O conceito de pilares da educação desenvolvidos pela UNESCO deve ser conhecido pelos educadores, afinal, esses fundamentos discutem a educação e o desenvolvimento do indivíduo, mas também a tecnologia e a sociedade.
Esses pilares formam a base para o ensino e a formação dos estudantes não só em relação ao âmbito escolar, mas também para conviver em sociedade.
Portanto, aqui vamos explorar o conceito desses quatro pilares, de acordo com relatório da UNESCO, explicando um por um e, posteriormente, mostraremos para que eles servem.
Vamos então conhecer esses pilares!
Pilares da educação UNESCO: Entenda o conceito deles!
Aprender a conhecer
Sobre o 1º dos pilares da educação sobre o qual vamos falar é o “aprender a conhecer” e o seu conceito indica que tão importante ou mais do que a aquisição do conhecimento é entender como obtê-lo, ou seja, entender como obter o conhecimento.
Este pilar refere-se diretamente à necessidade do educador instruir o estudante à busca pelo conhecimento, através dos meios próprios, como é o caso do uso da tecnologia para tal.
Os educadores devem, então, incentivar os seus alunos a terem o protagonismo em relação à busca pelo seu próprio aprendizado e o despertar da curiosidade por parte dos mesmos.
O indivíduo deve buscar descobrir quais são os instrumentos do aprendizado que encaixam-se melhor no seu perfil, para garantir maior eficiência nos resultados.
Nós vivemos em uma sociedade extremamente diversa, portanto, este pilar se torna essencial por ajudar na inclusão de um número maior de indivíduos dentro do universo do conhecimento.
Veja também: Tecnologia fundamental na escola.
Aprender a fazer
Um outro pilar da educação conceito da UNESCO é o aprender a fazer, estando ele presente em muitas instituições, ainda que não seja amplamente aplicado.
Este pilar refere-se a conseguir colocar em prática aquele conhecimento que se adquiriu, afinal, não adianta apenas saber, mas é necessário entender como por aquilo no dia a dia.
O educador deve incentivar o estudante para que ele coloque em prática aquilo que aprendeu, o que pode ser em relação ao pensamento crítico ou à solução de problemas, etc.
O pilar em questão pode ser linkado ao que vimos no tópico anterior, visto que é fundamental que o indivíduo entenda como aprender e, ao mesmo tempo, como aplicar aquilo que aprendeu na prática para aperfeiçoar-se cada vez mais.
Aprender a conviver
Este pilar é visto com um dos mais complexos de se aplicar, visto que a nossa sociedade é extremamente diversa.
Vivemos em um ambiente no qual a polarização é cada vez maior, então não é algo fácil ajudar no desenvolvimento de pessoas que saibam conviver com o que é diferente.
Saber como conviver em sociedade e respeitar as diferenças é algo imprescindível para que nós possamos viver bem em um grande grupo e que possamos nos desenvolver.
Assim, é fundamental que se consiga desenvolver no indivíduo questões como respeito às diversidades, empatia e tolerância com o próximo e como ter uma comunicação que não seja violenta.
Aprender a ser
Por último, ao falarmos sobre os pilares da educação, não podemos deixar de citar o aprender a ser.
Com este pilar, é possível então conseguir um indivíduo que seja formado por completo, que aprender sobre quem são, que seja capaz de agir conforme os seus próprios valores.
Então, este é um pilar que ajuda na formação do cidadão que irá aprender a conviver em sociedade, respeitando os outros e a sua própria individualidade.
Pilares da educação: Para que os mesmos servem?
Em geral, as instituições de educação focam bastante no aprendizado de fazer e conhecer, ou seja, no ensino básico, entretanto, é necessário pensar na formação completa do indivíduo.
Sem essa visão, estamos apenas criando pessoas que acabam ficando limitadas em seu potencial de crescimento, com dificuldades de adaptação em sociedade e de construir sua independência e autonomia.
É justamente aí que entra a importância de conhecer tudo sobre os pilares da educação, pois eles vão muito além apenas do aprendizado estudantil, do ensino escolar.
O objetivo maior desses fundamentos é auxiliar no desenvolvimento dos seres humanos como cidadãos que podem ser, que podem evoluir e crescer, que podem conviver em sociedade com outras pessoas.
Todas essas são características essenciais para que a nossa sociedade possam caminhar e evoluir de uma forma eficaz e harmônica, então os pilares auxiliam na formação do cidadão para viver em sociedade.
Conclusão
Como visto aqui, os pilares da educação são fundamentos essenciais na educação de indivíduos não apenas no âmbito escolar, mas como cidadãos da sociedade.
Neste conteúdo, mostramos o que são esses pilares da educação, conforme a UNESCO, e explicamos também para que eles servem às pessoas e à sociedade também, auxiliando na formação de pessoas completas.
O que achou do texto sobre o conceito dos pilares da educação segundo UNESCO?