O Brasil, indiscutivelmente, é um dos lugares mais musicais do mundo e suas dimensões continentais o transformam em um mercado com características bastante peculiares. Não é raro nos depararmos com artistas que desfrutam do status de pop stars em cenas locais, com longas e bem-sucedidas carreiras, mas por motivos difíceis de explicar, não repetem o mesmo nível de fama em escala nacional.

Um exemplo clássico do fenômeno citado acima é a banda de Florianópolis Dazaranha. Considerada uma verdadeira instituição cultural catarinense, essa lenda do reggae rock – ganhadora de dois discos de ouro – não é muito conhecida além das fronteiras da região Sul. Ou pelo menos, não até agora. Sua entrada para a gravadora Midas Music faz parte de uma estratégia de expansão e o lançamento do álbum comemorativo “Dazaranha 30 Anos” é o primeiro grande avanço nesse sentido. O registro já está disponível nos principais aplicativos de música.
Moriel Costa (voz e guitarra), Chico Martins (voz e guitarra), Fernando Sulzbacher (violino), Adauto Charnesky (baixo), Gerry Costa (percussão), JC Basañez (bateria) e Dinho Stormowski (guitarra) por mais tarimbados que sejam, estão encarando essa nova etapa com a mesma motivação de alguém que está só começando.
“Estamos em uma gravadora que nos oferece uma ótima estrutura e tem um histórico de produzir hits. Isso nos enche de confiança e é algo que precisávamos muito nesse momento. O Daza está na estrada há bastante tempo, mas nunca nos sentimos tão fortes como agora. Talvez estejamos vivendo nosso melhor momento e não imagino uma forma melhor de celebrar três décadas de carreira do que levar nossa música cada vez mais longe” – comenta Moriel Costa.
A cada novo álbum o Dazaranha tenta adicionar algo diferente ao seu caldeirão sonoro para sempre manter as coisas interessantes, tanto para o público como para a própria banda. A coleção de canções de “Dazaranha 30 Anos” não foge à regra. A direção atenta de Rick Bonadio juntamente com a produção de Rodrigo Castanho e Júnior Lanne, conseguiram evocar no ambiente de estúdio (o Midas Studio, no caso) aquela mesma aura mágica que cerca o Daza ao vivo. O repertório é homogêneo e as 10 faixas mantém a energia lá no alto o tempo todo, entretanto, fica difícil não destacar “Deixa Acontecer”, que traz a participação especial do cantor Vitor Kley, e a cativante “Saiu da Vida Torta”, que já ganhou um belo videoclipe.
“A contribuição do Rick Bonadio para este projeto é inestimável, aprendemos muito trabalhando com ele. Castanho e Lanne também foram magistrais ao lapidar nossa música, que é espontânea por natureza. Eles tornaram nosso som ainda mais forte e não vemos a hora de levar o novo repertório para o palco” – declara Chico Martins.
“Trabalhar com o Dazaranha é um orgulho imenso para mim e para a nossa gravadora, Midas Music. O talento da banda e toda a história por trás são incríveis, são 30 anos de estrada. O álbum está muito rico e espero que as pessoas se emocionem e curtam tanto quanto eu” – completa Rick Bonadio.
O show de lançamento de “Dazaranha 30 Anos” promete ser histórico. A apresentação gratuita acontece dia 8 de outubro (sábado), às 19h30, no Largo da Catedral, localizado no centro de Florianópolis (SC).
Mais informações e agenda de shows: https://www.dazaranha.com.br/
Ficha Técnica
Produzido por Rodrigo Castanho e Júnior Lanne
Gravado no Midas Studios (São Paulo)
Mixado por Junior Lanne
Masterizado por Rodrigo Castanho
Direção Artística: Rick Bonadio e Fernando Prado
Direção Geral: Rick Bonadio
- Vai Saber (Chico Martins, Rodrigo Koala)
- Saiu da Vida Torta (Chico Martins)
- Curandeiro (Moriel Costa)
- Deixa Acontecer feat Vitor Kley (Chico Martins, Moriel Costa, Rodrigo Koala, Jéf)
- Navegador (Mariel Costa)
- Flutuar (Chico Martins, Moriel Costa)
- Insônia (Moriel Costa)
- Viver e Seguir (Chico Martins)
- Rede Fantasma (Moriel Costa, Guy Marcovaldi)
- Como o Céu e o Mar (Chico Martins)