De Gisele Bündchen a Anitta; entenda a importância de personalidades se posicionarem quanto a questões de emergência social

Pop Journal
4 min. leitura

A especialista em comunicação Gabriella Vivere explica como famosos como Anitta, Emicida, Gisele Bündchen, Whindersson Nunes e outros utilizam da influência para apoiar causas humanitárias

Neste último domingo (17), o programa Domingão do Huck apresentado por Luciano Huck, destacou a presença da cantora Anitta, onde os dois participaram de um encontro espiritual e cheio de representatividade com o cacique Raoni em uma aldeia, Xingu. A visita realizada em uma terra indígena em Capoto-Jarina, no Mato Grosso, contou com a confecção própria dos aldeões, das roupas que a cantora vestia em apoio a arte dos diversos povos originários.

A partir do momento que a internet entendeu o conceito de engajamento, diversas celebridades e marcas, constantemente utilizam da visibilidade, determinada pelo público para disseminar mensagens em prol de causas humanitárias, seja por views ou preocupação genuína. Anitta, que recentemente também realizou um post ambiental em
seu perfil em defesa da Amazônia, vêm se destacando não só como percussora internacional que levou o funk para o mundo, mas também por realizar discursos que expusessem questões de emergência social desde o início de sua carreira.

Natural de Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, a cantora sempre falou sobre a cultura periférica e ressaltou a importância de destacar àqueles que vivem à margem da sociedade, no qual faz sua parte evidenciando essas pessoas em seus clipes, como dançarinos e parte do elenco. Evidente, que como todos os famosos, já houveram momentos delicados, como em um episódio do ano de 2019, que a cantora, que leva em seu fandom uma maioria de pessoas LGBTQIAPN+ esteve envolvida em uma polêmica ao convidar o amigo Nego do Borel ao palco de seu show, mesmo após comentários transfóbicos do mesmo contra Luisa Marilac.

“É imprescindível que as celebridades, assim como as marcas, utilizem da influência concedida a eles, para fazer o bem. Em momentos de grande emergência social, muitas atitudes podem ser tomadas como um simples vídeo ou com a criação de vaquinhas e doações que para muitos, serão significativas. Hoje em dia, não necessariamente precisa se expor para se realizar uma boa ação, já que vemos alguns casos como o da influenciadora Bárbara Evans, que usou o seu casamento para pedir contribuições a um hospital de câncer”, pontuou a especialista em comunicação e branding, Gabriella Vivere.

Outros nomes muito importantes, como Gisele Bündchen, Whindersson Nunes e Emicida, também estiveram presentes em suas redes para posicionar seus pensamentos visando mudanças e melhorias. Gisele, apesar de modelo internacional, se destaca por sua atuação como defensora do meio ambiente e para além de ser embaixadora da ONU, em questões ambientais, apoia projetos de reflorestamento e conservação de água no Brasil, e produz conteúdos voltados para a concientização ecológica.

O humorista, Whindersson Nunes tem um envolvimento notável com causas humanitárias, tendo organizado campanhas de doação de oxigénio para Manaus durante a crise da pandemia, arrecadado milhões em vaquinhas para apoio a pessoas em situações de necessidade, e promovido o apoio a instituições de caridade e indivíduos com doenças raras ou deficiências. Ele também utiliza a sua plataforma para causas sociais, como a defesa da saúde mental e a luta contra o abuso, buscando mobilizar recursos.

Já o rapper e escritor Emicida fala sobre racismo, periferia, ancestralidade e empoderamento preto e esteve envolvido em projetos como seu curta na Netflix, Amarelo que retrata a história preta e criou o laboratório Fantasma, selo musical e de moda com forte compromisso social.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso