O processo de envelhecimento não se restringe à pele do rosto ou ao contorno dos olhos. O nariz, embora muitas vezes esquecido, também passa por mudanças ao longo dos anos. Segundo a Dra. Guta Aliperti, otorrinolaringologista pela Unicamp e especialista em plástica facial pela FMUSP, essas transformações podem alterar a aparência e até impactar a respiração.
“Com o passar do tempo, há uma perda de colágeno e elasticidade nas estruturas de suporte do nariz. Isso pode fazer com que ele pareça mais alongado, caído e, em alguns casos, resulte em um estreitamento das vias aéreas, dificultando a respiração”, explica Dra. Guta. “Além disso, o envelhecimento do nariz contribui para um aspecto geral de cansaço no rosto, o que leva muitos pacientes a procurarem tratamentos.”
Opções de Tratamento para o Envelhecimento Nasal
1. Rinomodelação com preenchimento: “Para casos leves a moderados de envelhecimento, os preenchimentos com ácido hialurônico podem ajudar a restaurar o suporte estrutural, levantando a ponta nasal e suavizando pequenas irregularidades.”
2. Rinoplastia funcional e estética: “Para pacientes que apresentam um envelhecimento mais avançado, a rinoplastia permite uma abordagem mais duradoura, com correção tanto estética quanto funcional, restaurando o suporte do nariz e, quando necessário, melhorando a respiração.”
3. Bioestimuladores: “Os bioestimuladores de colágeno são opções para melhorar a qualidade da pele ao redor do nariz, aumentando a elasticidade e promovendo uma aparência mais jovem.”
4. Radiofrequência e laser: “Esses procedimentos são indicados para melhorar a textura e a firmeza da pele ao redor do nariz, estimulando a produção de colágeno.”
A Dra. Guta ressalta a importância de uma abordagem personalizada: “Cada paciente envelhece de maneira única, e a escolha do tratamento depende das características individuais e dos resultados desejados. O ideal é fazer uma avaliação detalhada para entender as melhores opções.”
Ela ainda lembra que o envelhecimento nasal é um processo natural e que, com os avanços na área da plástica facial, é possível abordar essas mudanças de forma segura e eficaz. “O objetivo é sempre buscar resultados naturais, que respeitem a anatomia e as necessidades de cada paciente”, conclui.