Quando olhamos os números, podemos ver que 90% dos compradores relatam que comprariam mais se a entrega fosse gratuita, e mais de 20% deles afirmam que estão dispostos a gastar mais para se qualificar para a entrega gratuita.
Aumento de marcas próprias
As vendas de marcas próprias aumentam constantemente e hoje vendem três vezes mais do que produtos de marca. Essa tendência é especialmente aparente na Europa, onde 40% dos itens de mercearia vendidos vêm de marcas próprias. Com novas oportunidades para abraçar, os varejistas podem sair desta crise mais fortes do que nunca. A adaptação é certamente necessária para atender aos padrões de 2022, mas certamente é possível sobreviver no mundo do varejo em constante mudança.
Maria Luiza Caldeira – Especialista em Gestão Financeira e Pós-Graduação em Gestão de Varejo pela FMU.