Como posicionar uma página Web nos Buscadores

Redação
10 min. leitura

Nossos clientes nos fazem continuamente 2 perguntas específicas:

1. Quero aparecer primeiro no Google e ser facilmente localizado na Internet? Como eu faço?

2. Como faço para que meu site apareça entre as primeiras posições em outros buscadores?

Essas perguntas nos motivaram a escrever este artigo.

Vamos

começar… Todo dono de site deve ter sua página posicionada no Google. Esperemos que na primeira página de resultados e com posicionamento orgânico (sem pagar o motor de busca). ESTE DEVE SER O OBJETIVO. O que não aparece no Google não existe, é simples assim. Além do Google, existem motores de busca famosos como Yahoo!, Altavista, também centenas e milhares de motores de busca de índice, motores de busca temáticos, etc. Mas hoje o objetivo de todo dono de site deve ser o Google primeiro, depois o famoso diretório DMOZ e finalmente o resto porque muitas aranhas se alimentam deles.

Como iniciar esta tarefa?

1. Aloque um orçamento para a Consultoria de SEO no site.

2. Faça um multicadastro nos buscadores para registrá-lo nos principais buscadores

3. Se houver orçamento, invista em SEM

Cada um deles será explicado a seguir.

O que é SEO?

Vem da sigla. Otimização para motores de busca. (Otimização para Motores de Busca) SEO

consiste em pegar o design do seu site e aplicar nele múltiplas técnicas de programação, bem como códigos que os motores de busca possam ler e compreender rapidamente para conseguir que os motores de busca possam extrair a informação. Em outras palavras, é ajustar todo o conteúdo em um formato adequado para os mecanismos de busca, pois hoje nascem centenas de sites, mas apenas uma pequena porcentagem deles gera tráfego e novos negócios. SEO_ bviamente, deve ser executado por alguém que conheça o assunto e tenha conhecimento de como funcionam os principais mecanismos de busca. Normalmente quem faz SEO não faz design e quem faz design não faz SEO porque são 2 temas totalmente diferentes, embora existam pouquíssimas exceções.

Aspectos que afetam o SEO.

Como dissemos antes, partimos do fato de que seu provedor de hospedagem permite que os mecanismos de pesquisa vasculhem o site. Os principais fatores negativos em SEO são:

Um projeto ruim.

Fazendo uma analogia com o corpo humano, o Espírito dá vida ao Corpo. Da mesma forma, na Internet, o SEO dá vida a um site, é como o espírito do site. Você pode ter o super design ou a super página desenhada pelo designer gráfico mais experiente para a Web, mas se o seu site não tiver SEO, você apenas tem algo bonito pendurado na Internet e não um meio de gerar tráfego para ser usado o negócio.

Seleção errada de localização geográfica e má segmentação de mercado.

Embora uma página da Web seja visível em qualquer lugar do mundo, muitos produtos são difíceis de desenvolver internacionalmente. Ex.: Para um dentista que a partir de agora se chamará JUAN, com um pequeno consultório localizado em São Paulo, ele provavelmente não está interessado em ser contatado por pacientes que moram na Europa e em alguns casos nem mesmo um paciente que mora no Amazonas. É mais ou menos a ideia, a questão é desenvolver a estratégia dos seus produtos e serviços, fortalecendo-a na sua localização geográfica através destas técnicas. Quando há segmentação, a qualidade do visitante aumenta e obviamente se refletirá em novas oportunidades de negócios. Se o produto tem abrangência internacional, também é necessário segmentar.

Conheça esse serviço de link building.

Má seleção de palavras-chave e frases.

Voltando ao caso de JUAN. Você provavelmente ganhará mais negócios com a FRASE-CHAVE “Dentistas em São Paulo”, do que com a PALAVRA-CHAVE “Odontologia”. Agora, não é apenas selecionar as palavras-chave, o pessoal de SEO deve sugerir palavras-chave com base nas estatísticas mundiais das palavras-chave mais pesquisadas e usá-las se for para gerar tráfego. Se se trata de gerar segmentação, uma FRASE-CHAVE pode ser mais eficaz do que uma PALAVRA-CHAVE, mas sempre tendo em mente na FRASE-CHAVE incluir a PALAVRA-CHAVE com alta classificação de pesquisa de acordo com as estatísticas.

Não gere conteúdo.

Sejamos realistas. Quando você se conecta à Internet você busca informações e nossa recomendação é que você gere conteúdo. Imagine por um momento que JUAN escreve um bom artigo sobre “Doenças Dentárias”, os pacientes que têm esse problema vão pousar diretamente nele e esse dentista desconhecido ganhará credibilidade e chances muito altas de ser contatado quando o paciente pesquisar sua doença na Internet . Este mesmo cenário pode ser usado para qualquer produto que você ofereça, para que os internautas saibam que você conhece sobre o assunto. Agora, esses conteúdos devem atender a uma série de diretrizes.

– O conteúdo deve ser relevante para o propósito do seu site. Ex: Se o seu site fala sobre Odontologia, você não deve posicionar a palavra Software pois é um dos mais consultados com um ranking de 1.200.000.000 de buscas na Internet. Isso é o que se chama falta de relevância e o algoritmo do Google detecta esse tipo de engano em segundos.

– Devem ser conteúdo de qualidade já que alguns motores de busca como o Yahoo são pessoas que avaliam a qualidade do conteúdo e se você tem conteúdo de baixa qualidade não deve esperar que um revisor lhe dê uma boa classificação.

Portanto, colocar um site na Internet é apenas o começo do trabalho que deve ser desenvolvido. Concluir o SEO é o que dará vida ao seu site e recomendamos que você não assuma que seu designer tenha isso em mente, embora alguns o façam. SEO é uma tarefa longa e complexa , requer muito teste, rastreamento, monitoramento e pesquisa cuidadosa para colocar os códigos. Esta tarefa, sem dúvida, vai custar-lhe, mesmo em alguns casos, muito mais do que o design da Web, mas é um retorno garantido que a Internet, sem dúvida, retornará para você.

2. O QUE É O MULTI-REGISTRO PARA MOTORES DE PESQUISA?

O registro múltiplo é feito por meio de ferramentas automatizadas que registram uma página em centenas de mecanismos de pesquisa rapidamente e economizando o tempo que se gasta indo de mecanismo de busca a mecanismo de busca. No seu caso, da mesma forma, se o seu provedor de Hosting também lhe oferece este serviço, primeiro faça o SEO e depois de fazê-lo, faça o multi-registro para não perder trabalho. Lembre -se que SEO é colocar códigos, monitorar e otimizar e multi-registro é cadastrar a página com essas ferramentas e facilitar para os buscadores localizá-la. Portanto, a ordem correta é sempre fazer o SEO primeiro.

Outro ponto importante que é preciso ao fazer SEO é conseguir backlinks. Existem serviços na internet onde você pode comprar backlinks brasileiros.

O que é SEM?

SEM’ significa ‘Search Engine Marketing’ .

Na internet existem 2 formas de aparecer nos motores de busca.

A. Com posicionamento orgânico (sem pagar o buscador)

B. Fazendo SEM (Pagando o buscador)

O SEM trata de tudo relacionado à promoção e divulgação através de links patrocinados ou através de Redes de Marketing.

Uma posição na Internet não pode ser garantida, especialmente quando você tem produtos muito competitivos, mas você pode comprá-lo, e é quando o SEM é uma boa solução. A melhor coisa sobre SEM é que você classifica por palavras-chave e pode monitorar quanto deseja gastar por clique e é um processo simples e intuitivo com alguns passos curtos. O atenuante é que você paga o mecanismo de busca para aparecer e quem mais investe em SEM são os que lideram. Agora esse aspecto não deve ser uma questão preocupante se você realizou uma boa segmentação e um bom SEO , pois a publicidade que você faz com SEM pode ser muito mais barata para a mesma segmentação. Ex: Seria uma loucura o meu amigo JUAN fazer SEM sem excluir a América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Produtos como o Ads permitem que você exclua localizações geográficas de forma simples e foque sua Campanha apenas na sua área geográfica ou inclua outras se aplicável no seu caso.

Aproveite e leia: O que é link building?

Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso