CRM para ecommerce: Tudo o que você precisa saber

Redação
6 min. leitura

Você já ouviu falar no CRM? Apesar de ser confundida com o termo médico, que é a mesma sigla, porém na realidade, é uma palavra em inglês utilizada para nomear uma ferramenta do marketing digital. 

Portanto, o CRM significa Customer Relationship Management, que em sua tradução para a língua portuguesa diz “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. 

Para a área do marketing, essa é uma ferramenta bem importante que tem o poder de potencializar as estratégias da área adotadas pela companhia. 

Um exemplo é o marketing de conteúdo, tornando o conhecimento do cliente e da persona da empresa, mais completo e rico, para que ela consiga de fato atingir o consumidor. 

Tendo essas informações como pano de fundo, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o crm simples

Além de aprender como utilizar essas plataformas e implementadas no dia a dia de sua empresa, tendo conhecimento a respeito de seus principais benefícios para que possa construir uma corporação que acenda no mercado e alcance o sucesso. 

O que é um CRM

O CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, no português) nada mais é do que uma ferramenta, assim como já mencionado anteriormente. 

Ela tem como principal objetivo conseguir transformar o relacionamento com os clientes, só que cada vez mais personalizado. 

Na prática, isso significa que a ferramenta é responsável por gerenciar todo o processo de conexão entre uma empresa e seus consumidores. 

Portanto, ela visa prover a companhia a fidelização daqueles consumidores atingidos, muitas vezes, por uma das estratégias do marketing digital. 

Sendo assim, é possível afirmar que o CRM vendas, ou um gratuito também, pode ser categorizado como uma forma de administrar o relacionamento entre a companhia e seus clientes para que todo esse gerenciamento possa ser cada vez mais ágil e prático, características essas que são valorizadas pelo consumidor digital. 

Em suma, quando a companhia escolher fazer o uso do CRM, isso significa deixar todo o trabalho mais rápido e extinguir atos como coletar informações sobre os consumidores e as organizar, faz a automatização de todos os contatos futuros entre empresa e cliente e etc. 

Para que serve o CRM

Assim como já mencionado anteriormente, essa ferramenta vai servir como a responsável pela criação de um bom relacionamento com o consumidor. 

Basicamente, o seu modus operandi vai ser a construção de um software capaz de colher e armazenar todos os dados de seu cliente e construir um perfil deles. 

Dessa forma, além de ter uma análise mais assertiva, é possível conhecer seu público-alvo de uma forma íntima para que seja possível estabelecer novos produtos, estratégias de marketing e até mesmo um melhor atendimento pautado na personalização. 

Vale lembrar que cada vez mais os consumidores digitais têm valorizado companhias que entendem a importância da humanização e da personalização de seus negócios. 

Então, elas buscam atingir o consumidor com produtos e serviços que realmente conversam com ele e podem atingi-lo. 

Além disso, essa é uma ferramenta que pode ser encontrada até mesmo de uma forma gratuita e te ajuda a potencializar outras estratégias, como por exemplo o pipeline de vendas.

Isso porque, uma vez que conhece de forma íntima os seus clientes, a escolha por estratégias ou pela criação de conteúdo fica cada vez mais assertiva, tendo o poder de realmente impactar aquela pessoa ou clientes. 

Tudo que você precisa saber sobre CRM para ecommerce

Além de ter conhecimento sobre as funções do CRM e seu poder de potencializar outras estratégias e ferramentas, como o app funil de vendas, é preciso também ter conhecimento sobre todos os possíveis benefícios dela. 

Portanto, confira a seguir alguns dos principais benefícios do CRM e entenda a importância de adquirir esse tipo de plataforma para sua empresa. 

Isso tudo acontece mediante as possibilidades de crescimento e lucratividade que ele pode gerar e transformar o sucesso de sua companhia em uma realidade. 

  • Lucratividade; 
  • Redução no CAC (custo de aquisição de clientes); 
  • Engajamento da base de clientes; 
  • Fidelização dos clientes com uma linguagem One-to-one; 
  • Cria embaixadores da marca. 

Ao ver e analisar todos esses benefícios, é possível ver e analisar como é lucrativo adquirir um CRM para sua empresa. 

CRM na prática

É importante ter noção de que é preciso usar a ferramenta e avaliar seus dados e diagnóstico, bem como buscar engajar seus clientes para que eles possam prover as informações necessárias ao CRM. 

Dessa forma, é sempre preciso aplicar mudanças e feedbacks para entender se essas realmente são as melhores estratégias e dessa forma conseguir ir se redirecionado para atingir o caminho certo rumo ao sucesso. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso