Previsto para o dia 9 de maio, o Dia das Mães é uma das datas comerciais mais importantes para o varejo brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Após um ano desafiador como o de 2020, no qual o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus levou milhares de consumidores a alterarem o comportamento de consumo, em 2021, a expectativa é que quase metade dos usuários façam suas compras online.
De acordo com Otávio Procópio Ferraz, head de digital e sócio da Macfor, agência de marketing digital full service, as buscas na internet já estão aceleradas e a previsão é aumentar até o fim do mês. “A tendência é que essa edição do Dia das Mães seja mais digital, em função da própria pandemia que, pelo segundo ano consecutivo, deve interferir no volume de vendas ou no modo como elas acontecerão ”, pondera.
Em 2020, o faturamento alcançado pelos e-commerces, no período, mais que dobrou em relação a 2019, passando de R$ 2,78 bilhões para R$ 6,02 bilhões, de acordo com dados da Compre&Confie. O crescimento de 117% foi impulsionado, principalmente, pela quarentena que estava em vigor no país e pela praticidade de compra e entrega direta à mãe presenteada, que também teve que ficar isolada na data.
Diante desse cenário semelhante ao do ano passado, aliado ao consumidor mais propenso à compra online, os lojistas que se prepararam para uma edição digital do Dia das Mães 2021 devem alavancar suas vendas e tendem a aumentar sua lucratividade. “O mercado está nos dando uma grande chance de driblar a crise, para isso será preciso adotar estratégias de negócio que farão diferença nos ganhos do varejo. Quem conseguir diversificar canais, com operações omnichannel, além de investimentos em ações de marketing e marketing digital, deve sair na frente”, conclui Ferraz.