No passado, a televisão brasileira operava uma emissora voltada para o público jovem, onde o entretenimento reinava, em especial o gênero musical com uma pegada que não existia na televisão brasileira. Foi com esse propósito que a MTV Brasil, sucursal da rede americana, estreou em 20 de outubro de 1990, permanecendo no ar até o dia 30 de setembro de 2013, trazendo horas de transmissão de clipes, programas inusitados, apresentadores jovens e, na maioria das vezes, inexperientes, e muita liberdade para sugerir e executar novas ideias.
Passado pouco mais de sete anos após o término da MTV Brasil, surge-se a Loading, canal que é abrigado no mesmo prédio e na mesma concessão da MTV, e que também é direcionada ao público jovem, desta vez, com uma programação multiplataforma voltada à cultura pop, games, animes e ao universo geek, podendo ser acompanhada tanto na TV aberta, por assinatura ou através dos perfis do canal na internet, como o site ou as próprias redes sociais.
Para o Diretor-executivo da emissora, Thiago Garcia, a Loading é um novo jeito de destacar assuntos voltados aos jovens como o Universo Geek, de modo como deveria ser e não da forma que não era destacada pela grande mídia. “Sempre gostei muito do universo dos quadrinhos, cultura pop e percebi que esse conteúdo, de forma geral, era pouco exposto nos veículos de massa e, em geral, não era coberto da forma que merecia” – conta Thiago em entrevista ao site Meio e Mensagem.
Fica evidente que a Loading herdou o DNA da MTV Brasil por conta da maneira diferente de fazer televisão, e ao mesmo tempo, mostrando-se revolucionária aos tempos atuais e atenta ao público que acompanha, tanto que já apresenta resultados. Só no mês de dezembro alcançou cerca de 10 milhões de telespectadores, chegando a desbancar emissoras tradicionais como a TV Gazeta de São Paulo. Agora resta saber se a Loading terá fôlego e legado semelhante ao de sua antecessora daqui pra frente, uma vez que possui bons profissionais e tem investido em expansão de sinal para demais regiões do Brasil, mantendo um conteúdo de qualidade em sua programação com uma linguagem feita para todas as classes e faixas etárias sem fugir de sua proposta exigida.
Lembrando que a Loading, pode ser sintonizada nos Pacotes Básicos das principais TVs por assinatura ou também nos canais abertos de algumas regiões do Brasil como Rio de Janeiro (48.1) e São Paulo (32.1), e por fim, no site da emissora: https://loading.com.br
Gabriel Ferreira – Estudante de Jornalismo