O avanço tecnológico vem se mostrando cada vez maior na sociedade, com isso trazendo impactos diretamente ao mercado, fazendo com que as empresas passem a adotar novas oportunidades para se conectarem ao público, como o uso da inteligência artificial.
Esse é apenas um dos tópicos que vem se destacando nos últimos anos, tratando-se de uma ferramenta cuja utilização oferece um grande número de oportunidades, o que explica o nível de atenção que o mercado como um todo vem dando a essa tecnologia.
Se isso se mostra possível é também por causa dos avanços que podem ser observados em relação às aplicações dessas ferramentas, deixando de ser um conceito saído dos contos de ficção científica para se tornar uma ideia a ser aplicada no mundo real.
O mesmo pode ser dito sobre muitos outros tipos de tecnologias, como é o caso da internet em si, tratando-se de uma conexão digital que permite ao usuário pesquisar por porta de enrolar automatica preço diretamente do celular e ser direcionado a diversos resultados.
Diante dessa realidade é importante que o mercado esteja atento ao uso de tais plataformas e tecnologias, já que ao serem bem aplicadas a um negócio é possível ampliar os seus resultados comerciais, tudo isso ao se aproximar melhor dos seus clientes em potencial.
Ficar desatualizado nesse sentido é algo que pode até mesmo afetar a performance de um negócio, já que seus concorrentes podem estar atentos às novas oportunidades disponíveis no mercado, adaptando então o seu empreendimento para crescer com essas ferramentas.
O que mais mudou nos últimos anos é a forma com que esse nível de avanço vem se tornado cada vez maior, sendo importante para quem trabalha com a oferta de portaria 24 horas atualizar não apenas o seu serviço, como sua forma de divulgação e comunicação.
Frente a isso é que se mostra tão importante conhecer quais são as melhores soluções que podem surgir no mercado para o seu negócio, permitindo até mesmo com que tal empreendimento consiga estabelecer uma melhor relação com o seu público.
Uma das tecnologias a se ver com atenção nesse sentido é a IAs, tratando-se de sistemas que podem trazer resultados cada vez mais rápidos para as empresas que passam trabalham com o auxílio desses programas em seu negócio, ainda mais junto ao marketing.
O papel da inteligência artificial no marketing
As inteligências artificiais, conhecidas também como IAs, se tratam de sistemas digitais que podem tomar uma série de decisões além de muitas outras ações, tudo automaticamente, dependendo apenas da configuração e das informações coletadas por tais sistemas.
Com a ajuda dessa tecnologia é possível então otimizar os resultados de um negócio, oferecendo um serviço muito mais frágil ao seu público, substituindo o trabalho humano pela praticidade e avanço que tais sistemas podem oferecer ao mercado como um todo.
As aplicações desse tipo de tecnologia podem ser vistas até mesmo enquanto um usuário navega por um site, falando com um sistema automatizado de perguntas e respostas que pode ser bastante útil para retirar qualquer tipo de dúvida que alguém possa ter.
É inclusive a partir do uso desses sistemas que um possível cliente pode pesquisar sobre o serviço de instalação de grama sintética dentro do site da empresa responsável por tal ofício, em alguns casos sendo possível fazer negócios de modo completamente digital.
O uso da inteligência artificial pode ser maior em relação ao exemplo citado a partir de uma aplicação capaz até mesmo de simular o atendimento oferecido por um atendente humano, tudo isso graças à capacidade de evolução de tais sistemas, adaptando sua comunicação.
Para que isso seja possível basta fornecer dados diversos à uma inteligência artificial, fazendo assim com que ela aprenda na medida em que aumenta o seu contato com certas informações, a ponto então de oferecer um tratamento personalizado ao usuário.
Em relação ao marketing esse tipo de possibilidade é de grande valor, pois permite, por exemplo, a uma fabrica de luminarias a não só melhorar sua produção, de acordo com o nível de demanda, como também se comunicar melhor com seus possíveis clientes.
Ao trabalhar então ao lado das inteligências artificiais é possível então para uma empresa otimizar o seu serviço de marketing, com isso levando a uma série de benefícios para um empreendimento, o que inclui:
- Mensuração mais exata de resultados;
- Melhor tomada de decisões;
- Conhecer profundamente o seu público;
- Otimizar sua oferta de serviços;
- Reduzir alguns custos operacionais.
Tudo isso pode ser de grande valor para um empreendimento ainda mais diante da alta concorrência que podemos encontrar hoje no meio digital, principalmente em relação ao uso de plataformas digitais, trazendo assim maiores resultados para uma companhia.
Para que tais vantagens realmente possam ser alcançadas por parte de um negócio, seja em relação a perfuração de estacas ou até mesmo a gestão de uma loja online de roupas, é importante que o uso desses sistemas inteligentes seja aplicado da melhor forma.
Aplicando inteligências artificiais ao seu negócio
O bom desempenho de um empreendimento está muito associado a forma com que esse negócio consegue se conectar ao seu público, sendo inclusive essa uma das funções do marketing em busca de encontrar estratégias que melhorem a imagem de um negócio.
Muitas das aplicações nesse sentido podem estar associadas ao uso das novas tecnologias, o que acaba sendo o caso das inteligências artificiais, com a aplicação desse conceito ao seu negócio podendo melhorar o seu desempenho de forma geral.
Para que tais resultados positivos venham a ser alcançados por quem busca anunciar nas redes por forno de ferro fundido ou qualquer outro tipo de equipamento ou material, as seguintes ações devem ser tomadas em relação ao uso de uma IA em seu negócio.
Conteúdos baseado em dados
O marketing de conteúdo permite a uma empresa criar uma conexão com possíveis clientes através de produções específicas a serem compartilhadas na internet, em muitos casos sequer fazendo um anúncio direto sobre os seus produtos ou serviços.
Para que uma boa performance seja conquistada nesse sentido é importante que os seus conteúdos sejam os mais ricos o possível, criado justamente em cima do perfil do seu público. O uso de uma IA pode ser bastante útil, permitindo estudar tal audiência.
A partir dos dados coletados e analisados por parte dessa tecnologia se torna possível a criação de um conteúdo melhor personalizado ou até mesmo segmentado, chegando assim a atenção de quem realmente se interesse por resgate em altura ou qualquer assunto.
Segmentação de público
Além da criação de um conteúdo melhor direcionado, às IAs podem ser úteis também durante a distribuição de tais produções, tudo de acordo com a segmentação que pode ser feita em cima dos usuários que podem ser encontrados dentro da internet.
Lembrando que quanto mais avançado for o sistema de uma inteligência artificial, melhor pode ser o trabalho de direcionamento por ela realizado, permitindo que uma empresa se conecte melhor com um público de maior interesse comercial para ela.
Serviço de automação
Outra possibilidade trazida pelas IAs é a forma em que uma companhia pode agora se manter em contato com o seu público 24 horas por dia, tudo isso através de sistemas que funcionam de forma automatizada, sem a necessidade de um atendente humano.
A partir disso um site de vendas pode não só funcionar sempre, como um atendimento diferenciado também pode ser disponibilizado nessas plataformas, conseguindo fazer uma simulação de preço sobre um nível de encomenda de caibro de madeira, por exemplo.
Oferta de assistentes digitais
Nesse caso estamos falando de uma das aplicações mais populares quando falamos sobre os serviços de uma inteligência artificial, tratando-se de um sistema que permite ao usuário se relacionar com um programa que pode ser útil de diversas maneiras em sua vida.
É importante para uma empresa reconhecer o valor comercial dessas ferramentas, sendo válido desenvolver um sistema seu para conhecer melhor o padrão de comportamento do seu público, permitindo a criação de uma melhor oferta de serviços.
Essas são apenas algumas das aplicações que já são possíveis por parte das inteligências artificiais no mercado, fazendo então com que esse conceito já possa ser visto aplicado em companhias diversas, como é o caso do Google, Microsoft e Amazon.
Em relação ao mercado nacional podemos destacar até mesmo empresas de comunicação, como a OI, que oferecem um modelo de atendimento baseado em uma inteligência artificial, por meio da assistente virtual conhecida como Joice.
Esse mesmo tipo de cenário acima pode ser visto aplicado aos mais variados tipos de empreendimentos, com o mesmo podendo acontecer com o seu negócio, bastando apenas estar atento às possibilidades comerciais que esse tipo de ferramenta é capaz de trazer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.