A pandemia do COVID-19 intensificou a busca por terapias no Brasil, revelando dados preocupantes. De acordo com pesquisa do Instituto Cactus em parceria com a AtlasIntel, embora 19% da população procure ajuda terapêutica, apenas 5% mantêm-se em tratamento, revelando desafios e oportunidades para futuros profissionais da área.
Diante dessa realidade, o Dr. Saulo Veríssimo, psicanalista e professor com mais de 23 anos de experiência no setor, destaca aspectos cruciais que os futuros especialistas devem considerar.
Ele aponta que, embora haja uma vasta gama de possibilidades de inserção no mercado de trabalho, é essencial garantir a qualidade da formação desses profissionais.
“É inegável que os terapeutas estão testemunhando oportunidades únicas, porém, devemos levar em consideração, antes de tudo, a qualidade da formação”, pontua o expert.
E continua: “Isso porque, atualmente, há uma proliferação de cursos rápidos que prometem capacitar indivíduos para a prática terapêutica. Porém, infelizmente, muitos desses programas não fornecem as bases sólidas necessárias para um exercício responsável e ético da profissão”.
Ainda nesse contexto, cabe lembrar que a legislação brasileira permite que a terapia seja praticada por profissionais de diversas áreas, gerando uma grande quantidade de pessoas despreparadas, gerando consequências prejudiciais aos pacientes.
“Eu tenho um profundo respeito por todos os meus colegas, e busco trazer essa discussão à tona sempre com o máximo de cuidado, porque desejo que a nossa área prospere ainda mais”, acrescenta.
Atualmente, à frente do Instituto Veríssimo Veríssimo de Ciências Humanas, que já conta com mais de 200 profissionais formados e mais de 1000 alunos matriculados em seus programas de formação online, Dr. Veríssimo termina enfatizando sua reflexão sobre o mercado:
“Cerca de 70% da população brasileira ainda não realiza tratamentos terapêuticos. Portanto, há uma demanda significativa por esse serviço. Apesar disso, é primordial lembrar que precisamos sempre buscar conhecimento e formação de qualidade para contribuir positivamente para o bem-estar da sociedade como um todo”.
Se deseja saber mais detalhes sobre as formações completas do Instituto Veríssimo de Ciências Humanas, acesse:
https://www.institutoverissimo.com.br/links
https://www.sauloverissimo.com.br/