Dicas para posicionar seu site no Google

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Dicas para posicionar seu site no Google

O Google é a maior plataforma de busca em todo o mundo, isso significa que ao precisar encontrar algo na internet, as pessoas costumam optar mais pelo Google do que outros tipos de buscadores.

Existem muitos motivos pelos quais o Google se tornou o maior buscador de informação do mundo, mas grande parte disso é devido à otimização, acessibilidade e simplicidade do uso da plataforma, que entrega ótimos resultados. 

Tendo isso em vista, hoje, as empresas estão começando a entender cada vez mais sobre a importância de ter um site para sua marca, mesmo em uma era dominada pelas redes sociais, os sites ainda possuem o seu poder e influência no mercado. 

Entretanto, para que o site de uma empresa tenha sucesso, não basta apenas construir um espaço onde você anuncia os seus produtos ou serviços, é preciso saber construí-lo e alimentá-lo de forma intencional e estratégica. 

Um usuário que busca por um piso vinílico para escritório, por exemplo, se sente bem mais atraído pelos primeiros resultados que surgem na primeira página do Google, por isso, o seu site precisa estar lá para atrair mais clientes. 

Quando falamos disso, nos referimos ao ranqueamento de sites do Google, que funciona como uma espécie de pódio, onde os melhores sites ocupam as primeiras posições de resultados nas páginas de pesquisas relacionadas ao assunto. 

Acontece que conquistar esse bom posicionamento de forma orgânica, ou seja, sem precisar gastar dinheiro para isso, é um trabalho que requer tempo, paciência, esforço e estratégias personalizadas para tal. 

Por isso, hoje iremos te ajudar a entender mais sobre a importância de um bom posicionamento no Google, além de oferecer algumas dicas práticas que irão te ajudar nesse processo de maneira prática e acessível. 

Entenda a importância de um bom posicionamento

Antes de qualquer coisa, precisamos entender sobre a importância de um bom posicionamento no Google, seja para o seu site de piso para estacionamento ou até mesmo para o seu blog com dicas de beleza.

Como bem mencionamos anteriormente, o ranqueamento do Google funciona como uma espécie de pódio, onde os sites que sabem usar as devidas estratégias de posicionamento, ganham mais espaço na primeira página de resultados da plataforma. 

Quando pesquisamos algo no Google, recebemos a opção de diversas páginas com milhares de sites que nos entregam o resultado que procuramos, normalmente, a maioria das pessoas tende a clicar no primeiro ou um dos primeiros resultados que aparecem. 

Esses primeiros resultados são justamente os que ficam no topo da página, e por já estar de cara com eles, os usuários não perdem tempo e já clicam neles para ver se o site em questão atende as suas necessidades ou desejos. 

E é através desse bom posicionamento que uma empresa de portaria terceirizada e muitas outras estão se consagrando como as melhores em seu segmento dentro do digital, pois ao apostarem nessa construção, conquistam incríveis benefícios, como:

  • Mais visibilidade;
  • Autoridade no segmento;
  • Preferência entre os concorrentes;
  • Mais oportunidades de vendas;
  • Maior geração de leads;
  • Melhor segmentação;
  • Entre outros. 

Sendo assim, entendemos que possuir um bom ranqueamento no Google é muito mais do que apenas um título importante, mas uma forma de potencializar o seu negócio e fazer dele a marca de grande sucesso que sempre sonhou. 

6 dicas para melhorar o posicionamento do seu site 

Um bom posicionamento no ranking do Google não é algo fácil de se obter e muito menos rápido, assim como qualquer outra estratégia que traga bons resultados para uma empresa, esse posicionamento precisa ser construído. 

Sendo assim, como uma forma de te ajudar nesse processo, selecionamos algumas dicas cruciais para que você consiga construir o bom posicionamento do seu site no Google de maneira acessível e simples. Confira: 

1 – Use as palavras-chave 

As palavras-chave nada mais são do que termos que possuem um bom volume de busca no Google, por exemplo, ao ver que muitas pessoas buscam por capas para cobrir piscinas, uma empresa desse ramo pode usar isso ao seu favor.

Hoje, existem diversas plataformas e ferramentas, até mesmo do próprio Google, que permitem uma pesquisa minuciosa sobre as palavras-chave que possuem maior volume de busca dentro do buscador e relacionadas ao seu segmento. 

Ao saber quais termos são esses, você pode usá-los na produção de suas campanhas e até mesmo em seus conteúdos, pois terá ainda mais chances de atrair o público que está fazendo pesquisas em cima deste termo. 

2 – Produza conteúdo de qualidade 

E por falar em produção de conteúdo, não podemos deixar essa dica de fora, afinal de contas, as pessoas estão cada vez mais interessadas em consumir conteúdos que as ajudem a resolver um problema ou esclarecer uma dúvida. 

Por exemplo, ao ter dúvidas sobre como usar uma fita isolante alta temperatura, o usuário que encontra um artigo em seu site ensinando a como usá-la, tende a ser uma pessoa que irá construir uma ótima relação à primeira vista com o seu negócio.

Isso porque, um simples conteúdo foi capaz de ajudá-la com algo que estava precisando, por isso, conteúdo de qualidade é aquele que ajuda outras pessoas e precisa ser um dos pilares do sucesso da sua empresa no mercado digital. 

Outra dica muito válida e também muito bem vista pelos algoritmos do Google, é o uso do link building, uma estratégia que usa a troca de links que seguem o mesmo nicho do seu negócio e que pode fazer com que mais pessoas conheçam o seu negócio. 

Imagine que você possui um site sobre saúde, onde vende vitaminas e suplementos, você pode produzir um conteúdo que conte com links que leve seus usuários para o site de um parceiro seu e ele pode fazer a mesma coisa com o seu site. 

É uma estratégia que pode ser usada por todo e qualquer tipo de negócio, desde uma marca de concreto bombeado até mesmo uma clínica médica, o importante é sempre se atentar para a coerência e qualidade dos links que insere em seu site.

4 – Faça parcerias de guest post 

Assim como o link building, o guest post também é uma ótima estratégia que ajuda na criação de ótimas parcerias com outros sites do segmento e ainda ajuda na melhora do seu posicionamento no Google.

A tradução literal do termo significa post de convidado, e ele se baseia na produção de um conteúdo 100% original que outra pessoa pode fazer para o seu site, assim como você também pode fazer para o dela. 

Com isso, ambas as marcas conseguem atrair diferentes públicos para os seus sites e aumentar o número de acessos, mas lembre-se de sempre pensar em pautas de produção que sigam o seu nicho de mercado e o do seu parceiro em questão. 

5 – Não se esqueça das imagens 

Hoje, as pessoas estão cada vez mais atentas à questão visual das marcas, para que ela entenda bem sobre como funciona um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, por exemplo, ela verifica as imagens disponíveis no site.

As imagens servem justamente para ilustrar o produto ou serviço em questão e precisam ser de extrema qualidade para que sejam incluídas no seu conteúdo escrito e tragam mais dinamismo para o que você oferece. 

Muitos usuários já não se sentem mais atraídos apenas por um conteúdo escrito, eles desejam algo que ilustra aquilo que pensam em comprar, por isso, contar com boas imagens é uma forma de agradar o seu público e garantir um melhor posicionamento. 

6 – Tenha boas metas descrições 

Por fim, mas longe de ser menos importante, as metas descrições são os pequenos textos que aparecem logo abaixo do título do seu site assim que os usuários o encontram na página de resultados, e tendem a ser cruciais para que eles acessem ou não o seu site. 

Com uma meta descrição bem estruturada, sua gráfica rápida em Campinas consegue obter mais acessos no seu site e ainda ser bem-visto pelos algoritmos do Google, que ajudarão o seu site a ganhar um posicionamento cada vez melhor.

Essas são dicas e estratégias simples, mas que já fazem toda a diferença para quem não sabia por onde começar a trabalhar para conquistar um bom posicionamento no Google, com essas, você terá ainda mais chances de sucesso. 

Considerações finais 

Dessa forma, você conseguirá construir um site que além de um bom posicionamento no Google, será visto como referência no segmento e sempre a primeira opção do seu potencial consumidor durante suas pesquisas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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