O termo Futures Thinking refere-se a uma forma de pensar, baseada na análise dos acontecimentos, na qual é possível conjeturar hipóteses sobre o futuro que, embora incertas, são uma consequência de ações passadas e presentes. Assim, o Cone Futures Thinking é uma forma de passo a passo de estimular o pensamento na formação destas hipóteses, que orientaram a empresa na solução de problemas e estratégias de mercado.
Entre os tipos de hipóteses levantadas pelo conceito, prever uma pandemia como a Covid-19 ou a Guerra na Ucrânia é possível, por exemplo, porque são ocorrências que o mundo já experimentou. De acordo com a Pesquisa Anual do Comércio (PAC), realizada pelo IBGE em 2022, no 1º ano da pandemia, mais de 100 mil empresas fecharam as portas e mais de 400 mil demissões.
Moldar sua empresa, com base em análises de mercados futuristas, permite colocar sua instituição na frente do setor, fornecendo soluções para problemas de mercado, sociais e culturais e/ou blindando a economia. Hoje, esta estratégia está se tornando cada vez mais estabelecida no mercado, forçando os próximos profissionais a exercitar esta forma de pensar para se destacar, sendo necessário que durante sua formação acadêmica a metodologia seja ensinada para que, quando adentrar no mercado, possa ter um bom desempenho e diferencial competitivo.
Segundo a pesquisa feita pelo Institute for the Future (IFTF), organização que reúne líderes do mundo para pensar o futuro, apontou que em 2030, cerca de 85% das profissões que existirão ainda nem foram inventadas e 56% dos entrevistados disseram que as escolas devem ensinar como aprender, e não o que aprender, dessa forma, possibilita o raciocínio lógico e capacidade de autonomia desde o ensino básico.
Nesse âmbito, separei 4 passos para aplicar o pensamento do Cone Futures Thinking:
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- Estipular o onde, quando e por quê: É necessário criar um norte para a análise e conseguir criar um ponto no qual a empresa gostaria de desempenhar no futuro;
- Informações: É necessário começar a coletar informações passadas e presentes, seja por notícias específicas do tema e acontecimentos que podem afetar o futuro;
- Hipótese: Desenvolver cenários para o futuro, como é mutável, pergunte-se: qual é o cenário que quero chegar, o que é provável que aconteça e o que é mais impossível, desenhando formas de como esse episódio se desenrolará;
- Resultados: Desenvolva um plano de ação para atingir o cenário desejado e/ou mitigar os riscos para o seu negócio.
O Cone Futures Thinking é a mais complexa e abrangente estratégia de prevenção e crescimento que uma empresa pode estabelecer entre seus funcionários. Esta metodologia, além de tentar desvendar as tecnologias do futuro, também imagina outros aspectos sociais, tais como o comportamento das pessoas. Desta forma, você se antecipa aos seus concorrentes antes que eles se deem conta disso. Na WorldEd School, rede educacional americana com um viés internacional, estimulamos o pensamento através de atividades aplicadas em classe, buscando o melhor desempenho do aluno em sua carreira.
Por: Flavio Liberal, CEO da WorldEd School.