Um financiamento é um recurso muito importante para vários momentos da vida, seja para comprar uma casa ou um automóvel, por exemplo.
Ou seja, o financiamento é um verdadeiro alívio para várias ocasiões e situações da vida e muitas pessoas obtêm recursos importantes através desse meio.
Porém, você sabe quais são os principais tipos de financiamento? Essa dúvida costuma surgir bastante. Afinal, o financiamento é uma boa forma de conquistar um bem ou serviço quando não se tem todo o valor em dinheiro.
Por exemplo, quando uma empresa quer melhorar o seu serviço e contrata uma terceirizada de limpeza de fachada predial, o financiamento pode ajudar a gerar fluxo de caixa para pagar esse tipo de contratação.
Porém, de fato, para fazer um bom negócio, é preciso saber analisar as alternativas, bem como conhecer as taxas de juros, taxas e prazos para definir a melhor opção para o seu caso. Todos esses e outros fatores influenciam na compra.
Caso tenha se interessado pelo tema e quer saber mais sobre os tipos de financiamento que existem no mercado para escolher o seu? Então, continue lendo o post para entender todos os detalhes.
O que é financiamento?
Financiamento é um produto financeiro oferecido pelos bancos aos interessados em comprar algo específico, seja cortina de vidro de correr ou um automóvel, por exemplo. Geralmente é algo de alto valor, como uma casa, um carro ou um curso universitário.
Diferentemente de um empréstimo pessoal, onde é feita uma análise de crédito e o dinheiro é liberado para uso gratuito, no financiamento, deve comunicar o motivo de sua solicitação e também apresentar garantias de que irá pagar.
O dinheiro necessário para o financiamento é usado justamente para a compra de bens de alto valor, como casa, apartamento, terreno, carro, máquinas de trabalho, pagamento de faculdade e muito mais.
Quais são os riscos do financiamento?
Cada produto de Financiamento tem suas vantagens, como a possibilidade de comprar um bem de alto valor, mas também tem desvantagens e riscos.
Por isso, separamos alguns desses principais riscos para entender se é realmente para você e se faz sentido para a sua realidade.
- Atraso no pagamento das parcelas;
- Muita burocracia;
- Necessidade de conceder garantias;
- A possibilidade de perder o bem.
Ou seja, esses são os principais riscos que obtém o financiamento, Afinal, o atraso no pagamento das parcelas, por exemplo, pode ser algo que pode ocorrer devido a alguma urgência, perda de emprego ou qualquer outro motivo urgente.
Portanto, independente se trabalha com elaboração de laudo técnico ambiental, ou como gerente em uma empresa de comunicação é importante se atentar a todas as possibilidades financeiras e de garantias antes de fazer um financiamento.
Como em qualquer produto financeiro que envolva empréstimo de dinheiro, esses são os riscos de atrasar seus pagamentos ao banco ou instituição financeira.
Isso gera diversos outros problemas, como ter que pagar juros atrasados, aumento de juros e taxas, diminuição do score de crédito e pode até chegar ao nome sujo.
Diante disso, independente se trabalha com instalação de software personalizado, ou como colaborador técnico de uma empresa multinacional, é importante avaliar todos os critérios e condições antes de contratar um financiamento e evitar esses riscos.
Tipos de financiamento: Conheça
Agora que sabe o que é um financiamento, quais as concessões e quais os principais riscos, vamos conhecer os principais tipos que existem no mercado financeiro. Basicamente, os mais comuns são:
- Financiamento de veículos;
- Financiamento estudantil;
- Financiamento imobiliário;
- Arrendamento;
- Financiamento coletivo;
- SFH (sistema de financiamento habitacional);
- Cartão de garantia;
- Autofinanciamento (Consórcio);
- Antecipação de recebíveis;
- Microcrédito;
- FINAME (Financiamento de Máquinas e Equipamentos).
Desse modo, vamos conferir alguns tipos desses financiamentos com mais detalhes de uma forma aprofundada.
Financiamento de veículos
Esse é de fato um dos principais tipos, se não o principal que as pessoas fazem, sejam as que trabalham com fusão fibra óptica preço, médicos, ou qualquer outro profissional que tenha renda mensal para pagar as mensalidade.
O financiamento de veículos é um tipo de empréstimo que atende quem quer comprar um veículo, mas não tem o valor total para comprar à vista.
É ótimo para quem quer comprar um carro novo, mas também para quem quer um veículo semi-novo ou usado, o importante é que esteja em bom estado e atenda as necessidades de cada um.
Existem carros de todos os tipos para serem financiados, que possuem rastreamento carros pela placa, equipamentos e acessórios completos, e muito mais.
Financiamento estudantil
O financiamento estudantil é um empréstimo destinado a cobrir o custo do ensino superior nas instituições privadas.
Quase todas as instituições que oferecem esse produto de empréstimo permitem que o aluno comece a pagar após a conclusão do curso escolhido.
Um grande exemplo de financiamento estudantil é o programa do governo conhecido como FIES, ou Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
Financiamento imobiliário
O financiamento imobiliário é um tipo de empréstimo monetário que as instituições financeiras concedem às pessoas que desejam comprar, construir ou reformar imóveis.O objetivo pode ser morar ou alugar para terceiros.
Porém, independentemente da finalidade do financiamento imobiliário, é importante averiguar se atende as necessidades, como por exemplo, se possui estrutura para instalação de elevador comercial, em caso de financiamento de prédios.
Financiamento coletivo
O financiamento coletivo, que é quando um grupo de pessoas cooperam financeiramente para a realização de um projeto, seja ele social, cultural, educacional, etc.
Isso significa que esse tipo não é oferecido exclusivamente por instituições financeiras.
SFH (sistema de financiamento habitacional)
O SFH significa Sistema Financeiro Habitacional e se trata de um financiamento oferecido pelo governo para apoiar a compra, construção ou reforma de imóveis.
Com diversos benefícios, como a utilização do FGTS para redução do valor das amortizações em até 35 anos, o programa conta com a CAIXA para facilitar o financiamento.
E cobre os custos de construção e equipamento de segurança para o projeto da construção da casa.
Cartão de garantia
Um título é outro produto oferecido por instituições financeiras e utilizado por consumidores que buscam, por exemplo, alugar um imóvel.
A carta de financiamento garante segurança e evita atrasos, afinal, ela garante que o consumidor que aluga o imóvel manterá os pagamentos em dia.
Quem emite essas cartas são os bancos, então ao usar esse produto, você começa a pagar o aluguel direto para o banco e não para o dono do imóvel que alugou.
Autofinanciamento
Com o autofinanciamento, não há instituição financeira que forneça o valor integral para a compra de bens. É realmente sobre você e um grupo de pessoas que pensam parecido, financiando um bem como um carro.
O produto de autofinanciamento mais famoso é o consórcio, em que você paga um valor mensal para uma empresa e espera o seu bem sair.
Antecipação de recebíveis
O financiamento antecipado é para as empresas obterem capital de giro no curto prazo. Funciona assim: a empresa pede às instituições financeiras o recebimento antecipado de receitas futuras já garantidas, como vendas a prazo ou cheques pagos, entre outras coisas, por meio de cartilhas.
Microcrédito
Outro empréstimo é um microcrédito produtivo orientado também para empresas e é destinado a empreendedores formais (ex: MEI), autônomos e pequenos empreendedores.
Essa linha de crédito é oferecida por instituições como Caixa Econômica, Banco do Brasil ou BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O objetivo é abrir ou expandir um pequeno negócio. Por ser uma quantia pequena, a taxa de juros também é baixa.
FINAME
FINAME significa Fundo Financeiro para Aquisição de Máquinas e Equipamentos Industriais.
Somente empresas sediadas no Brasil podem solicitar financiamento e, como o nome sugere, tem como objetivo principal a compra e venda de máquinas para empresas.
Quem pode obter financiamento?
Teoricamente, qualquer pessoa pode solicitar, para isso basta ter a documentação necessária, que é solicitada pela instituição financeira que empresta o dinheiro.
Para grandes financiamentos, como imóveis, costuma haver algumas regras especiais, como ser maior de 18 anos, não ter restrições de crédito (ou seja, não estar negativado no Serasa) e ter renda comprovada para quitar.
Como calcular a amortização do seu empréstimo?
Na hora de pensar em parcelar, é importante saber que é possível fazer o cálculo por diferentes sistemas. Existem três diferentes: o de cronograma de custos, o de SAC (ou amortização constante) e o SAM.
Para chegar a este valor fixo de amortização, os juros são calculados sobre o gasto total do empréstimo.
Porém, as amortizações são realizadas da seguinte forma: a primeira destina-se a pagar os juros, enquanto a segunda amortiza o valor da própria dívida ( o dinheiro emprestado do banco).
Geralmente, o primeiro pagamento vale mais porque tem uma taxa de juros mais alta e o restante custa o mesmo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.