Como usar o podcast no marketing digital

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Como usar o podcast no marketing digital

O avanço dos meios de comunicação trata-se de algo bastante importante para o progresso na sociedade, sendo isso responsável até mesmo por como o comércio se desenvolve, tudo de acordo com as novas ferramentas e formatos disponíveis, tal como é o podcast.

E da mesma forma em que o público está conectado às novas possibilidades disponíveis, o mesmo deve acontecer por parte de quem atua no mercado, de modo a adotar as melhores estratégias disponíveis, o que inclui a oferta desses conteúdos procurados pelo público.

O que mais diferente vem acontecendo nos últimos anos é a forma em que tais mudanças vêm ocorrendo de forma cada vez mais dinâmica, sendo necessário estar a par de todas essas novidades para melhor se conectar ao público, sabendo o que interessa tal audiência.

A própria disponibilidade do meio digital é algo que deve ser considerado por parte de quem busca se destacar dentro do mercado de hoje, levando em conta que a partir da busca por por termos, como container obra aluguel preço, é que um novo cliente pode ser alcançado.

O ponto atualmente é que essas plataformas digitais vêm se tornando tão populares que pode não ser tão simples assim se destacar dentro desse cenário, sendo necessário usar das estratégias mais recentes disponíveis para conquistar a atenção de uma audiência.

É justamente nesse sentido que mostra ser tão importante estar atento sobre as tendências atuais de conteúdo, de forma a abordar em suas produções ou até no diálogo de uma marca na internet tudo aquilo que já conte com a atenção do público a se conquistar.

Estar informado sobre isso pode ser importante até para quem trabalha com qualquer tipo de segmento, como pode ser o caso de quem fornece disco diamantado para concreto, de modo a encontrar a melhor maneira de se divulgar a qualidade desse material em particular.

Mas da mesma forma em que existe uma grande concorrência junto a canais que hoje podem ser vistos até mesmo como consolidados, como é o caso das redes sociais voltadas ao vídeo, existem também outras possibilidades através de formatos mais populares.

Tudo isso nos leva a falar de um modelo específico de conteúdo que não é necessariamente novo, contudo a sua relevância vem se tornando cada vez maior, apresentando oportunidades para produtores de conteúdos e também para as empresas.

O que um podcast tem de especial?

Esse é o tipo de pergunta que alguém que nunca ouviu um podcast pode se fazer, sendo esse um questionamento importante de ser feito até por quem gerencia um negócio, levando em conta o valor desse tipo de formato para quem busca se aproximar do público.

Nesse sentido, é válido então conhecer o valor por trás do podcast, um formato que é bastante similar a um programa de rádio, tendo o diferencial de não se tratar de um conteúdo que precisa ser escutado exatamente durante sua transmissão ao vivo.

Para começar, é importante reconhecer que não necessariamente um podcast precisa ser gravado ao vivo, tratando-se de um tipo de conteúdo que pode ser editado de acordo com o interesse de quem produz esse formato que se destaca por usos diferentes do áudio.

Muitos são os formatos que podem ser trabalhados dentro de um podcast, indo do modelo mais popular, que envolve uma conversa a ser feita entre apresentadores e convidados, chegando até mesmo a produções de ficção, tudo narrado por um grupo de atores.

Nesse ponto podemos nos lembrar até mesmo dos infomerciais que eram divulgados nas rádios, com radionovelas podendo ser mantidas através de patrocinadores de marcas de sabão em pó, areia grossa e tudo mais a ser usado em casa ou em uma obra.

Com o avanço do formato sonoro chegando até o podcast, o mesmo tipo de progresso pôde ser enxergado por parte de quem busca anunciar algo, usando desse modelo para conquistar um maior interesse do público sobre seus produtos, serviços ou a marca em si.

Os benefícios comerciais de um podcast

Da mesma forma em que uma companhia pode ter encontrado valor no YouTube usando vídeos para criar uma melhor relação com possíveis clientes através de forma diferenciada de anunciar suas mercadorias, o mesmo pode vir a acontecer com o uso dos podcasts.

Obviamente, para que tal tipo de desempenho venha a ser conquistado é importante para uma empresa oferecer a melhor variedade de podcasts, sendo possível para uma empresa de decoração fazer um programa sobre revestimento cimento queimado, por exemplo.

A partir do momento em que uma companhia passa a fazer uma boa oferta de conteúdos nesse sentido, é possível ter acesso a uma grande série de benefícios no mercado, o que inclui:

  • Destacar-se entre seus concorrentes;
  • Maior conexão com o público;
  • Chance de atrair novos clientes;
  • Experiência diferenciada à sua audiência.

Todos esses são pontos que podem fazer com que uma empresa cresça em importância, tudo isso através da relação a ser conquistada com o seu público, passando então pela oferta de algo que converse com interesse da audiência atual, como é com os podcasts.

Agora, para que tal tipo de performance venha a ser conquistada por uma empresa é necessário que ela não só conheça sobre podcast, mas saiba também como oferecer um de grande qualidade ao seu público.

Como oferecer um podcast comercial relevante?

O marketing digital trata-se de uma estratégia de mercado voltada a adoção das melhores práticas para alcançar seus resultados, nesse caso com um interesse especial para as oportunidades disponíveis dentro do cenário virtual, aumentando o valor de uma marca.

Para que esse objetivo seja alcançado, é válido olhar também para os formatos que mais vêm sendo consumidos dentro do ambiente virtual, o que pode incluir a criação de anúncios em vídeo para destacar uma oferta de cantoneiras de ferro ou de qualquer outro item.

Como o podcast é um formato que se encontra em alta atualmente, seja ao abordarem casos criminais, com os chamados true crime, ou através de programas de entrevista e conversas, usar desse formato como uma estratégia comercial é algo que se destaca.

Contudo, para que o público de fato tenha interesse em um podcast, ainda mais um específico, que conte com um razão comercial por trás da sua existência, é importante que a produção dele seja a melhor possível, o que passa por pontos como:

Escolha de formato

Como já foi dito antes, muitos são os formatos que podem ser encontrados quando pesquisamos por um podcast para ouvir, sendo importante escolher pelo o que mais seja de interesse do seu público, como um modelo de palete pbr para um armazém, por exemplo.

Em relação aos modelos disponíveis de podcasts, os mais conhecidos hoje são:

  • Entrevistas;
  • Programas informativos;
  • Programas de conversa;
  • Programas de ficção;
  • Programa de humor.

Dentre de todas essas opções, uma marca deve escolher o que for mais positivo para seus objetivos de mercado, como anunciar um produto no fim do programa ou então por criar todo um conteúdo em cima daquilo que tal marca busca destacar no mercado.

Definição de público

A escolha pelo melhor formato passa também pelo interesse do público a ser conquistado, sendo importante escolher trabalhar com algo baseado no que chama a atenção da sua audiência, permitindo assim até mesmo uma melhor conexão com ela.

Lançamento constante

Para criar um interesse frequente junto ao seu podcast, é importante que a sua oferta também ocorra de maneira regular, seja em sistema semanal, quinzenal ou até mesmo diário, de acordo com que o for melhor para os seus objetivos.

Ou seja, da mesma forma que o cliente busca por um serviço constante a ser feito por filtro hepa, essa mesma regularidade deve ser garantida por quem trabalha com a oferta desse tipo de programa, com o mesmo valendo para a qualidade das gravações e edições feitas.

Divulgação do podcast

Colocado seu podcast no ar, é essencial agora o trabalho de divulgação dele, usando para isso das redes sociais entre muitos outros canais a serem gerenciados por parte de uma empresa no meio digital.

Para garantir isso é indicado estar atento à descrição dos conteúdos, título do material, entre muitas outras características que ajudem o seu podcast a se destacar na internet, podendo ele ser útil para falar de um mini porta pallet ou qualquer outro produto e serviço.

Caso você ainda tenha dúvida sobre trabalhar ou não com um podcast, saiba que grandes companhias, como Spotify, Globo e o próprio Google vêm investindo cada vez mais no formato, identificando assim o interesse do público nesse formato em particular.

Diante dessa realidade, a melhor saída é então trabalhar com o seu podcast, para se destacar junto a todos os conteúdos que podem ser vistos sendo compartilhados nas redes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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