Conheça estratégias de marketing que vão ajudar seu e-commerce

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Conheça as estratégias de marketing que podem beneficiar seu e-commerce

Considerando que a internet está cada vez mais acessível para as pessoas, as empresas perceberam a necessidade de construir a sua presença digital, e com isso surgiu o marketing para e-commerce, um conjunto de estratégias para aumentar as vendas online.

Vale pontuar também que o comportamento do consumidor está mudando frequentemente, ou seja, é importante monitorar de perto esse aspecto para garantir que as estratégias tenham uma boa eficiência ao serem executadas.

Podemos dizer que o marketing para e-commerce nada mais é do que uma área do marketing focada em vendas no cenário digital, sendo uma das melhores opções para uma loja virtual aumentar suas vendas de grampo para grampeador pneumático, por exemplo.

Em resumo, o marketing digital é um conjunto de estratégias que possui o objetivo de aumentar a relevância e visibilidade de uma marca na internet. Suas vantagens, no geral, são:

  • Gerar engajamento com a persona;
  • Ganhar autoridade no mercado;
  • Segmentar o público;
  • Competir com empresas maiores.

Lógico, ao conseguir alcançar todos esses objetivos, é questão de tempo para que a marca tenha um grande aumento nas vendas. Com o tempo, é possível construir uma certa autoridade na internet, a ponto da pessoa pensar em chuveiro lava olhos e lembrar da sua empresa.

Pensando em ajudar o seu negócio a construir uma imagem digital consolidada, desenvolvemos este artigo reunindo as 10 principais estratégias de marketing para colocar o seu e-commerce no caminho do sucesso.

Entretanto, antes de começar a apresentar as estratégias, vamos primeiro entender qual a diferença entre Marketing Digital e e-commerce. Confira:

Qual a diferença entre marketing digital e e-commerce?

O marketing digital é um conjunto de estratégias que é usado no contexto digital. Já o e-commerce é um modelo de vendas adotado por lojas de roupas ou empresas que trabalham com eletroduto corrugado 3 4 e produtos específicos.

Para que você possa entender melhor, atente-se à seguinte explicação: o marketing digital engloba o planejamento e desenvolvimento de ações que são executadas no contexto digital e tem o objetivo de promover empresas, serviços e produtos.

Por outro lado, temos o e-commerce, que é um termo utilizado para identificar os comércios eletrônicos. Esse modelo de vendas pode ser entendido como o uso de plataformas digitais para realizar vendas de produtos ou serviços.

Para que as vendas de uma empresa passe por melhorias, é utilizado o marketing digital. Por isso é fundamental que você saiba o conceito por trás destes dois termos.

Qual a importância de investir no marketing para e-commerce?

Dentre os setores que mais crescem no Brasil, temos o e-commerce. Apenas em 2021, o faturamento cresceu 48,4%, o que é mais uma prova que as vendas online estão em uma ascensão.

Diante desse cenário, podemos criar a ideia de que ter um negócio online é garantia de ter boas vendas.

Considerando a atual situação do mercado, é possível notar que muitas marcas estão investindo em plataformas digitais. Esse investimento é para facilitar a venda de certos produtos, como filtro de ar para compressor e similares.

Atualmente não é difícil encontrar lojas que atuem no mercado 100% online, enquanto outros negócios preferem atuar tanto na internet quanto também no físico.

Diante disso, quem se beneficia é o consumidor, que tem as duas opções de compra. Já para as marcas, o cenário é de competitividade, onde cada empresa está empenhada em executar uma ação inovadora para atrair e reter clientes.

Ou seja, além de uma empresa fazer a venda de uma máquina de solda a laser, é necessário criar ações para fidelizar os consumidores.

Como você provavelmente já notou, as estratégias que fazem parte do marketing digital para o e-commerce contribui para melhorar a imagem da marca, além de, claro, atrair novos consumidores, o que é fundamental para garantir a lucratividade da empresa.

10 estratégias de marketing para o seu e-commerce

As estratégias que serão apresentadas têm o foco em melhorar os resultados do seu negócio na internet. Conheça-as:

1. Crie um plano de negócios bem estruturado

Para começar, você deve criar um plano de negócio bem robusto para a sua empresa. O seu negócio precisa estar bem estruturado, afinal, não adianta ter boas estratégias de marketing se não há um produto bom para ser comercializado.

Alguns aspectos podem te ajudar nessa estruturação, como aplicar a análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

Você deve identificar quais são os pontos fortes da sua empresa, além de abordar as ameaças externas, fraquezas, gargalos e quais as dificuldades que podem ser transformadas em oportunidades para alavancar o nível do seu negócio.

É por meio dessa análise que fica mais fácil definir os objetivos e os caminhos a serem percorridos para atingi-los.

Perceba que, ao decorrer deste artigo, serão apresentadas estratégias, mas tudo faz parte de um processo, como um corte e dobra de chapas e passa por algumas etapas.

Para ajudar na construção da sua estratégia, saiba que ela deve ser pautada através de objetivos claros e bem definidos.

É muito comum que uma marca crie mais de uma meta, que deve ser trabalhada em conjunto e avaliar se as ações decididas estão ajudando a chegar nos resultados propostos.

Além disso, é necessário que você entenda o seu público. Isso significa que você deve entender os seus clientes e compreender a maneira que eles se comportam.

Tudo isso favorece para que uma empresa que vende medidor de vazão ultrassônico, por exemplo, consiga fechar uma negociação com mais facilidade.

Portanto, saber quais são os gatilhos de compra, por onde eles costumam fechar negócio e como a sua marca pode auxiliar na resolução dos problemas são aspectos importantes que precisam ser abordados para que você possa conhecer o público.

2. Canais de comunicação

Quando o assunto é canais de comunicação, a maioria das empresas considera apenas os canais tradicionais, como sites e redes sociais, mas é necessário diversificar.

Você pode, por exemplo, investir em uma comunicação em e-mail e outras plataformas digitais, como o WhatsApp ou um aplicativo próprio para interagir melhor com os seus clientes.

Contudo, você precisa definir canais de comunicação que façam sentido com o seu tipo de público, ou seja, não adianta estar presente no Facebook se a grande maioria dos seus consumidores estão no Instagram.

3. Inbound marketing

Como você já sabe, existem estratégias que levam a marca até o consumidor, mas há também o inbound marketing, que é um conjunto de ações que traz o consumidor até a sua marca.

Trata-se de uma metodologia que envolve a atração, conversão, relacionamento e venda, sem a necessidade de executar ações invasivas.

Em resumo, o consumidor tem uma demanda, faz uma busca pela sua solução e por meio de conteúdos é “educado” a ponto de entender que a sua empresa é a melhor opção.

4. SEO

Outra estratégia que você pode adotar no seu negócio, é o SEO, que pode ser entendido como Otimização para Motores de Busca. Estamos falando de uma das estratégias principais, se não a mais importante dentro do marketing digital.

É através dela que um site especializado em venda de produtos, como um grampeador de madeira, por exemplo, pode conquistar um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Através das palavras-chave com alto volume de buscas, os e-commerces passam a criar conteúdos com uma qualidade maior justamente para estarem nas primeiras posições do ranking de busca. 

5. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das formas mais antigas e tradicionais para se comunicar com o cliente. Através desse canal de comunicação você pode construir bons e-mails que possam, de alguma forma influenciar a decisão de compra do seu potencial cliente.

6. Marketing de influência

Em resumo, o marketing de influência está sendo um dos principais motivos para que as empresas comecem a criar parcerias com os influenciadores digitais.

Trata-se de algumas ações que são realizadas em conjunto com esses criadores de conteúdo, que vão mostrar o seu produto/serviço para um grande grupo de seguidores.

7. Mídias pagas

Outra forma de garantir mais visibilidade para a sua marca é investir em mídias pagas, como os anúncios nas redes sociais.

8. Site seguro

Saiba que ter um site seguro também faz parte das estratégias, portanto, além de ter um site fácil de navegar, com um design bem profissional, invista em uma segurança forte para evitar fraudes e golpes.

9. Métricas de desempenho

Para que você possa entender melhor a eficiência das suas estratégias, é necessário criar métricas de desempenho para entender melhor se a execução das ações está surtindo efeitos, ou, se for preciso, realizar correções.

10. Aquisição e retenção de clientes

Saiba que as empresas devem ter um investimento contínuo em ações de aquisição e retenção de clientes através do marketing em e-commerce.

Entenda que fidelizar um cliente é mais importante. Portanto, invista em ações para dar todo o suporte necessário após ter concluído uma compra. 

Conclusão

Diante dessas estratégias, fica evidente que até a cultura da sua empresa irá passar por algumas mudanças. Tratam-se de mudanças necessárias, que irão oferecer a melhor experiência possível para o seu consumidor.

Contudo, todas as estratégias apresentadas neste artigo, em alguns momentos, podem ser difíceis de executar, e por isso vale a pena considerar a ideia de contar com um profissional de marketing para te auxiliar em todo esse processo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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