Dicas para planejar a ida a um festival de música com conforto

Saiba como contornar dificuldades que podem atrapalhar o bom proveito de um festival de música

6 min. leitura

Para quem sonha em ver seus artistas favoritos tocarem na cidade onde mora ou no Brasil, um festival de música pode ser a oportunidade ideal. E, para aproveitar esse momento e fazer com que ele seja muito parecido com as expectativas, ou talvez ainda melhor, é preciso prever obstáculos.

A falta de planejamento, desde a compra de ingressos até os acessórios escolhidos, pode tirar parte da beleza da experiência, por isso é necessário pensar em cada detalhe antecipadamente.

Sendo assim, estudar o tipo de festival que deseja ir, conversar com pessoas que já frequentaram o evento, anotar datas na agenda, entre outras medidas, são coisas que devem ser feitas antes mesmo de decidir se irá ou não. Feito isso, agora é hora de planejar a ida e estadia no festival.

Como planejar uma ida a um festival de música?

O primeiro passo é a preparação anterior ao show, porque ir ao evento depende acima de tudo da compra dos ingressos. Conseguir ingressos nem sempre é fácil; por isso, é bom tentar garanti-los no primeiro lote, antes que o preço aumente ou fique mais difícil consegui-los. Uma força-tarefa com amigos, em que uns ajudam os outros na fila online dos ingressos, pode ajudar.

Com o  ingresso já adquirido, o próximo passo é garantir a viagem para quem não mora na cidade em que ocorre o festival de música. Também é importante comprar a passagem de ônibus ou avião adiantada, pois, quanto mais perto da data, tanto passagens quanto hospedagens devem ficar com preços mais altos.

Com a garantia de que a viagem vai acontecer, a próxima etapa é verificar o que pode impedir o conforto e aproveitamento máximo durante o show. Dessa forma, alguns pontos importantes devem ser levados em consideração, como:

  • Quais são os acessórios ideais para curtir um festival de música?           
  • Qual é o tipo de calçado ideal para pular e dançar à vontade?     
  • Como se alimentar bem no dia do festival de música?

Quais são os acessórios ideais para curtir um festival de música?

Em termos de estilo, o importante é lembrar que escolhas ousadas e inovadoras de moda são sempre bem-vindas, mas, considerando o conforto, o ideal é evitar acessórios que pesem muito e causem incômodos.

A mochila é uma boa opção de bolsa, pois divide o peso entre os dois ombros, no entanto, é preciso maneirar nos itens carregados. O ideal é levar apenas o que realmente for necessário — e permitido também.

Para locais muito iluminados e ao ar livre, é bom ter o protetor solar em mãos e óculos de sol nos olhos. Já para os dias chuvosos, uma capa de chuva mais grossa é imprescindível.

Como festivais têm uma grande circulação de pessoas, é bom levar lenço umedecido, papel higiênico e sabonete. Também é preciso prever dores ocasionadas por ficar em pé o dia todo, o que pode ser tratado, em alguns casos, carregando fitas adesivas analgésicas.

Qual é o tipo de calçado ideal para pular e dançar à vontade?

Além das fitas analgésicas, outra dica para evitar dores é escolher o calçado certo. Eles são tão importantes quanto os acessórios e as roupas escolhidas.

Se os participantes do festival forem pais acompanhados de crianças, a necessidade de conforto precisa ser dupla. Por isso, os calçados das crianças também devem ser confortáveis, de preferência um tênis infantil feminino ou masculino que, além de bonito, seja macio e adaptado a exercícios.

Os tênis, assim como as botas, também são os mais recomendados para os adultos, levando em conta o tempo que os participantes de festivais ficam em pé ou se deslocando entre os palcos. Além disso, se chover, as sandálias são uma péssima escolha.

Como se alimentar bem no dia do festival de música?

Deixar de comer para não perder algum show ou garantir um lugar mais perto do palco não é uma opção saudável e pode acabar deixando o participante do festival de música sem energia para aproveitar ao máximo.

É preciso priorizar uma alimentação leve para não passar mal e acima de tudo não esquecer a hidratação, principalmente se considerar a quantidade de suor pela movimentação em um festival de música. Mencionando líquidos, ao contrário da água, o energético em excesso pode ser um problema, levando em conta os riscos para o coração.

Em alguns festivais, há opção de compra de alimentos com uso de pulseiras ou cartões. O participante pode carregá-los com crédito antes de os shows começarem para evitar filas. Também é bom carregar dinheiro para troco em locais que não aceitam cartão, caso seja necessário.

Seguindo todos os passos e se planejando bem e antecipadamente, é possível curtir por horas os festivais, mesmo que alguns problemas menores sejam inevitáveis. O importante, porém, é se divertir e se sentir bem durante o evento escolhido.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso