Um olhar para dentro, que consegue ser metafórico e literal ao mesmo tempo. A exposição “Anatomia do Inconsciente, Entre Deslocamentos e Sobreposições” propõe um mergulho ao interior do corpo humano e provoca reflexão sobre o autoconhecimento. Reunindo obras do artista visual, arte-educador, quadrinista e ilustrador brasileiro, Pedro Panta, a exposição chega à Galeria Mola, em Braga, Portugal, neste sábado, dia 4 de fevereiro.
As linhas sobrepostas do autor trazem a representação de tecidos, ossos, músculos, cabelos e outras partes do corpo humano interligadas de modo nada usual. Para o curador da exposição, Sandro Leite, as obras impressionam por sua representação distorcida. “Os traços de Panta ilustram formações atípicas, como um desafio ao natural, retratando desde o horrendo ao sublime de tal maneira que impacta quem observa”, expressa o curador. Leite enfatiza ainda que “a exposição chamou a atenção porque provoca reflexões e sensações distintas no público”.
As obras apresentadas trazem diferentes trabalhos e versões criadas por Pedro Panta utilizando nanquim e tinta acrílica. Autor e ilustrador da história “Fantasmas na máquina”, que compõe a reunião de contos do livro “O Rei Amarelo”, de 2015, Panta possui ainda as produções independentes “Ida e Volta”, de 2012, e “Moinho” de 2015. O artista recebeu uma medalha MMDC da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em 2022, ao ter sua atuação reconhecida na educação brasileira.
A exposição “Anatomia do Inconsciente, Entre Deslocamentos e Sobreposições” permanece de fevereiro a 22 de abril na Galeria Mola, Praça Conde de Agrolongo, 126 A, em Braga, Portugal. O horário de visitação é de sexta-feira, das 14h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h.
Serviço
Exposição: “Anatomia do Inconsciente, Entre Deslocamentos e Sobreposições”
Quando: de 4 de fevereiro a 22 de abril de 2023
Galeria Mola, Praça Conde de Agrolongo, 126 – loja 5, Braga, Portugal
Horário de visitação: sexta-feira, das 14h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h.