Curiosidades sobre o Catar

12 min. leitura
Curiosidades sobre o Catar

O Catar está sendo um dos maiores assuntos do momento em todo o mundo, isso porque não estamos falando de um simples país, mas daquele que sedia a 22ª edição da Copa do Mundo, que está acontecendo em Doha, capital do Catar, nos Emirados Árabes. 

Desde que foi anunciado como país sede desta edição do maior torneio de futebol de todo o mundo, o país tem se preparado para receber as 32 seleções ao redor do mundo e os milhares de turistas que visitam a capital para ver os jogos ao vivo. 

Entretanto, ao mesmo tempo que o país começou a se preparar para tal ação, as pessoas ao redor do mundo também começaram a pesquisar mais sobre esse país e entender um pouco sobre o que formava essa nação, e isso inclui traços como: 

  • Religião;
  • Cultura;
  • Hábitos;
  • Costumes;
  • Gastronomia;
  • Música;
  • Lazer;
  • Educação;
  • Profissões;
  • Rotina;
  • Clima;
  • Política;
  • Entre outros. 

Assim como todo país ao redor do mundo, o Catar possui a sua própria cultura, a sua forma de governar e de se organizar, que por mais que tenha gerado um grande choque na maioria das pessoas, é a maneira como vivem e que precisa ser respeitada por todos. 

O país se preparou e recebeu os jogadores da melhor forma possível, com transporte confortável, hotéis de luxo que contam com uma portaria 24 horas que garante a segurança deles e pratos deliciosos que reforçam a cultura única do país.

O choque em relação à cultura do Catar foi grande por diversas razões, alguns se surpreenderam com a forma como as mulheres e os homens se vestem, outros pelas regras e também pelas proibições que existem no país. 

Por lá, o homossexualismo é tido como um crime, esse é um dos exemplos que chocaram os visitantes e que até geraram grandes debates entre grupos sociais e até mesmo protestos realizados por torcedores e jogadores dentro do campo. 

O fato é que o Catar tem sido um país que não sai da boca do povo, e eles estão aproveitando a fama, pois se trata de uma nação que, até então, era escondida e pouco conhecida, mas hoje, todos já sabem o que é o Catar. 

Conhecidos por sua riqueza e tecnologia que permite o acesso de câmeras de monitoramento pelo celular, ainda são poucos os que realmente conhecem a história do país e as curiosidades que o cercam.

Tendo isso em vista, hoje iremos entender um pouco mais sobre o Catar e as curiosidades que rondam esse país e que fazem com que ele seja tão único e peculiar em todo o mundo e, agora, conhecido através da Copa. 

Entenda como o Catar é visto no mundo 

Antes de qualquer coisa, é importante que você entenda como o Catar era visto pelo mundo antes de sediar a copa neste ano e como o país passou a ser visto por outras nações após a grande fama que vem ganhando com o torneio. 

Pois bem, como mencionamos anteriormente, o Catar era um país mais escondido, ou seja, era um lugar que não recebia tantos turistas e nem estava no topo dos desejos de lugares a serem visitados como outros dos Emirados Árabes, como Dubai. 

Entretanto, esse não era um problema, pois o país sempre teve uma grande fortuna em seu território, contando com uma empresa de portaria e diversos outros tipos de negócio, se tornou uma grande potência mundial, mesmo que desconhecida.

Após ser anunciado como o país sede da Copa do Mundo 2022, o país começou a ser mais conhecido por todo o mundo e, consequentemente, as pessoas passaram a pesquisar mais sobre ele e sua realidade dividiu muitas opiniões. 

O país é um dos mais ricos do mundo, com construções luxuosas e ouro pelas ruas, a arquitetura e a economia do país deixa muitas pessoas boquiabertas com tamanha riqueza acumulada naquele pequeno espaço. 

Por outro lado, os costumes fizeram com que muitos países não vissem o Catar com bons olhos, pois é uma nação muito devota à sua religião e, por isso, acabam cometendo ações que não são validadas em outros países, como a homofobia e o machismo. 

Assim como no Brasil contamos com a melhor fábrica de tinta epoxi, é claro que também fazemos parte de um país que possui os seus defeitos para os estrangeiros, mas que estão longe de chocar com tamanha decepção quanto o Catar chocou seus visitantes.

Aqui, é válido reforçar que o nosso objetivo não é difamar o país e muito menos o que acontece dentro dele, pelo contrário, toda e qualquer cultura deve ser respeitada, ainda mais quando se está dentro do país em questão. 

Com isso, conseguimos entender que o país divide muitas opiniões ao redor do mundo, mas é impossível falar mal de sua economia e riqueza, pois isso, o Catar tem de sobra e usa a visibilidade da copa para reforçar tais poderes. 

7 curiosidades sobre o Catar 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Catar e sobre como o país é visto externamente, chegou o momento de conferir algumas curiosidades desse país e entender o que faz dele essa nação tão única no mundo. Confira: 

1 – O país é bem pequeno 

 A primeira delas diz respeito ao tamanho do país, que é bem menor do que poderíamos imaginar, e mesmo contando com grandes pontos de vendas e quiosques para shopping com um espaço agradável para os visitantes, a nação é pequena.

Todo o país mede cerca de 11 mil quilômetros, para se ter uma ideia, essa é a metade do estado de Sergipe, que é tido como o menor estado do país, ou seja, o Catar consegue ser da metade do tamanho do menor estado brasileiro, ou seja, muito pequeno. 

2 – Possui o aeroporto mais luxuoso do mundo 

Mas o que falta de espaço, sobra de riqueza, pois o país conta com o aeroporto mais luxuoso de todo o mundo, falamos do aeroporto Internacional de Hamad, que fica em Doha, capital do país e que recebe todos os visitantes da copa. 

O aeroporto é gigante e possui até mesmo passeios gratuitos pela cidade, acomodações e comida gratuita para quem está fazendo uma longa viagem e faz uma conexão em Doha, é uma oportunidade de desfrutar um pouco dessa beleza.

3 – Na maioria dos estados, o álcool é proibido 

Outra curiosidade que veio à tona durante a copa é que em alguns estados do Catar, o álcool é proibido. Segundo eles, isso acontece para garantir a segurança de todos, assim como os profissionais aqui no Brasil usam luvas EPI antes do trabalho.

Durante os jogos da copa, isso foi muito discutido, pois não era permitida a entrada e nem a compra de bebidas alcoólicas dentro dos estádios, mas pensando pelo lado positivo, tal ação evitou que muitas coisas ruins acontecessem devido ao efeito do excesso de álcool.

4 – Domingo é dia útil 

Além disso, existe mais uma curiosidade que você provavelmente não deve saber e que te deixará muito surpreso. No Catar, a semana começa no domingo, mas quando falamos disso, nos referimos ao dia útil, por lá, o domingo é a nossa segunda. 

No país o fim de semana começa na sexta e termina no sábado, diferente do Brasil, que começa no sábado e termina no domingo, por lá, os domingos já são dias úteis e as quintas são as nossas sextas. Sabia dessa? 

5 – É um dos países mais seguros do mundo 

Por ser um país pequeno e que acumula muita riqueza que provém de famílias poderosas, donas de empresas que trabalham com limpeza de fachadas e grandes multinacionais, o país é tido como um dos mais seguros do mundo.

Por lá, é raro acontecer algum caso de roubo, furto, homicídio ou qualquer outro crime que, infelizmente, é comum no Brasil e em outros países. Grande parte disso se deve às leis rígidas aplicadas pelo país e as penas que os criminosos podem sofrer, se forem pegos. 

6 – As casas seguem uma cor padrão 

Além disso, outra curiosidade que só é percebida por quem passeia pelo país, é a padronização de casas tradicionais em algumas cidades e bairros, que seguem uma mesma cor, normalmente, um nude areia. 

Tal cor é vista como um tom chique e minimalista, que segue a proposta luxuosa e fina pregada e vivida no país, por isso, as casas que se posicionam uma ao lado da outra nas ruas possuem o mesmo tom de tinta. 

7 – O islamismo é a principal religião 

Por fim, mas longe de ser menos importante, o islamismo é a principal religião do país, isso não quer dizer que seja a única, mas é a que a maioria segue e que traz paz para quem acredita, assim como uma consultoria empresarial traz paz para o empreendedor

O islamismo é uma religião que divide opiniões pelo mundo, pois existem os que são mais flexíveis e os radicais, que levam os ensinamentos do livro sagrado da religião ao pé da letra e acabam cometendo atrocidades em nome dela. 

Felizmente, o Catar tem sido um país bem mais flexível e o convívio com outros países e a abertura para a chegada de turistas tem feito com que muitos moradores do país repensem sua forma de agir. 

Considerações finais 

Dessa forma, é possível entender que todo país possui a sua própria história e que precisa ser respeitada, independentemente do que você acredita ou não, e que com respeito, amor, empatia e educação, conseguiremos conviver com o diferente e com harmonia. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

MARCADO: , ,
Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso