O sucesso musical não depende apenas pelo talento dos músicos e artistas, ele vai muito além do que simplesmente ter um rostinho bonito
Ninguém que ingressa na música faz sucesso apenas por si só, é necessária muita estratégia de marketing para alavancar a carreira de quem sonha com o ‘mainstream’.
E como trabalhar a estratégia de marketing na música?
Para a jornalista e especialista em marketing, Juliana Toledo, o caminho que o artista deve seguir é o conhecimento.
“Primeiro de tudo, você tem que ter consciência que vai precisar gastar dinheiro para investir na sua carreira. Sua música é seu produto. Olhe para ele, como se fosse uma empresa.”
Juliana também ressalta a importância de fazer um bom planejamento.
“O planejamento de marketing e mídia deve estar alinhado junto com suas redes sociais. Postar conteúdos diários, trabalhar a sua música de trabalho em plataformas de streaming e investir em mídia paga, é o primeiro passo para alavancar sua carreira.”
A jornalista enfatiza que num segundo plano, a estratégia envolve o marketing offline, como rádio e TV.
“Com dinheiro e pessoas certas, a sua carreira deslancha. Todo mundo acha que para tocar no rádio é só mandar seu material, mas não é bem assim que funciona.
O produtor vai mandar seu material para rádio, e se você quiser tocar, tem que pagar.
A rádio até pode incluir a sua música no meio da programação, mas sem o investimento, não toca o suficiente para ser captada pela Crowley, a empresa que mede os dados de monitoração eletrônica no rádio.
Já na TV, o investimento para aparecer em um programa é muito maior. Tem que ter planejamento financeiro e pessoas dispostas a fazerem a sua carreira acontecer.”

A jornalista, que sonhava em ser repórter de rádio, caiu de paraquedas no marketing, tentou fugir para a gastronomia, mas o amor pelo marketing falou muito mais alto.
Juliana Toledo começou sua carreira na comunicação aos 15 anos de idade, entrando no técnico de publicidade e aos 18 arranjou seu primeiro emprego, onde cuidava sozinha do setor de comunicação de uma média empresa.
Cursou jornalismo e trabalhou como repórter de rádio, também atuou como analista de marketing de diversas empresas do Vale do Paraíba, mas como não tinha se firmado no jornalismo, decidiu desbravar novos mares. Caiu de cabeça na gastronomia e nesse período acabou retornando ao jornalismo.
Depois de um tempo, se mudou de São José dos Campos para Mogi Mirim, onde atuou no setor de marketing de uma franquia de rádio, que acabou conhecendo o mundo do marketing musical e se apaixonando por ele.
Retornou à São José dos Campos uns anos depois e mesclou seu conhecimento adquirido como jornalista e marketeira trabalhando como redatora online e offline para agências de publicidade.
Hoje atua como sócia diretora do Grupo Controlinx, uma holding de tecnologia, que conta atualmente com três empresas (Gestão e suporte de TI, Agência de Marketing e Assessoria de Imprensa) que possui junto de seu marido.