O concurso Mbeer Contest Brazil anunciou nesta terça-feira (06/12) as melhores cervejas artesanais do Mondial de la Bière 2022. Foram escolhidos 12 rótulos dentre os mais de 300 inscritos na competição pelos expositores do festival. Na solenidade, também foram premiadas as latas mais bonitas em iniciativa inédita realizada em parceria com a Abralatas – Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio. O Mondial de la Bière começa hoje (07/12) e vai até o dia 11 na Marina da Glória – os ingressos estão à venda pelo site, com exceção de sexta-feira (09/12) e sábado (10/11), que já se esgotaram.
Pela primeira vez realizado antes do início do festival, o Mbeer Contest Brazil é uma competição de degustação profissional de cerveja em que só participam os expositores do festival. Nesta edição, a carioca OverHop levou a medalha de platina, o maior prêmio da noite, com empate técnico entre os rótulos Pash e Bolo de Laranja da Tia Mey. Já os rótulos ouro ficaram com: Alpendorf (Margherita Gose), Bamberg (Rauchbier), Brewing2Go (Foguete Não Dá Ré), Cervejaria Criatura (Cervejaria Criatura), Cervejaria Dádiva (Dádiva Saison Printemps 2022), Cervejaria Noi (Noi Bárbara), Mistura Clássica (Goiaba) e OverHop com os rótulos Amora, Aeternum e Unleash the Chaos.
A comissão julgadora do concurso é formada por especialistas nacionais e internacionais em cerveja, altamente qualificados, que fazem a degustação às cegas e sem nenhuma informação do produto. Nesta edição, participaram: Fê Bressiani, Mari Maranho, Aline Ferreira, Carol Chieranda, Sérgio Marques, Pedro Ribeiro, Madu Vitorino, Ivan Ramalho e Gabriel Rocha. Não há categorias previamente definidas e, após a degustação, os jurados dão nota de 1 a 5 para aroma, sabor, sensação na boca e prazer proporcionado pela de acordo com estilo da cerveja.
Também foram anunciadas na solenidade as latas mais bonitas de acordo com três categorias: microcervejarias (produção anual de até 2,5 milhões de cerveja em latinha), médias cervejarias (produção anual de 2,5 milhões a 60 milhões de cervejas em latinha) e grandes cervejarias (produção anual acima de 60 milhões de cervejas em latinha).
Na categoria micro, as vencedoras foram: Às Mulheres (Masterpiece), Viking Imperial IPA (Odin), Helles de Curitiba (Bodebrown); Na categoria média, se destacaram: Wienbier 59 Session IPA (Newage Bebidas), Wienbier 60 APA (Newage Bebidas), Bierbaum Lager (Bierbaum). Já na categoria grande, as ganhadoras foram: Colocado Indica (Ambev), Goose Island Midway Session IPA (Ambev) e Patagonia IPA (Ambev).
As latas foram avaliadas pela comissão organizadora do concurso, por voto popular no portal da Abralatas e por uma comissão técnica, formada por profissionais de design, artes plásticas, artes visuais, marketing e merchandising. As notas envolvem critérios como beleza, criatividade, adequação ao produto e clareza na comunicação. Os vencedores foram classificados como Ouro, Prata e Bronze dentro de cada categoria.
O Mondial de la Bière é patrocinado e apoiado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), parceira dos concursos Mbeer Contest Brazil e A Lata, Grupo Petrópolis (Palco Black Princess), Saber Beber (Consumo consciente), Fast Chopp, My Tapp, White Martins, e os hotéis Prodigy e Ibis.
SERVIÇO:
Mondial de la Bière 2022
Data: 7 e 11 de dezembro;
Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, s/no, Glória, Rio de Janeiro;
Ingressos: Link
Preços: A partir de R$ 60,00;
Horário:
Quarta-feira – 16h às 23h
Quinta-feira – 16h às 23h
Sexta-feira – 11h às 00h (Ingressos esgotados)
Sábado – 11h às 00h (Ingressos esgotados)
Domingo – 13h às 22h