Day use em alta: crescimento nas buscas e novos negócios

Opções de lazer e preços mais baixos são os principais atrativos do day use como alternativa para a hospedagem tradicional

7 min. leitura
Elevated view of Rio de Janeiro cityscape, man playing guitar with two friends relaxing and listening in sunlight

Ainda que o day use não seja nenhuma novidade para os grandes hotéis, a modalidade vem se estendendo para outros tipos de hospedagens, como pousadas, hostels e até mesmo imóveis disponíveis para aluguel temporário.

Sem a necessidade de reservar um quarto e passar a noite, o day use permite que as áreas comuns de um hotel sejam aproveitadas, como piscinas, serviço de praia, espaços de lazer, entre outros. Também pode oferecer descontos e condições especiais de pagamento em diferentes serviços, como refeições e tratamentos de spa.

Em estabelecimentos menores, além das áreas de convivência, os hóspedes também podem usar banheiros, vestiários, cozinhas, entre outros. Fica a critério dos gestores permitir acesso às acomodações, mas vale lembrar que o princípio da modalidade é eliminar a pernoite.

Isso faz com que os valores sejam mais amigáveis. No geral, o day use custa entre 40% e 70% de uma diária completa. Sem surpresas, a economia é um chamariz e tanto.

Quais hóspedes são atraídos pelo day use?

O ponto principal do day use é aproveitar as principais comodidades de um hotel – excluindo o pernoite, é claro – por um preço mais baixo. A economia, quebra de rotina e diferentes atividades de lazer e autocuidado fazem com que a modalidade cresça cada vez mais.

Mesmo que todos esses elementos chamem atenção de todos os tipos de pessoas, alguns hóspedes se destacam. Veja a seguir.

Viajantes a negócios

Quem viaja a trabalho costuma reservar estadias mais curtas. Para um compromisso de apenas um dia, por exemplo, o day use é mais vantajoso financeiramente do que uma diária comum.

A modalidade é a alternativa ideal para relaxar em meio aos compromissos profissionais, mas sem comprometê-los e ainda gastando bem menos.

Casais em busca de privacidade

Um hotel tem tudo a oferecer para um casal em busca de um momento especial a dois. Sair da mesmice não é apenas algo positivo para o relacionamento, mas também para a saúde mental individual dos hóspedes.

Jantares românticos e tratamentos de spa são apenas algumas das experiências que um casal pode curtir.

Moradores da região

Quem mora perto dos estabelecimentos que oferecem o day use costuma aproveitar a modalidade com certa frequência, seja nos finais de semana ou até mesmo nos dias úteis.

Isso é ótimo para garantir programações diferentes que não se resumem a atividades mais tradicionais, como cinema ou passeios no shopping.

Famílias com crianças são particularmente beneficiadas, já que as piscinas, serviço de praia, área kids e atividades recreativas supervisionadas por monitores qualificados são opções ideais para gastar a energia dos pequenos.

Trabalhadores remotos

Profissionais que não precisam estar de corpo presente nas empresas podem sair de casa e trabalhar em um ambiente diferente. 

Hoje em dia, é normal que todas as áreas de um hotel ou qualquer outro estabelecimento de hospedagem tenham conexão com internet de qualidade – o que significa que a rotina de trabalho não é prejudicada. 

Já a mudança de ares pode fazer maravilhas para a disposição e produtividade. No final do expediente, ainda sobre um tempinho para curtir os serviços do day use.

Como o day use pode ser aplicado no seu negócio?

Algumas estratégias específicas são importantes para implementar o day use em hotéis e outros tipos de hospedagem, como:

  • Pesquise o mercado da região em que o estabelecimento se encontra e converse com os hóspedes para entender suas preferências e necessidades
  • Determine valores atrativos para os clientes, mas que não prejudiquem o caixa da empresa, sempre lembrando que o day use é mais econômico que uma diária tradicional
  • Certifique-se de treinar os colaboradores para que o serviço e atendimento tenham o máximo de qualidade possível
  • Desenhe estratégias de marketing para divulgação da modalidade, garantindo que o público compreenda suas vantagens e funcionamento
  • Crie um sistema de identificação para distinguir os hóspedes comuns dos clientes de day use, como pulseiras de cores diferentes, por exemplo

Outros elementos também são de grande importância para o sucesso do day use, especialmente no que diz respeito a aproveitar oportunidades.

Festas de fim de ano

As festas de fim de ano configuram o período de maior movimentação turística. De acordo com informações da HotéisRIO e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), a ocupação hoteleira no Réveillon do Rio de Janeiro em 2023 foi de 87,13%, com destaque para Ipanema, Leblon, Leme, Copacabana, Barra da Tijuca, Flamengo e Botafogo.

Isso representa uma ótima oportunidade de negócios. Além das hospedagens convencionais, o day use pode ser oferecido como uma alternativa para clientes com agendas ou orçamentos mais apertados.

Baixa temporada

Por outro lado, a baixa temporada também pode ser usufruída. Para atrair clientes nos meses de menor fluxo turístico – de março a junho e de agosto a novembro –, opções mais baratas são boas soluções.

O day use, portanto, é um ótimo chamariz para aquecer os negócios em um período comumente mais lento. 

Sazonalidade

Sem contar Natal e Ano Novo, outras datas comemorativas também despertam o interesse dos turistas:

  • Carnaval
  • Páscoa, Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa
  • Tiradentes
  • Dia do Trabalho
  • Dia das Mães
  • Dia dos Pais
  • Dia dos Namorados
  • Corpus Christi
  • Independência do Brasil
  • Nossa Sra. Aparecida/Dia das Crianças
  • Finados
  • Proclamação da República

Vale também ficar de olho no calendário de feriados estaduais ou municipais. Em São Paulo, por exemplo, o aniversário da cidade (25 de janeiro) pode ser explorado pelos hotéis. Já em relação a um day use no Rio de Janeiro, o Dia de São Jorge (23 de abril) é marcado pela busca dos cariocas por lazer e entretenimento.

Por fim, o setor hoteleiro deve ficar de olho em eventos com potencial para atrair turistas, como festivais de música (Rock in Rio, Rock the Mountain) e competições esportivas (Rio Open, jogos decisivos de futebol).

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