De uma maneira geral, a sociedade passa por frequentes processos de mudança, adaptando-se às novas ferramentas que surgem com suas diferentes aplicações. O mesmo pode ser dito sobre o mercado financeiro, que atualmente trabalha com o Open Banking.
A longo prazo, essa nova estratégia do setor econômico promete revolucionar as relações executadas pela área de negócios como um todo, principalmente em relação à conexão entre uma empresa e o seu público por meio de transações elaboradas.
Algo que permite com que uma instituição financeira tenha acesso às novas possibilidades dentro do mercado, a permitindo conhecer melhor o seu público, o que leva a oferta de oportunidades otimizadas para a audiência com que esse banco busca trabalhar junto.
Um conceito que pode ser positivo também para o meio empresarial, tal como uma empresa de tratamento de piso, que por meio do conceito de um mercado financeiro mais aberto pode realizar diferentes transações, além do investimento em si mesmo.
Como no acesso a um processo otimizado de financiamento, de acordo com os benefícios oferecidos não só por uma instituição financeira, mas também por diferentes agências que podem se destacar com ofertas de juros diferentes, disputando pela atenção da empresa.
Com o auxílio dessa ideia de um mercado mais transparente, que se comunica entre si de maneira mais clara e eficaz, é possível até mesmo negociar suas dívidas entre diferentes companhias de crédito de acordo com os serviços que ali forem oferecidos.
O que permite até mesmo que uma empresa prestadora de serviços de segurança do trabalho possa apresentar uma maior variação de formas de contratação ao seu público, por meio do auxílio que uma companhia de base financeira pode oferecer.
Mas para que seja possível trabalhar com os benefícios disponíveis através do conceito de Open Banking, primeiro é preciso entender como ele funciona.
Open Banking: um novo modelo de mercado
Assim como acontece em outras áreas, o setor financeiro também passa por um processo frequente de transformações, acompanhando as novas ferramentas disponíveis na sociedade como um todo. No entanto, essas mudanças são cada vez mais constantes.
Uma reação direta ao rápido desenvolvimento de novas tecnologias, capaz de oferecer um conjunto de oportunidades para os mais diversos mercados, como o destaque que vem sendo dado aos canais digitais, por exemplo.
Plataforma onde é possível realizar um número amplo de atividades, permitindo também uma maior relação entre as empresas e o seu público, já que ambos passam a compartilhar as mesmas ferramentas diante do acesso a um mesmo canal de interação digital.
Situação capaz de facilitar com que um usuário busque na internet pelos serviços de uma empresa de montagem de painéis elétricos SP, sendo rapidamente direcionado até o contato de companhias que trabalham com esse tipo de serviço.
Uma relação ágil capaz de trazer benefícios para ambos os lados envolvidos nessa transação, do público ao mercado. Vantagens essas que se expandem também para os mais diversos tipos de setores, inclusive para o financeiro.
E dentro desse processo de renovação do meio econômico, é possível citar algumas novidades que vêm sendo trabalhadas no cenário nacional pelo Banco Central, como as transações via PIX e o conceito do Open Banking.
No caso do Open Banking, trata-se de um conceito associado à ideia de um sistema financeiro aberto, no qual as instituições financeiras podem trocar entre si um conjunto de informações acerca das transações executadas em suas respectivas áreas.
Um compartilhamento de dados que permite uma maior flexibilidade tanto para o mercado como para os seus clientes, sendo possível trabalhar com uma agência bancária e trocar para outra, na mesma medida que suas informações bancárias são mantidas.
Tudo isso através de um sistema seguro por meio de um API (Application Programming Interface), uma interface de programação voltada a aplicações, que funciona através de um conjunto de padrões e rotinas a serem executadas dentro de um único sistema.
Ação que garante a proteção dessa rede da mesma forma em que uma empresa de instalação elétrica industrial atua com o estabelecimento de uma rede elétrica segura, sem o perigo de alguma descarga de energia ou algo de origem similar.
Cenário que permite com que os bancos possam utilizar de uma plataformas que, além de segura, se destaca também pelo conceito de integração, uma rede que pode estar sendo alimentada pelos dados conjuntos a serem informados por diferentes agências.
Entre as informações associadas aos clientes de diversas companhias do ramo financeiro, é possível destacar o compartilhamento de dados como:
- Endereço;
- Estado civil;
- Dados bancários;
- Investimentos;
- Empréstimos;
- Operações bancárias;
- Faturamento anual;
- Limite do seu cartão de crédito.
Ou seja, um conjunto de informações que, se bem analisadas, permitem com que uma instituição financeira possa montar um perfil bem detalhado sobre seus clientes, sejam os atuais como aqueles que apresentam algum potencial de conversão.
O mesmo tipo de trabalho que uma empresa de levantamento topográfico costuma fazer, ao usar de equipamentos tecnológicos para realizar um estudo mais aprofundado sobre uma área a ser construída.
Com a diferença de que o objeto analisado é o perfil bancário de um indivíduo, o que pode trazer um amplo número de benefícios para o mercado financeiro, assim como uma maior responsabilidade acerca do uso dessas informações.
Benefícios que o Open Banking traz ao mercado
As vantagens associadas ao conceito de Open Banking vêm se mostrando diversas, permitindo com que as companhias do ramo financeiro possam otimizar os seus serviços e, na mesma medida, oferecer novas oportunidades aos seus clientes.
Dentre esses benefícios possíveis de serem acessados graças ao Open Banking, é válido destacar:
Controle financeiro
Um dos grandes desafios envolvendo a gestão de um negócio ou até mesmo das suas despesas pessoais é o controle financeiro associado ao ritmo de entrada e saída de capital, algo que pode ser ainda mais drástico diante de certas responsabilidades fiscais.
O Open Banking pode ser positivo nesse sentido, já que é possível ter um acesso mais claro a todo tipo de transação realizada por tal indivíduo, seja uma pessoa física ou jurídica, facilitando assim com que seja iniciado um processo de melhor organização financeira.
Permitindo até mesmo que uma consultora financeira possa ajudar melhor os seus clientes, permitindo assim com que uma empresa de tratamento de piscina tenha chances de crescer no mercado, tendo um total conhecimento sobre a sua performance real.
Maior transparência
Por mais que essa comunicação entre as empresas do ramo financeiro já ocorresse antes, mesmo que um nível muito menos estruturado em relação à aplicação do Open Banking, era mais difícil para o público ter conhecimento sobre como essa troca era feita.
Nesse sentido, um dos grandes benefícios do Open Banking é justamente a maneira clara com que trabalha, exigindo uma transparência entre todas as empresas que realizam algum tipo de transação envolvendo os dados dos seus clientes.
Além dessas ações ocorrerem em uma plataforma aberta, mas ao mesmo tempo segura, é necessário também informar a um indivíduo sobre quais dos seus dados poderão ser compartilhados, contando antes com a permissão desse cliente.
Portabilidade financeira
O conceito de portabilidade tornou-se muito comum a partir do momento que ele passou a ser aplicado pelas empresas de telefonia, permitindo que um cliente pudesse manter o número da sua linha telefônica mesmo após mudar para outra operadora.
O conceito de portabilidade financeira funciona de forma similar, porém atuando com a transferências de diversas operações econômicas de uma agência bancária para outra, como o financiamento de um imóvel ou o pagamento de uma linha de crédito adquirida.
Oportunidade essa que pode ser usada para que uma empresa de raspagem de pisos de madeira possa modernizar o seu negócio a partir de um empréstimo obtido no mercado, transferindo sua linha de crédito para um banco que atua com uma taxa de juros menor.
Facilitando assim a quitação de possíveis dívidas associadas a um empreendimento, por exemplo.
Novos modelos de negócio
Se as ferramentas digitais já vêm modificando diversos modelos de negócios, o Open Banking surge para tornar essa transição ainda maior ao facilitar até mesmo a forma com que uma empresa consegue se relacionar com o seu público.
No caso das agências financeiras podendo oferecer aos seus clientes serviços de créditos personalizados de acordo com o perfil específico de cada um, da mesma forma que um serviço de paisagismo para empresa adota um design que combine com tal companhia.
Apesar de todos esses benefícios citados, existem também algumas vantagens que precisam ser citadas em relação ao conceito de Open Banking, como a questão da privacidade das pessoas.
Sendo preciso que uma companhia que passe a trabalhar com essa ferramenta saiba como adaptar os seus serviços para garantir a maior segurança possível aos seus clientes, além de garantir a permissão de tais indivíduos para analisar seus dados financeiros.
Existindo órgãos legais responsáveis justamente por fiscalizar a privacidade a ser garantida a um cliente, assim como ocorre na internet por meio da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
É importante entender e demonstrar ao público que o Open Banking é positivo para todos, e que a ideia de um mercado aberto não significa a existência de um sistema menos seguro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.