Como o empréstimo do FGTS é descontado?

5 min. leitura

Você tem direito ao FGTS e está com dificuldades de obter crédito? Veja como esse direito trabalhista pode te ajudar

Muitas pessoas buscam empregos com carteira assinada e, com isso, a garantia de direitos trabalhistas como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O que muitos não sabem é que existe a possibilidade de utilizar o FGTS como garantia para empréstimo.

Esse crédito possibilita que o trabalhador antecipe os valores que ele, anualmente, receberia pelo saque-aniversário, momento em que a modalidade é habilitada. Assim, as parcelas desse saque, que seriam depositadas no mês de aniversário, são utilizadas para o pagamento do crédito anualmente, o que não compromete a renda do contratante. Veja a seguir com detalhes como funciona o empréstimo FGTS.

Como funciona

Para pagar com o empréstimo FGTS, o trabalhador não se preocupa com transferências ou boletos, já que as parcelas são descontadas automaticamente do seu saldo do FGTS no mês de seu saque-aniversário.

Para contratar esse empréstimo, é necessário ter saldo disponível no FGTS, seja das contas ativas, seja das inativas. Contudo, o trabalhador que quiser solicitar esse crédito deve optar pela modalidade de saque-aniversário no aplicativo do FGTS e desabilitar o saque-rescisão.

Esse empréstimo é pago com as parcelas anuais do saque-aniversário e, mesmo contratando tal modalidade, quem é demitido sem justa causa ainda tem direito a receber a multa rescisória de 40%, a qual deve ser paga pela empresa contratante. Porém, esse trabalhador não poderá sacar o valor do FGTS enquanto o seu saque-aniversário estiver habilitado.

Vantagens e desvantagens

Uma das principais vantagens de obter esse crédito utilizando o FGTS como garantia é acessar uma determinada quantidade de dinheiro extra sem precisar comprovar renda e o melhor, de forma rápida após a aprovação. Essa quantia pode ser utilizada de forma livre por quem o obtém e demora, em média, até um dia útil para cair na sua conta. 

Outras vantagens são: esse tipo de empréstimo apresenta uma das menores taxas de juros do mercado de crédito (normalmente abaixo de 2% ao mês), não compromete a renda mensal de quem o contrata, existe a possibilidade de antecipar um valor que você levaria anos para receber e essa antecipação não atrapalha se quem o requerer quiser fazer outros empréstimos. 

Por outro lado, no que se refere a desvantagens, o aspecto crítico é que o trabalhador não recebe as parcelas anuais referentes ao que antecipou. Também é preciso ter cuidado sobre o período de antecipação: quanto maior ele for, maior será o desconto no valor do saque. 

Por exemplo, se o seu aniversário é em dezembro e você pediu a antecipação em janeiro (ou seja, 12 meses antes do seu aniversário), se a taxa de juros for de 2% ao mês (sem incluir impostos e taxas), a taxa total de juros desse crédito ficará entre 22% e 24%. 

Por isso, antes de solicitar um empréstimo FGTS, é recomendado fazer uma simulação de crédito com uma instituição financeira confiável e autorizada a fazer esse tipo de serviço, pois tal modelo de análise te permite verificar com detalhes quais serão as taxas pagas e quais as vantagens e desvantagens de solicitar esse empréstimo no momento em que você deseja.

Critérios

Para solicitar esse o empréstimo do FGTS, é necessário atender a alguns critérios: como ter mais de 18 anos ou ser emancipado e ter um valor mínimo de saldo na conta para a contratação.

Outros critérios que obrigatoriamente devem ser atendidos são: aderir à modalidade do saque-aniversário pelo aplicativo do FGTS, ter saldo em contas ativas ou inativas do FGTS e apresentar o RG ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Deixe um comentário
Cadernos
Institucional
Colunistas
andrea ladislau
Saúde Mental
Avatar photo
Exposição de Arte
Avatar photo
A Linguagem dos Afetos
Avatar photo
WorldEd School
Avatar photo
Sensações e Percepções
Marcelo Calone
The Boss of Boss
Avatar photo
Acidente de Trabalho
Marcos Calmon
Psicologia
Avatar photo
Prosa & Verso