Como saber se estou numa briga para ganhar ou perder?

4 min. leitura

Você é daquelas pessoas que numa discussão ou briga tem sempre razão ou busca harmonizar as coisas?

Será que está mesmo com a razão?

Será que ao discutir você está tentando encobrir algo inconsciente, que está negando para você mesmo, e está incomodado e desconfortável sem nem entender o que se passa?

Será que quando você discute com alguém acreditando que está com a razão, você pode estar racionalizando? Ou será que essa briga talvez nem tivesse a ver com a pessoa em questão, quando estaria fazendo uma espécie de deslocamento para quem não tem nada a ver com o pato?

Nesse caso, deslocamento e racionalização podem se unir como forma de negar uma realidade que é o que geralmente ocorre quando há um conflito entre duas (ou mais) pessoas. Cada qual, como se diz, quer puxar a brasa para sua sardinha.

Foto: Divulgação

A racionalização é um processo mental no qual o indivíduo busca tornar aceitável e racional uma determinada ação, ideia, sentimento, que tem a finalidade de proteção da psique e a supressão do conteúdo considerado perigoso. É um dos Mecanismos de Defesa, exemplificados por Ana Freud, no livro O ego e os mecanismos de defesa (1936), aos quais o indivíduo recorre para defender-se de perigos reais ou fictícios, para proteger a integridade do ego na luta contra ideias ou afetos dolorosos ou insuportáveis.

Já o mecanismo de deslocamento, como defesa, diz respeito a troca de ações de um alvo desejado para um substituto quando há alguma razão em que o primeiro não seja acessível ou não esteja disponível, ou seja, envolve simplesmente a mudança do alvo, pessoa ou assunto, dessa ação, que pode ter consequências desastrosas ou inusitadas, como quando ocorre uma briga entre um casal, ou quando se beija alguém que nem se conhece porque se está alegre. Sempre que possível o segundo alvo será semelhante ao original de alguma forma, acontecendo, na maioria das vezes, de modo inconsciente (diga-se de passagem: meio automaticamente) e como forma de liberação de energia.

Foto: Divulgação

Para a Psicanálise, “defesas” são estratégias e técnicas das quais o ego se utiliza a fim de administrar os impulsos mais primitivos da mente (-id), negociar com as restrições do superego (nossos valores morais e regras internalizadas) e se adaptar à realidade, às contrariedades inerentes à vida psíquica do indivíduo.

Você pode não saber, mas embora seja uma estratégia, é um processo inconsciente que permite à mente encontrar uma solução para conflitos não resolvidos ao nível da consciência.

Desse modo, quando você iniciar uma briga,  depois de ler este artigo,  pare e pense se você pode estar RACIONALIZANDO, como um modo de explicar algo de modo coerente cujos motivos “verdadeiros” possam não ser aqueles, ou DESLOCANDO, transferindo para alguém o que não lhe pertence.

Bora tentar se observar mais?

Beeeiju no coração e na alma.


Janice Mansur é escritora, poeta premiada, professora, revisora de tradução e criadora de conteúdo.

Visite a autora também no site do Jornal Notícias em Português (Londres) e na Academia Niteroiense de Letras.
Canal do Youtube: BETTER & Happier
Instagram: @janice_mansur

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso