Fazer exercícios pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde. Essa é uma das frases mais usadas pelos médicos em diversas mídias para tentar convencer as pessoas de terem rotinas mais saudáveis. E, aparentemente, tem surtido um efeito positivo, afinal de contas, diversos brasileiros estão cada vez mais procurando por modelos de vida mais saudáveis — o que é ótimo para o mercado fitness brasileiro.
Segundo um levantamento realizado em 2023 pelo CumpoValido.com.br, uma plataforma de cupons de descontos, em parceira com a Numbeo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Statista, mais de 30% dos brasileiros realizam algum tipo de exercício físico ao ar livre dentro do nível recomendado por especialistas.
Já falando de academias, o Brasil é o 2º país com mais pessoas indo para a academia no mundo, com 21% de pessoas praticando exercícios dentro destes espaços. Os brasileiros perdem somente para a Índia, onde 24% da população faz uso deste espaço para uma melhora na qualidade de vida.
A relação promissora entre tecnologia e mercado fitness
Segundo esses números, é seguro dizer que o mercado fitness está a todo vapor. E não pense que não existem empresas de olho nisso. Cada vez mais vemos uma inserção tecnológica nestes espaços como uma forma de facilitar a vida das pessoas. Dessa forma, as empresas desse nicho estão apostando nas tecnologias do momento para impulsionar os negócios, que incluem:
- Equipamentos para monitorar ritmo cardíaco, tempo de exercício e perda de calorias do indivíduo
- Equipamentos tecnológicos anexados nas academias
- Tokens do metaverso para exercícios físicos
- Equipamentos de atividade física para uso residencial
Equipamentos para monitoramento individual
Cada vez mais surgem nos mercados relógios e aparelhos que possibilitam a marcação de passos, ritmo cardíaco e perda de calorias. Esses produtos são oferecidos por preços cada vez mais baixos para que assim os praticantes de exercícios físicos possam acompanhar a evolução conforme eles vão se exercitando.
Anexados nas academias
As tecnologias vão para muito além de somente equipamentos individuais. Existem algumas que são anexadas diretamente nas academias, inclusive já em teste no Brasil.
Em Vitória, as proprietárias da SoulFit Studio Boutique implantaram monitores cardíacos para verificar a intensidade do treino, permitindo captar dados como desempenho, gasto de calorias e frequência cardíaca. Assim, é possível fazer ajustes que se adequem mais ao estilo de treino dos alunos.
Além disso, elas também instalaram um scanner de composição corporal, para avaliar a bioimpedância, ou seja, a composição corporal do usuário, permitindo dar um treino mais assertivo para o objetivo que o aluno deseja.
Tem até mesmo tokens no mercado fitness
A rede de academias Bodytech desenvolveu o “utility token”, em parceria com a MB Tokens, para possibilitar que os alunos criem um metaverso individual para suas atividades físicas.
Estes tokens permitem que os alunos tenham acesso de até dez anos para os usuários que quiserem usar a infraestrutura da rede, como uma espécie de sistema de benefícios digitalizados.
Assim como outros ativos digitais, ele também tem titularidade para ser vendido no mercado secundário de tokens, e até mesmo ser transferido. Com isso, ele acaba se tornando uma moeda para ser trocada por vários outros produtos.
Lojas online
Apesar de todas essas tecnologias estarem no mercado, ainda são poucas as pessoas que podem ter acesso irrestrito a elas. Porém, isso não quer dizer que a tecnologia não esteja presente na vida dos praticantes de exercícios físicos com condições financeiras menores.
Atualmente, é possível comprar itens e produtos relacionados ao mundo fitness com somente alguns cliques. Através de lojas online, pode-se comprar produtos já conhecidos do mundo fitness com grandes descontos. Consegue-se, inclusive, comprar um pote de creatina por preços muito baixos, e, assim, ter um maior aproveitamento nos treinos.
Seja como for, a tecnologia está ajudando não somente os alunos, mas também as redes de academia a trazerem mais novidades e possibilidades para os usuários que buscam uma melhor qualidade de vida.