Desafio Solar Brasil Enel: inovação impulsiona um futuro sustentável

5 min. leitura

O Desafio Solar Brasil Enel – competição de barcos movidos à energia solar – está de volta em sua 16ª edição, trazendo uma mensagem clara: o futuro sustentável é conduzido por energias limpas. Promovido pelo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social da UFRJ – NIDES, com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, o evento acontece entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, na praia de Icaraí, em Niterói.

“A nossa expectativa é consolidar a classe de barcos elétricos movido a energia solar, estimular representantes estrangeiros a participarem do projeto e realizar eventos itinerantes em cidades em todo Brasil. Além da competição de embarcações, espera-se contar com um seminário para reunir instituições de ensino, administração pública e empresas para dialogarem temas como: energias renováveis, educação de ciências e outras tecnologias, meio ambiente, transição energética, veículos elétricos e tecnologia social”, enumera o Coordenador de Planejamento do Desafio Solar, prof. Ricardo Bogéa.

Este ano, 20 polos de inovação nacionais, incluindo universidades, institutos federais e escolas navais, se unem para projetar o destino das tecnologias náuticas dentro da responsabilidade ambiental. Instituições renomadas como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal do Pará (UFPA), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFs) e outras se destacam nesse cenário de inovação sustentável.

O Desafio Solar Brasil Enel vai além de uma mera competição. Ele se tornou um projeto de extensão universitária que contribui para a formação de uma rede de pesquisadores engajados em encontrar soluções para um futuro mais sustentável. Ao estimular a aplicação de painéis fotovoltaicos em embarcações de serviço, lazer e transporte de passageiros, a competição impulsiona a transição para fontes de energia limpa e fortalece a conscientização sobre sua importância.

Além das competições, o Desafio Solar Brasil Enel oferece uma programação ampla e diversificada. Palestras, workshops, exposição de trabalhos acadêmicos, mostra de vídeos, atrações culturais de artistas locais e minicursos gratuitos abertos ao público enriquecerão o evento, proporcionando uma experiência única de imersão no mundo da sustentabilidade e inovação tecnológica.

Os temas-chave das discussões incluem Descarbonização, Transição Energética, Economia Circular e Materiais Compósitos, Hidrogênio Verde, Tecnologia Social e Tecnologia Embarcada.

O Desafio Solar Brasil Enel vai além dos limites acadêmicos, buscando o engajamento de instituições públicas e entidades da iniciativa privada. O evento conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, reforçando a importância da colaboração entre os setores público e privado na missão por uma navegação mais limpa.

Desafio Solar Brasil Enel

Serviço: Desafio Solar Brasil Enel

31 de julho e 6 de agosto

Espaço aberto para visitação do público com oficinas dos barcos (Paddock) e outras atrações: a partir de 31 de julho às 12h.

Abertura oficial do Desafio: 1º de agosto (terça-feira) das 10h às 12h – Praia de Icaraí, em frente ao Clube Central, Niterói – RJ

Competições dos barcos: 1º de agosto (terça-feira) das 14h às 16h. Dias 2 e 3 de agosto (quarta-feira e quinta-feira) das 9h às 16h30h. Dia 5 de agosto (sábado) das 10h às 16h. Dia 6 de agosto (domingo) das 9h às 12h.

Premiação e Encerramento: 6 de agosto (domingo) das 16h às 18h.

Entrada: Gratuita

Censura: Livre

Local: Praia de Icaraí, em frente ao Clube Central, Niterói – RJ

Desafio Solar Brasil Enel

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso