Dia da Comunidade Luso-Brasileira é celebrado em 22 de abril

6 min. leitura

Em 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral chegou com suas caravelas portuguesas ao território que mais tarde se tornaria o Brasil. No mesmo dia, em 1967, foi instituído o “Dia da Comunidade Luso-Brasileira”, também conhecido como a “Lei da Amizade”, pelo senador Vasconcelos Torre com a Lei nº 5.270. 

O principal objetivo da data é fortalecer os laços de união entre portugueses e brasileiros. As culturas dos dois países são muito parecidas, já que muitas tradições do povo brasileiro foram influenciadas pelos portugueses durante o período de exploração.  

Durante 322 anos, o território brasileiro foi colonizado pelos portugueses, e muitos deles vieram ao Brasil nesse período, trazendo seus costumes e tradições. Esse número de portugueses aumentou ainda mais durante o Ciclo do Ouro, no século XVIII.

Hoje temos reconhecimento do passado, e o que foi feito aos povos originários e aos negros no nosso país. De toda forma, podemos valorizar a influência dos portugueses, que segue até os dias de hoje, desde a língua, passando pela culinária até a arte.

Para comemorar a data, listamos alguns costumes que foram trazidos pelos portugueses ao Brasil.

Festas

Algumas festas populares, como Carnaval e festa junina, só chegaram ao Brasil por causa dos portugueses. Outras festas como a cavalhada, o fandango, a farra do boi, a festa do divino e a folia de reis também foram incorporadas nos costumes locais graças aos portugueses.

Folclore

Algumas das lendas do folclore brasileiro ganharam novos nomes por influência do folclore lusitano. Seres mágicos, como o bicho-papão, a cuca e o lobisomem já existiam nas lendas portuguesas e foram acrescentados às brasileiras, permanecendo vivos até hoje. 

Dança e música

Alguns estilos de dança e músicas brasileiras vieram de Portugal. Entre as danças, podemos destacar o maracatu, o fandango e a caninha-verde. 

A primeira é mais tradicional na região nordeste do país e acredita-se que tenha chegado ao Brasil por volta de 1700. O fandango é uma dança em pares, muito comum no sul do país, e chegou ao país meia década depois. A caninha-verde, hoje típica dos cearenses, também acontece em pares e foi introduzida durante o Ciclo da Cana-de-Açúcar em regiões canavieiras por todo o país. 

Alguns dos nossos instrumentos musicais foram trazidos por portugueses, entre eles o piano, o violino, a flauta, o contrabaixo, a clarineta, o violoncelo, a sanfona, o violão e o cavaquinho. Até mesmo a clássica viola, que marca rodas de música no interior, foi emprestada dos portugueses. 

As famosas cantigas de roda são heranças portuguesas, entre as mais populares no Brasil temos Escravos de Jó, Sapo Cururu, Roda Pião, Atirei o Pau no Gato e Ciranda-Cirandinha. 

Culinária

A culinária de Portugal é rica e diversificada e também teve participação na criação da culinária típica brasileira. Muitos dos nossos pratos são adaptações da culinária portuguesa, como a feijoada, o quindim, o caldo verde, a cachaça e a bacalhoada.

Além disso, algumas frutas, legumes e verduras foram trazidos para serem plantados nas terras brasileiras e continuam sendo cultivados até hoje. Alguns exemplos são coco, manga, jaca, fruta-do-conde, couve, pepino, alface, cebola e alho, entre tantos outros, sem contar os condimentos e as ervas para temperar.

Essas são apenas algumas das contribuições culturais dos portugueses para a nossa cultura.  

Muitos brasileiros contam com as origens portuguesas em seu DNA, por isso, se você ficou curioso para saber mais sobre a sua ancestralidade, os testes genéticos podem ser uma boa pedida para descobrir se você tem ascendência portuguesa, além de se conectar com a cultura do país.

O meuDNA Origens é o único teste genético focado 100% no público brasileiro e com o maior número de populações, em que são consideradas 88 povos ao redor do mundo. Com apenas uma pequena amostra de saliva, o usuário tem a possibilidade de descobrir os povos que compõem o seu DNA, considerando até 8 gerações anteriores, o equivalente aos bisavós dos tataravós. O teste oferece resultados detalhados junto com conteúdos exclusivos sobre a cultura e as tradições de cada região presente no DNA analisado, assim como informações sobre a chegada dos povos ao nosso país.

Se você é descendente direto dos portugueses, outra forma de se conectar com as suas origens é por meio do reconhecimento da sua cidadania. Se  quiser saber mais sobre como fazer a sua cidadania portuguesa com a Cidadania 4U, acesse: https://www.cidadania4u.com.br/.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso