Para que seja possível realizar o sonho de abrir um negócio próprio, é necessário que esse projeto conte com a ajuda de um bom investimento, uma espécie de capital inicial que permita tal empreendimento abrir suas portas e funcionar sozinho nos primeiros meses.
Mas esse não é o único momento no qual um projeto precisa contar com algum tipo de investimento, afinal, diante do seu objetivo de crescer em um mercado, passando a expandir para outras regiões, também se mostra necessário contar com certas aplicações.
Isso então se trata de algo comum a ser visto nos mais diferentes tipos de empreendimentos, sendo algo válido tanto para uma empresa nova no mercado, como também para uma companhia de anos que está em busca de dar passos maiores.
E é a partir de um bom investimento que uma empresa de montagem industrial, por exemplo, poderá não só ter suas atividades reconhecidas no mercado, como terá também melhores chances de expandir seus negócios, existindo alguém que confie no projeto.
Para responder esse tipo de busca é que muitas companhias se especializaram no conceito de investimento, aplicando o seu capital em algum projeto com a promessa de ter recompensa futuramente, vendendo suas ações em cima dessa empresa por altos valores.
O grande problema acaba se tornando a forte competição que passou a ser travada entre diferentes negócios, agora estando em busca não apenas de conquistar um público, mas também a atenção desses grupos de investimento para apostarem em seus negócios.
Diante dessa concorrência, uma companhia precisa fazer uma boa apresentação para conquistar um investimento no mercado que permita melhorias dentro de uma empresa, tal como a compra de correia transportadora para negócios que aumentam sua produção.
Esse tipo de aplicação se mostra necessária e disponível para os mais diversos tipos de empreendimentos, incluindo também aqueles que estão associados a um sistema mais moderno, como acaba sendo o caso das startups, por exemplo.
Inclusive, são justamente esses novos modelos de mercado que mais vêm conquistando a atenção dos investidores, sendo importante reconhecer como funciona esse sistema para saber melhor sobre como agir no cenário atual e conseguir investimento nos seus projetos.
Qual o diferencial de uma startup?
Uma startup se trata de um novo negócio, onde mesmo que se trate de um projeto menor, existe ali um grande potencial de crescimento no mercado. E é justamente esse olhar a longo prazo que acaba por chamar a atenção de um grande número de investidores.
No entanto, para que uma startup consiga alcançar todo esse potencial de crescimento, é necessário que exista algo de especial associado a esse modelo de mercado, sendo esse o momento de destacar o valor da tecnologia, capaz de trazer algo de inédito ao público.
Nesse sentido, é possível dizer que os diferenciais de uma startup estão associadas à forma em que esses negócios desenvolvem novos modelos de produtos ou serviços, apoiadas na tecnologia para trazer algo de novo ao público, capaz até de revolucionar o mercado.
Em relação a isso, podemos falar tanto de uma empresa capaz de oferecer diferentes auxílios para as atividades de uma fábrica, envolvendo uma nova forma de se lidar com a fundição de ferro, como também da oferta de um serviço ainda inédito na sociedade.
Foi a partir disso que atualmente podemos lidar com os carros de aplicativo, entre outros serviços diferenciados que nasceram a partir das atividades de startups, com tais companhias atualmente sendo grandes nomes do mercado, tamanho o seu impacto.
Agora, para que todo esse desenvolvimento fosse possível, se mostrou necessário a conquista de um certo investimento, garantindo assim com que as ideias de uma startup pudessem sair do papel e chegassem ao mundo real, impactando o seu segmento.
Inclusive, esse acaba sendo um dos principais desafios de uma startup, que é encontrar um fonte de investimento que torne possível com que esse projeto venha a se tornar uma realidade e, mais do que isso, possa também crescer em sua área ou criar uma.
Apesar da clara concorrência, o que é positivo para uma startups são as diferentes portas de investimentos que podem ser encontradas atualmente.
Os principais investimentos para startups
Enquanto para um negócio tradicional, tal como uma fábrica que lida com usinagem torno cnc, o caminho para encontrar algum tipo de aplicação pode estar também em saídas mais comuns, tais como um empréstimo bancário, que para as startups o campo é mais amplo.
Quando falamos sobre os diferentes caminhos que esse novo perfil de negócio pode encontrar para ter um melhor investimento, é possível dar destaque a algumas opções, entre elas:
- Fundos de investimento;
- Investidores anjos;
- Incubadoras;
- Crowdfunding de investimento.
Todas essas são opções que podem fazer com que uma startup deixe de ser vista apenas como uma novidade no mercado, chegando até mesmo a competir com nomes fortes do seu segmento, destacando-se por oferecer algo de diferente em sua área.
Mas para que tudo isso seja possível a ponto de quem trabalha com o serviço de oxicorte para a área industrial possa ser vista com maior atenção por parte desses investidores, se torna necessário adotar algumas ações que possam colocar tal negócio em evidência.
Como conseguir investimento para a sua startup?
Para qualquer empreendedor que busque trabalhar junto a uma startup, é preciso reconhecer que existem dois desafios iniciais a serem superados para que esse seu novo projeto possa vir a colher os tipos de resultados que normalmente você está esperando.
Primeiro é preciso ter uma ideia completamente original, a ponto de conquistar o interesse do público, depois é preciso garantir com que essa atenção também esteja no olhar dos investidores, a ponto de fazer com que sua startup saia do projeto e se torne algo real.
E para que essa transição seja possível, é importante então destacar algumas ações que devem ser seguidas por parte de um empreendedor para garantir que sua startup venha a ter o mesmo investimento que um fornecedor de cantoneira inox de anos no mercado.
- Conte com uma equipe determinada
O sucesso de um projeto começa pelo seu time, e no caso de uma startup, onde essa audiência costuma ser um pouco menor, se torna ainda mais necessário que a equipe ali presente esteja ainda mais alinhada aos objetivos de crescimento desse projeto.
Esse comprometimento geral é algo que pode levar a oferta de uma melhor experiência ao público, algo a ser reconhecido por parte dos investidores, aumentando as chances de uma aprovação.
- Saiba o momento certo
Um período de crise pode não ser o mais oportuno para uma startup, assim como um cenário no qual a demanda do público não se mostra muito alta por peças de válvula de retenção, diante da retirada de diversas fábricas de uma cidade.
Nesse momento a melhor saída de uma startup pode ser em também se retirar do mercado, buscando por um investimento em um período que possa ser mais vantajoso para o seu projeto.
- Conheça o seu cenário
Se o seu objetivo é convencer um investidor a aplicar em seu projeto, primeiro é preciso convencer o seu próprio público sobre o valor desse negócio, para assim sendo necessário conhecer a fundo tal audiência, além de todo o mercado à sua volta.
A partir disso se torna possível até mesmo garantir a oferta de algo inédito, sabendo que sua ideias são novas no mercado, ao invés de uma versão similar de algo que já possa estar sendo ofertado.
- Trabalhe com a tecnologia
Se é da tecnologia que muitas startups acabam partindo em termos de ideias, é também deste espaço que pode sair uma série de adaptações que podem ser feitas ao seu negócio de forma a aumentar, mesmo que a longo prazo, as oportunidades desse projeto.
- Vá atrás dos investidores
Ao invés de ficar esperando que um investidor venha a descobrir a sua startup, é necessário que os próprios administrados de negócio corram atrás dessas oportunidades, existindo muitas feiras e até mesmo plataformas digitais voltadas ao tema.
Muitas vezes é possível conquistar um investimento até mesmo de companhias que possam ser auxiliadas pelos seus projetos, como um novo modelo de recozimento tratamento térmico para quem atua com a produção dentro de uma fábrica.
- Saiba vender o seu peixe
Por último, é preciso pegar um conceito comum do mercado, em relação às ofertas a serem feitas sobre seus produtos e serviços ao público, e agora redirecionar esse tipo de atenção para os grupos investidores a ponto de descobrirem e apostarem em sua startup.
A partir de tudo isso se torna possível para uma startup deixar de ser um projeto de futuro e de fato alcançar essa posição de destaque, crescendo a longo prazo a partir de uma aplicação que tenha sido feita durante sua fase inicial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.