Consumo de legumes e verduras segue baixo

Aldair dos Santos
Aldair dos Santos - Social
5 min. leitura

Apesar de serem essenciais para o bom funcionamento do organismo, o consumo ideal não chega nem a 50% da população brasileira

Uma pesquisa realizada pelo Covitel 2023 (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia) mostra que menos da metade da população brasileira consome legumes e verduras regularmente, ao menos cinco dias na semana.

A faixa etária que mais visita o hortifruti e dá valor para os produtos naturais é a dos mais de 65 anos. Por outro lado, os que menos consomem frutas, legumes e verduras são os jovens entre 18 e 24 anos.

O estudo também mostra que as mulheres são as que mais valorizam uma dieta saudável e considerou também o nível de escolaridade. Quanto maior, mais interesse em alimentos naturais existe. No entanto, esses alimentos são importantes para a saúde e deveriam ser parte do cardápio.

Benefícios do consumo de legumes e verduras

As verduras e os legumes são ricos em antioxidantes, fibras, proteínas, aminoácidos, vitaminas e água. Todos esses elementos são importantes para um bom funcionamento do organismo.

Com isso, quem consome os alimentos diariamente vai observar um melhor funcionamento do sistema digestivo, redução na pressão arterial e nos níveis do colesterol ruim, melhora do sistema imunológico, além do aumento da saciedade.

A ingestão ideal e recomendada é de cinco porções de frutas, legumes e verduras, mas você não precisa focar exclusivamente em um tipo. Os lanches da tarde e o café da manhã podem incluir as frutas, já o almoço e o jantar um pouco de verduras e legumes.

Como incluir esses alimentos na dieta

Incluir os legumes e verduras na dieta pode parecer desafiador, ainda mais entre as crianças e adolescentes. Apesar disso, com algumas dicas, fica mais fácil aumentar o consumo gradualmente:

Recheie a pizza com vegetais

Não é preciso abrir mão de outros alimentos, principalmente aqueles que fazem parte do final de semana. O truque está em fazer substituições. Quando for fazer ou encomendar uma pizza, aposte na massa fina e peça um recheio de vegetais e legumes, como abobrinha, brócolis e rúcula acompanhados de tomate.

Misture legumes ou vegetais no arroz

O arroz fica ainda mais gostoso com um ingrediente extra. Durante o preparo, pouco antes da água secar, experimente adicionar pedaços de couve-flor, brócolis ou cenoura ralada. Na finalização, a cebolinha picada também é muito bem-vinda.

Aposte em um sanduíche natural

Vai preparar um lanchinho para você ou para as crianças? No lugar do pacote de bolachas, faça um sanduíche natural, com recheio de frango com cenoura e algumas folhas de alface. Se quiser se arriscar em um sabor mais forte, uma folha de rúcula também é indicada para o lanche.

Tempere a salada e crie molhos

O problema com as folhas e saladas é o sabor? Saiba que os temperos são ótimos aliados para te ajudar a incluir as verduras na alimentação. Prepare molhos como o molho tártaro e tenha em casa: shoyu, azeite de oliva ou vinagre. Variedade na salada também ajuda, então traga tomate, alface, cenoura, couve, agrião e tudo o mais que deseja experimentar.

Aposte no suco verde

Outra forma de consumir as verduras é por meio dos sucos. Se você é fã de frutas, mas faz cara feia ao ouvir falar de couve, saiba que é possível mudar isso. Basta preparar sucos que misturem frutas que você gosta com verduras como couve, brócolis e até alface.

Impactos negativos do baixo consumo

Comer poucas verduras e legumes traz consequências para o seu corpo. Principalmente se você estiver bem abaixo da média mínima recomendada. A prisão de ventre é o sintoma mais comum enfrentado, mas outros problemas aparecem depois.

Tumores, obesidade ou ganho de peso excessivo, problemas cardíacos, distúrbios metabólicos e até de visão.  Basicamente, quem deixa de incluir os alimentos no cardápio acaba abrindo mão de uma vida longa e saudável.

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso