Economia Circular: uma abordagem sustentável nos negócios

O modelo de desenvolvimento prioriza a reutilização, a reciclagem e a redução do desperdício (Imagem: Freepik)

4 min. leitura

Produzimos lixo todos os dias e descartamos sem nos questionar o que lhe acontecerá. Inacreditavelmente, em sua maioria, não acontece nada, exceto pelo falo desse lixo levar anos para se desintegrar e voltar para a natureza. O Brasil, segundo o Fundo Mundial da Natureza (WWF), figura-se entre os cinco maiores produtores de resíduos sólidos do planeta. Tal fato nos faz pensar na urgência em reconsiderar nosso modelo de descarte e adotar práticas que minimizem os impactos no meio ambiente.

O conceito-chave para questão é a “economia circular”, que se baseia na ideia de que os recursos naturais são finitos e devem ser usados de forma mais eficiente e sustentável. Esse modelo de desenvolvimento prioriza a reutilização, a reciclagem e a redução do desperdício, os famosos 3R estudados na escola, promovendo uma abordagem mais responsável em relação aos recursos naturais.

Não apenas mais ecológico, a proposta da economia circular influência na preservação do meio ambiente e as empresas que a empregam em seus negócios tem uma participação mais ativa na preservação do meio ambiente. Para tanto, segundo a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a economia circular tem o potencial de reduzir em até 40% as emissões de baixo carbono até o ano de 2050.

Entre essas práticas, destaca-se o uso de insumos circulares, que envolvem a reintrodução de materiais reciclados na cadeia produtiva, e a recuperação de recursos, que visa extrair valor de produtos no final de sua vida útil. Essas iniciativas demonstram um compromisso crescente com a sustentabilidade por parte das empresas. No país, 76% das indústrias já estão desenvolvendo algum tipo de iniciativa relacionada à economia circular, aponta Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Diretamente relacionada à responsabilidade na cadeia de produção, enfatiza-se a necessidade de repensar como os produtos são concebidos, produzidos, usados e descartados. Empresas comprometidas com a economia circular adotam práticas que visam minimizar o desperdício, promover o design sustentável, selecionar materiais responsáveis e implementar processos de produção eficientes. Além disso, elas investem em sistemas de reutilização, remanufatura, reciclagem e logística reversa para prolongar a vida útil dos produtos e reduzir o impacto ambiental ao longo de todo o ciclo de vida do produto. Essa abordagem integral e responsável na cadeia de produção é essencial para alcançar os objetivos de sustentabilidade e redução dos desperdícios associados à economia circular.

Artigo assinado por Flavio Liberal, CEO de WorldEd School, rede global de ensino americana.

Sobre a WorldEd School

WorldEd School é uma rede de ensino americana futurista com viés internacional, criada em 2017, na Flórida. A rede global está presente em 4 continentes: América, Europa, Ásia e África. E oferece o Duo Diploma – a formação do estudante no currículo do seu país de origem e o currículo americano que pode ser usado em universidades americanas e de todo o planeta. O propósito da WorldEd School é conectar pessoas de todo o mundo para que com a vivência de cada um e com a sua bagagem cultural e de seu país, todos possam aprender e desenvolver competências para o mercado de trabalho e para a vida. Saiba mais, aqui!

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso