Como é possível tornar a palestra ou a aula mais interessante obtendo a participação do público? Por meio do seu engajamento! Conheça algumas dinâmicas de perguntas e respostas que dão ótimos resultados!
Quando se pensa em estratégias e dinâmicas de perguntas e respostas para palestras e aulas, precisamos entender que essa dinâmica de perguntas e respostas está relacionada com o engajamento desse público.
E para que este público esteja de fato engajado com o tema de uma palestra motivacional, por exemplo, será necessário que o assunto seja pertinente à sua vida profissional ou pessoal, sempre despertando-lhe o interesse no que se aborda durante o evento.
Para tanto, existem muitas formas de trabalhar esse engajamento com o público-alvo e fazê-lo participar mais da palestra.
Observa-se no mercado que muitas pessoas sentem vergonha de perguntar e de participar das palestras com os palestrantes, com o medo de formularem perguntas confusas e causarem qualquer mal estar a si mesmas ou ao próprio palestrante.
Isso faz com que o público – embora interessado, perca oportunidade de participar do evento, tornando o momento muito mais rico para ambos os lados.
Para driblar essa situação que é bastante comum, existem dinâmicas e estratégias de perguntas e respostas que tendem a engajar com mais qualidade o público que participa dessas palestras, permitindo que este entenda com muito mais facilidade o conteúdo que o palestrante ministra.
Tais dinâmicas também ajudam o público a assimilar o conteúdo e colocá-lo em prática no seu dia a dia, que é o principal objetivo das palestras, não é mesmo?
E quais seriam essas dinâmicas de perguntas e respostas, às quais os palestrantes podem fazer durante suas palestras? Vejamos abaixo algumas dessas dinâmicas que podem ser utilizadas!
Perguntas pessoais
A primeira dinâmica permite que o público faça perguntas ao palestrante relacionadas a sua vida pessoal ou profissional antes de aprofundar nas perguntas relacionadas ao tema. Por que esta dinâmica funciona? Porque permite que se quebre o gelo entre o público e palestrante e abre brechas para perguntas mais focadas.
Com isso surge automaticamente o interesse em torno da palestra que acabou de ser proferida.
É uma dinâmica muito utilizada para que o público crie uma intimidade maior com o palestrante. Com isso, é possível debater de igual para igual o assunto que foi abordado.
Perguntar quem já passou por isso
Uma segunda estratégia é do palestrante questionar ao público sobre situações vivenciadas por este, com relação aos assuntos debatidos na palestra.
Por exemplo, mulheres que já tenham vivenciado a situação de depressão pós parto, como foram seus dias, sentiram as mesmas sensações descritas nas palestras, como cada uma conseguiu se desvencilhar de tal situação? E por aí vai.
Se a palestra aborda o marketing corporativo, por exemplo, “como escalonar as vendas no site da empresa”, o palestrante pode perguntar ao público quem dali já se viu diante deste desafio, de aumentar as vendas seja no site, no blog, nas redes sociais e etc.
Desta forma, o palestrante consegue obter maior resultado e maior engajamento do público que está assistindo a sua palestra.
“Consultoria” com o tema da palestra
Uma terceira estratégia é criar situações nas quais o público possa perguntar ao palestrante questões relacionadas à sua vida pessoal ou profissional, como se tal palestra abrisse espaço para uma “consultoria”.
É uma possibilidade de engajamento poderosa, visto que o público poderá perguntar e receber respostas de acordo com o conteúdo abordado na palestra, mas que atendam a seus anseios pessoais ou profissionais.
É a opinião embasada de um profissional a respeito da própria carreira ou do negócio que se está montando.
Estas são algumas dinâmicas de perguntas e respostas para palestras motivacionais que dão resultado. Vale a pena aplicá-las para também obter os mesmos engajamentos com o público.
Por que não experimentá-las?