Consultor destaca atitudes práticas e mudanças de mentalidade que aumentam as chances de aprovação
Em um mercado cada vez mais competitivo, a entrevista de emprego pode ser decisiva. Para o especialista em gestão de pessoas e sócio da Ação Consultoria, Henrique Gomes, mais do que preparo técnico, o que diferencia um bom candidato é a combinação entre inteligência emocional e uma mudança de mentalidade.
“A entrevista não é uma prova para passar ou ser reprovado. É uma troca. Você busca uma vaga, e o recrutador, o profissional certo. Entender isso reduz a ansiedade e fortalece o candidato emocionalmente”, afirma Henrique.
Ele também alerta para o modo como muitos encaram o entrevistador — quase como um juiz. “O recrutador não está ali para julgar, mas para encontrar o perfil mais coerente com cultura desejada para a organização e para isso, realiza uma série de perguntas. Inclusive, o candidato também pode e deve perguntar, o que torna o processo mais transparente e fortalece o aprendizado.”
7 atitudes práticas para se destacar
- Pesquise sobre a empresa
Conheça a missão, os valores, a cultura e a liderança. Demonstre esse conhecimento durante a conversa.
- Atualize-se constantemente
Esteja por dentro da economia, política e tendências do seu setor. Isso demonstra visão crítica, interesse e aprendizagem contínua.
- Adapte sua apresentação pessoal
Vista-se com bom senso, respeitando o estilo da empresa. Lembre-se que sua postura também comunica.
- Seja natural e atento
Autenticidade gera conexão. Respire, observe e esteja presente.
- Use o método CAR (Contexto, Ação, Resultado)
Responda as perguntas, apresentando o contexto, suas ações e os resultados obtidos. Essa estrutura ajuda a apresentar experiências de forma clara e objetiva.
- Revise suas redes sociais
O comportamento digital conta. Cuide da sua imagem online.
- Treine com antecedência
Pense a respeito das respostas para perguntas frequentes com antecedência. Isso traz mais clareza e confiança.
Cada entrevista é uma oportunidade
“Mais importante do que decorar respostas é refletir sobre sua trajetória, entender o que você tem a oferecer e se comunicar com verdade. Aproveite cada entrevista para aprender e crescer”, diz Henrique. E o especialista finaliza dizendo que com preparo, autenticidade e desenvolvimento contínuo, o sucesso deixa de ser uma questão de sorte e passa a ser consequência.
Sobre Henrique Gomes Neto
Sócio da Ação Consultoria, atua como consultor há 15 anos, com foco no Desenvolvimento da Cultura Organizacional, Gestão de Pessoas, Programas de Formação de Liderança e Vendas, em empresas nacionais e multinacionais do agronegócio, varejo, saúde, telecomunicações, seguros, industrial, hotelaria etc.
Certificado em Comunicação Persuasiva – MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUC. Pós-graduação em Ciências Humanas na PUC.