A superdotação, também conhecida como alta habilidade ou talento, é um tema fascinante e muitas vezes mal compreendido. No Brasil, há cerca de 2,6 mil pessoas superinteligentes associadas à Mensa, sendo 534 crianças. A organização estima, porém, que 2% da população mundial tem alto QI – o que, no país, representaria aproximadamente 4 milhões superdotados.
Conversamos com o psicólogo Damião da Silva, idealizador do Vivendo a Superdotação, é um profissional com reconhecida trajetória e larga experiência na área da Educação Inclusiva, para desvendar esse universo intrigante.
O Que é Superdotação?
De acordo com Damião Silva, superdotação refere-se a uma condição na qual indivíduos apresentam habilidades excepcionais em áreas como cognição, criatividade, liderança ou artes, que se destacam significativamente em relação à média da população. É importante compreender que a superdotação vai além do desempenho acadêmico, abrangendo uma variedade de talentos e potenciais. São pessoas com uma sensibilidade e intensidade emocional acima da média!
Sinais de Superdotação:
Os sinais de superdotação podem se manifestar de diversas formas, mas alguns indicadores comuns incluem um interesse intenso e persistente por determinados temas desde cedo, uma capacidade impressionante de aprender rapidamente e uma curiosidade insaciável sobre o mundo ao seu redor. Além disso, crianças superdotadas muitas vezes demonstram uma habilidade avançada para resolver problemas complexos e uma imaginação vívida.
Características da Superdotação:
As características típicas de pessoas superdotadas incluem uma mente criativa e questionadora, uma capacidade excepcional de pensamento abstrato e uma habilidade notável para fazer conexões entre ideias aparentemente desconexas. Elas tendem a ser altamente motivadas em áreas de interesse pessoal, exibindo uma determinação inabalável para superar desafios e alcançar seus objetivos.
Diagnóstico da Superdotação:
O diagnóstico de superdotação envolve uma avaliação abrangente realizada por profissionais especializados, que inclui testes de inteligência, observação comportamental e análise do histórico acadêmico e pessoal do indivíduo. É importante destacar que o processo de diagnóstico busca entender as necessidades únicas do indivíduo e garantir que ele receba o apoio adequado para prosperar em seu potencial. “A superdotação é uma característica extraordinária que pode trazer tanto desafios quanto oportunidades únicas. Ao compreender melhor o que é superdotação, seus sinais, características e como é realizado o diagnóstico, podemos criar ambientes mais inclusivos que valorizem e apoiem o desenvolvimento de pessoas superdotadas em todas as áreas da vida”, – finaliza Damião.