O Catar nunca esteve tão visível aos olhos mundiais quanto neste ano, devido, é claro, a ser o país a sediar a Copa do Mundo 22. Muitos nunca haviam falado no país localizado na Ásia Ocidental, na península Arábica (região do Oriente Médio).
Um país de cultura bastante diversificada, apesar de ser semelhante aos outros países próximos no que diz respeito a vestimentas e costumes. No entanto, por conta da influência religiosa, é preciso ter atenção a alguns aspectos e características inerentes a população do Catar antes de viajar durante a Copa.
Vamos então dar 5 dicas que podem facilitar o seu convívio durante os dias do torneio.
A Moeda Oficial é o Rial Catarense
Atrelada ao dólar americano, a moeda local equivale a uma pequena variação, valendo cerca de 3.64 riais catarinenses (conversão para $1.) No entanto, não é inteligente sair do Brasil já com a moeda em mãos, mas sim fazer a troca quando se chegar ao país. Você pode então levar dólares ou euros, ou então usar algum tipo de carteira virtual.
Usar Roupas de Banho Só É Permitido em Praias Privadas
O tópico sobre Vestimentas é um dos mais polêmicos quando se trata de viajar a um país árabe. E no Catar não seria diferente.
É preciso se vestir de modo adequado, principalmente em praias públicas, onde é proibido o uso de biquínis, sungas ou qualquer tipo de roupa de banho (até mesmo maiôs). Com isso, é possível usar uma camiseta por cima do traje de banho, cobrindo o colo e ombros, além de bermudas ou calças.
Entretanto, esta regra não se aplica às praias privadas, onde os trajes estão permitidos.
Não É Permitido Beijar ou Abraçar em Locais Públicos
O brasileiro, caloroso como é, vai precisar se policiar e muito! As tradições muçulmanas são bem conservadoras, e esse tipo de demonstração acaba não sendo visto com bons olhos pelos locais, mesmo que se veja que são turistas mostrando este tipo de comportamento.
Andar de mãos dadas é permitido, mas esse acaba sendo o limite.
O Jejum é Feito Durante o Ramadã
No período mais sagrado para os muçulmanos, o Ramadã é seguido à risca pelo povo local, o que pode acabar por afetar a vida do turista que fica proibido de ingerir qualquer tipo de alimento em locais públicos.
Homens Desacompanhados Usam Outro Vagão no Metrô
Um homem desacompanhado de sua esposa não pode usar o vagão determinado para a Família (ou um casal) e mulheres desacompanhadas. Assim, deve-se usar a cabine denominada Standard.